Grandes acontecimentos costumam ser antecedidos por configurações críticas nos eclipses e lunações. Foi o que ocorreu no caso da tragédia de Petrópolis.
Petrópolis, Saturno e o tributo do temporal
Em três horas choveu em Petrópolis mais do que se esperava para todo o mês. Mas os cento e muitos mortos não são culpa da natureza. Saturno veio cobrar o tributo de décadas de irresponsabilidade.
O Cristo Redentor e sua marca uraniana
A estátua do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, tem Urano no Ascendente envolvido numa quadratura T. Um mapa tão impressionante quanto o próprio monumento, cuja inauguração esconde uma pequena trapaça.
Rio de Janeiro de malandros e rebeldes
O Rio de Janeiro, com Gêmeos no Ascendente e um complicado jogo de recepções mútuas entre Mercúrio, Netuno e Júpiter, tem nas figuras do malandro simpático e da mulher atrevida e rebelde alguns de seus ícones mais representativos.
Rio de Peixes com Ascendente em Gêmeos
Uma comparação entre o significado das casas do mapa de fundação e a realidade carioca confirma: o Rio de Janeiro nasceu mesmo por volta do meio-dia, com Ascendente em Gêmeos e Peixes no Meio do Céu.
O Rio de Janeiro e a viagem de Estácio de Sá
Uma biografia de Mem de Sá descreve em detalhes a viagem de Estácio de Sá para fundar o Rio de Janeiro, em 1565. Por ela vemos que a carta natal do Rio é uma carta retificada.
Os desafios de Eduardo Paes e Bruno Covas
Veja a análise dos mapas de posse de Eduardo Paes e Bruno Covas, calculados para o momento da assinatura do termo de posse na Câmara Municipal, e entenda os desafios dos prefeitos das duas maiores cidades brasileiras.
O Globo e o mito de Urano
O jornal O Globo ocupa na imprensa brasileira um papel compatível com seu mapa de lançamento, onde se destacam o eixo Leão-Aquário, a Lua na casa 10 e a presença dominante de Saturno no Meio do Céu.
Há dez anos: a tragédia da Região Serrana em 2011
Foi a maior catástrofe ambiental do país. O que explica o dilúvio que se abateu sobre Nova Friburgo, Teresópolis e Itaipava em janeiro de 2011? Saturno e Plutão contam parte da história, mas as raízes estão em duas configurações separadas entre si por 38 anos.
Flamengo e Plutão: o ritual coletivo da paixão
O urubu lançado um dia no Maracanã e transformado em símbolo do Flamengo não foi apenas fruto de uma brincadeira, e sim a expressão da profunda intensidade de um ritual de Plutão, que mobiliza multidões numa catarse coletiva.