• Quem somos
  • Escola Astroletiva
  • Contato

Constelar

Um olhar brasileiro em Astrologia

  • Astrologia Aplicada
    • Cinema e TV
    • Comportamento
    • Esporte
    • Literatura e Arte
    • Personalidades
    • Saúde
  • Comunidade
    • Astrólogos
    • Memória
    • Multimídia
    • Profissão
    • Livros
  • Técnica
    • Bases
    • Novas Propostas
    • Símbolo e Mito
    • Teoria
    • Tradicional
  • Colunas
    • O Céu e Você
    • Agenda
    • Fernando
  • Astrologia Mundial
    • Brasil
    • História e Cultura
    • Mapas nacionais
    • Previsões
    • Presságios
Você está em: Home / Astrologia Aplicada / Personalidades / Lula, libriano? Testando o mapa em quatro eleições

Lula, libriano? Testando o mapa em quatro eleições

06/04/2018 por Raul Varella Martinez

Para defender a hipótese de que Lula nasceu em 6 de outubro, e não em 27 de outubro de 1945, Raul V. Martinez compara a carta retificada com os mapas das eleições de 1989 e 1994, além de fazer diversas verificações adicionais.
Este artigo é a continuação natural de Lula, da infância à luta sindical: um Sol libriano?, do mesmo autor. O estudo foi publicado originalmente em Constelar em novembro de 2006. Ao contrário da maioria dos astrólogos que atribui a Lula um mapa com Sol em Escorpião, Raul V. Martinez sempre defendeu que a data correta era a de 6 de outubro de 1945, que consta do registro de nascimento. Cabe lembrar que o próprio Lula e sua família informaram, ao longo dos anos, dados contraditórios, o que autoriza diversas especulações. Uma análise detalhada das outras cartas possíveis está no artigo Os treze Ascendentes de Lula: polêmica sem fim.

A imagem abaixo é a da carta especulativa de nascimento de Luis Inacio Lula da Silva, considerando a data de nascimento constante no registro oficial e o horário retificado pelo autor, com base em diversas técnicas.

Lula (carta especulativa) - 06.10.1945, 6h29 - Caetés, PE

Fig.01 – Lula (carta especulativa) – 06.10.1945, 6h29 – Caetés, PE – 08°46’23″S, 036°37’21″W

Quatro vezes candidato a presidente

Eleição Presidencial – Em 15 de novembro de 1989 vai para o segundo turno das eleições presidenciais, sendo depois derrotado por Fernando Collor de Mello. Lula estava com 44 anos, um mês e nove dias de idade. Isso corresponde ao arco de direção de 44°06′. O importante Vênus, planeta da casa XI (projetos), dirigido, vai para 28°23′ de Libra, em quadratura com o Meio-Céu. O Meio-Céu dirigido fica em semi-sextil com o Sol. O Sol dirigido fica em trígono com o Meio-Céu. Plutão dirigido ainda estava em sextil com Saturno.

Lula - segundo lugar no primeiro turno 1989

Fig.02-B – Lula fica em segundo lugar no primeiro turno e se credencia ao segundo turno da eleição de 1989 – Direções simbólicas de 15.11.1989 sobre carta básica de Lula.

Quando começou o processo de votação, às 8 horas (HV) do dia 15 de novembro de 1989, o Sol, transitava a 23°01′ de Escorpião, em trígono com Saturno do mapa de Lula, planeta do Meio-Céu, regente da casa III. A Lua, a 23°26′ de Gêmeos, estava em sextil com Saturno de Lula. Mercúrio, a 25°44′ de Escorpião, também estava em trígono com este Saturno. Vênus, a 9°54′ de Capricórnio, estava em quadratura com Júpiter, regente da casa II (ganho, ou ganhar as eleições). Marte, a 7°31′ de Escorpião, estava em conjunção com a Parte da Fortuna. Júpiter, retrógrado, a 10°22′ de Câncer, na casa IX do mapa de Lula, caminhava para a quadratura com sua posição natal. Saturno a 10°32′ e Netuno a 10°25′ de Capricórnio se opunham a Júpiter em trânsito. Urano, a 3°06′, na cúspide da casa III, estava em conjunção com o Nodo Lunar Descendente. Finalmente, Plutão, a 15°26′ de Escorpião, estava em trígono com Marte, na casa IX, regente da casa VI da Fig.01.

1° debate, do segundo turno – Em 3 de dezembro de 1989, à noite, acontece o 1° debate em rede nacional de TV, do qual Lula é considerado o candidato com melhor desempenho.

Às 22 horas (HV) desse dia, o Sol, dispositor de Plutão, estava a 11°49′ de Sagitário, em trígono com Plutão na casa X de Lula. A Lua, regente do Meio-Céu, estava a 16°20′ de Aquário, em trígono com Urano e com Mercúrio natais. Plutão, a 16°09′ de Escorpião, estava sobre o Mercúrio de Lula, em quadratura com Marte, próximo do trígono com Urano. Mercúrio, a 24°32′ de Sagitário, estava em quincunce com Saturno. Vênus, a 25°49′ de Capricórnio, estava saindo da oposição com Saturno. Júpiter, retrógrado, a 8°48′ de Câncer, estava em quadratura com sua posição na Fig.01. Saturno, a 12°24′ de Capricórnio, estava em quadratura com o Sol de Lula. Urano, a 4°06′ de Capricórnio, estava sobre o Nodo Lunar Descendente. Finalmente, Netuno, a 11°00′ de Capricórnio, estava em quincunce com Plutão.

2° debate, do segundo turno – Em 14 de dezembro de 1989, à noite, acontece o 2° debate pela TV, no qual Lula teve pior desempenho do que Fernando Collor.

Lula - segundo debate 1989

Fig.02-C -Lula vai ao segundo debate contra Collor, em 1989. Trânsitos de 14.12.89, às 22h (HV), Rio de Janeiro, sobre a carta básica de Lula.

Às 22 horas (HV) desse dia, a Lua, dispositora de Saturno na carta natal, estava a 23°52′ de Câncer, sobre Saturno de Lula. Marte, planeta da casa IX, regente da casa VI, transitava a 27°46′ de Escorpião, em trígono com o Meio-Céu. Mercúrio, a 10°53′ de Capricórnio, estava em quincunce com Plutão. Júpiter, retrógrado, a 7°29′ de Câncer, estava em quadratura com Netuno natal. Saturno, Urano, Netuno e Plutão transitavam formando os mesmos aspectos que formavam por ocasião do 1° debate.

Perde no 2º turno – É derrotado nas eleições do dia 17 de dezembro de 1989, 2º turno das eleições presidenciais. Quando começou o processo de votação, às 8 horas (HV) desse dia, Mercúrio, regente da casa XI (projetos), dispositor de Vênus, que na Fig.01 está junto da Lua, regente da casa IX e do Meio-Céu, transitava a 14°14′ de Capricórnio, em trígono com Vênus, em quadratura com a Lua e em oposição com Marte. O Sol, a Lua, Vênus e Marte não formavam aspectos com posições da Fig.01. Os demais planetas continuavam a formar os mesmos aspectos que formavam por ocasião do 2º debate.

Outra eleição – É novamente candidato à Presidência da República. Na eleição de 3 de outubro de 1994 é derrotado, no primeiro turno, por Fernando Henrique Cardoso. Quando começou o processo de votação, às 8 horas desse dia, o Sol estava saindo da conjunção com Júpiter natal. A Lua estava em quadratura com Urano, na casa VIII (perda). Mercúrio, regente da casa VIII, a 4°42′ de Escorpião, estava sobre o Ascendente. Vênus, Júpiter e o Nodo Lunar Ascendente transitavam juntos, em trígono com Marte de Lula, planeta da casa IX, regente da casa VI (trabalhadores) – configuração que permite associações com o PT. Reforçando isso, Marte transitava o Meio-Céu. Saturno, em Peixes, formava quincunce com seu dispositor, Netuno.

Lula perde eleição de 1994

Fig.02-D -Lula perde a eleição de 1994 para Fernando Henrique Cardoso. Trânsitos de 3.10.1994, 8h – Brasília, DF, sobre carta básica de Lula.

Presidente de honra do PT – Em 1995 deixa a presidência do PT e torna-se presidente de honra do partido. Estava com 50 anos de idade. Júpiter, regente da casa II, dirigido, fica a 28°56′ de Escorpião, em trígono com o Meio-Céu de Lula. Vênus, dispositor do agrupamento da casa XII, dirigido, fica no Ascendente. Saturno, planeta do Meio-Céu, dirigido, fica sobre Vênus. O Meio-Céu dirigido fica em quadratura com Urano, na casa VIII. Urano dirigido fica em sextil com Netuno e com Júpiter.

Intenção de voto – No final de maio de 1998, pesquisa do Datafolha indica intenção de voto para eleição presidencial de outubro próxima à de Fernando Henrique Cardoso. No final de maio de 1998 o arco de direção correspondente é de aproximadamente 42°38′. Lua-Mercúrio do mapa de Lula (popularidade), dirigidos, ficam em trígono com o Meio-Céu. Vênus, dirigido, fica em quadratura com o Meio-Céu. O Sol dirigido saía do trígono com Saturno natal. Plutão dirigido fica em sextil com Saturno, no Meio-Céu.

Júpiter, regente da casa II (ganho), transitava em Peixes, em trígono com Saturno natal. Saturno transitava em Áries, em quadratura com o Meio-Céu. Urano, em Aquário, estava em trígono com o Sol de Lula. Plutão, em Sagitário, na casa II, estava em sextil com Netuno, na casa II (engano).

Lula em foto oficialMais uma vez vai para o 2º turno – Em 4 de outubro de 1998 disputa novamente as eleições à sucessão de Fernando Henrique, indo para o 2º turno. Lula estava com 53 anos de idade. Saturno dirigido fica em quadratura com Urano do mapa de Lula, na casa VIII (perdas). Urano dirigido começava a ficar em conjunção com Plutão natal. Plutão dirigido estava em quadratura com a linha dos Nodos Lunares do mapa de Lula (associada aos eclipses, a ‘sombra’). Vênus dirigido estava em conjunção com a Parte da Fortuna. Netuno dirigido estava deixando o trígono que formava com o Meio-Céu.

Quando começou o processo de votação, às 8 horas do dia 4 de outubro de 1998, o Sol, entre Júpiter e o Sol natais, estava em sextil com Plutão. Mercúrio, também em Libra, estava em trígono com Urano do mapa de Lula. Vênus estava em quadratura com a linha dos Nodos Lunares. Marte, em semi-sextil com o Meio-Céu. Urano, em trígono com Júpiter natal. Netuno em oposição ao Meio-Céu, e Plutão em sextil com Netuno do mapa de Lula.

2º turno – Em 25 de outubro de 1998 Fernando Henrique Cardoso vence em 24 das 27 unidades da Federação e em 4.777 (87%) dos 5.513 municípios do país, entre os quais estão 17 capitais. Foram 53,1% dos votos válidos ou 2,075 milhões de votos além do que precisava para ser reeleito ainda no primeiro turno.

Quando começou o processo de votação, às 8 horas (HV) desse dia, transitavam em conjunção o Sol e Vênus, no início de Escorpião, em oposição a Saturno, que estava ingressando em Touro. Urano continuava transitando em trígono com Júpiter do mapa de Lula. Netuno em oposição ao Meio-Céu, e Plutão em sextil com Netuno natal.

Marcha dos 100 Mil – Em agosto de 1999, Lula é um dos líderes da Marcha dos 100 Mil, a maior manifestação política contra o governo de Fernando Henrique Cardoso até aquele momento. Esse movimento fez com que o governo desse maior atenção aos problemas sociais do país. Urano dirigido (sua longitude acrescida de 53°50′) fica sobre Plutão do mapa de Lula, na casa X (a transformação governamental). O Sol, regente da casa X, dirigido, estava em Sagitário, na casa II (ganho), em sextil com Netuno natal, na casa XII – o ganho social.

O Sol e Mercúrio transitavam na casa X. Júpiter transitava em oposição ao Ascendente. Saturno em semi-sextil a Urano natal, e Urano transitava em Aquário, em trígono com a conjunção Lua-Mercúrio e em quincunce com Vênus e com Marte do mapa de Lula.

Carta Básica – Pelas concordâncias observadas, a Fig.01 pode ser considerada uma carta astrológica básica para Luís Inácio Lula da Silva.

Continue lendo: A carta de Lula e a Carta da Independência do Brasil

Curso online: Astrologia Vocacional – Início: 18 de junho. Inscrições abertas.

Astrologia e Trabalho

Explore também:

Bussunda, o humor jupiteriano dos Cassetas

PC Farias, uma vida rocambolesca contada nos trânsitos

Nana Caymmi, a voz de Touro na casa 4

Páginas: 1 2

Arquivado em: Personalidades Marcados com as tags: 2006, Brasil, Lula, perfis, política, retificação, sinastria

Sobre Raul Varella Martinez

Raul Varella Martinez nasceu em 1926, em São Carlos, SP. Formado em Engenharia Civil pela USP em 1951, iniciou suas pesquisas na área astrológica em 1968. Em 1979 auxiliou Juan Alfredo Cesar Muller a ministrar o primeiro Curso de Extensão Universitária de Astrologia Aplicada no Brasil, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Entre 1986 e 1994 ministrou e foi professor responsável por cursos anuais de Extensão Universitária, em Astrologia, no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista. Colaborou continuamente com Constelar desde 1998 até o ano de sua morte. Faleceu em 13 de julho de 2010, aos 84 anos. Veja todos os artigos de Raul Varella Martinez.

Comentários

  1. José A. Baptista diz

    25/05/2019 em 21:48

    Com relação aos “Ascendentes” do Lula fiz a retificação para 06/10/1945 e 27/10/1945, mas optei pela data de 06/10/1945. Já com relação ao Ascendente, optei por Libra á 11 graus e 20 minutos, resultando neste horário de nascimento: 05 horas e 07 minutos.
    Enquanto não aparecer informações sobre a hora exata do nascimento do Lula, para mim valerá às 05h. e 07m. Muitas pessoas dizem que lembro o Lula, portanto, para quem aponta que o Ascendente do Lula é Peixes, pode até estar certo, pois, além de algumas características faciais que alguma pessoas dizem que pareço com o Lula, sou de Peixes duas vezes (Solar e Asc.) e não tenho o dedo mínimo da mão esquerda – igual ao Lula.
    Para retificar a hora e o Ascendente uso o CAL (Código Astral Lunar), código este que desenvolvi á partir de informações contidas no excelente livro sobre retificação da hora, “Astrologia Revelada” (Gráfica e Editora Alvorada), do astrólogo e professor Jeferson T. Alvares.

  2. Teresa diz

    10/04/2018 em 13:45

    Hoje foi publicada a ficha de entrada dele na PF e a data e 06/10/1945.

Escola Astroletiva 2024

Seções

  • Astrologia Mundial
  • Astrólogos
  • Bases
  • Brasil
  • Cinema e TV
  • Colunas
  • Comportamento
  • Esporte
  • Fernando
  • História e Cultura
  • Literatura e Arte
  • Livros
  • Mapas nacionais
  • Memória
  • Multimídia
  • Novas Propostas
  • O Céu e Você
  • Personalidades
  • Presságios
  • Previsões
  • Profissão
  • Saúde
  • Símbolo e Mito
  • Teoria
  • Tradicional
  • Email
  • Facebook
  • Twitter

ACERVO 1998-2013

  • Arquivo por edição
  • Arquivo por autor
  • Índice Temático

Nuvem de Assuntos

1999 2000 2001 2002 2004 2007 2008 2011 2012 América Latina antiguidade Brasil cultura de massa eleições epidemias Estados Unidos Europa Futebol graus simbólicos Grécia guerras história Islamismo Júpiter lunações Marte mitologia Música Netuno perfis Plutão política previsões Psicologia Região Sul religião retificação Rio de Janeiro Saturno São Paulo tragédias trânsitos Urano Vênus Ásia

CONSTELAR, ANO 27

Constelar é um site voltado para a difusão da astrologia de boa qualidade produzida por autores brasileiros e do mundo latino. Em atividade desde 1998, reúne um dos maiores acervos em língua portuguesa. Logomarca: representação pré-histórica das constelações de Virgem-Libra, Pedra do Ingá, PB.

Últimos artigos

  • Bussunda, o humor jupiteriano dos Cassetas
  • Um mago na Lua Cheia em Sagitário
  • Sete pontos sobre Lilith
  • Paquistão e Índia, os gêmeos briguentos
  • Lua Nova de Gêmeos: a irresponsável leveza do cisne

Copyright © 2025 · Constelar, um olhar brasileiro em Astrologia · Editor: Fernando Fernandse · Terra do Juremá Comunicação Ltda.

Copyright © 2025 · Metro Pro Theme em Genesis Framework · WordPress · Login