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EM CIMA DOS FATOS

Buenos Aires: fogo na danceteria

Fernando Fernandes

 

Um incêndio como a Argentina nunca viu mata mais de 185 adolescentes e traz de novo para os noticiários os mesmos ingredientes de outras tragédias semelhantes: fogos de artifício, superlotação, portas de emergência trancadas, Saturno, Marte...

Seis mil pessoas lotavam a danceteria República de Cromagnon no bairro do Once, em Buenos Aires, para comemorar a formatura dos estudantes de diversos colégios. Eram 22h50 do dia 30 de dezembro de 2004 - penúltimo dia do ano - quando alguns adolescentes resolveram acender fogos de artifício dentro do espaço fechado. O resultado foi um incêndio que começou no teto e logo resultou em pânico, correria e o desespero da descoberta de que todas as saídas de emergência estavam trancadas com cadeados. Saldo: entre queimados, asfixiados e pisoteados, pelo menos 185 mortos - na maioria jovens entre 15 e 25 anos, mas também algumas crianças e bebês de colo - e mais de 800 feridos. Foi o maior acidente deste tipo na história da Argentina, e o sexto maior incêndio em local fechado do mundo.

O mapa do início da tragédia é suficientemente revelador para que possamos entender os significadores do evento. Vamos a ele:

Início do incêndio na danceteria República Cromagnon - 30.12.2004, 22h50 (-03:00) - Buenos Aires, Argentina - 34s36, 58w27. Estão destacados os planetas envolvidos na quadratura T.

No momento em que os adolescentes acendem fogos de artifício na danceteria, o Ascendente está no final de Leão, em conjunção com a Lua. Esta, além de ser significadora essencial de massas e ajuntamentos humanos, é também, especificamente nesta carta, significadora acidental de tudo aquilo que está fora do controle consciente, dada sua condição de regente da casa 12.

Nota: Significado essencial é aquele que sempre, em qualquer mapa, está relacionado aos atributos do planeta. Exemplo: a Lua e as emoções; Marte e o fogo etc. Já o significado acidental é aquele que depende da casa regida pelo planeta num mapa determinado. Naturalmente, os significados acidentais variam de um mapa para outro.

A Lua está severamente aspectada por uma oposição de Urano e uma quadratura de Marte, o que a torna parte de uma configuração conhecida como quadratura T (três planetas envolvidos em duas quadraturas e uma oposição). Quadraturas T costumam ser "gatilhos" de eventos, já que exprimem uma tensão que precisa ser resolvida em alguma forma de atividade. No caso, Marte é significador essencial de fogo, enquanto Urano rege acontecimentos súbitos, instantâneos e desestabilizadores. A quadratura Marte-Urano é um dos aspectos mais explosivos e violentos que podemos encontrar numa carta, mostrando sempre riscos que se manifestam repentinamente e desdobram seus efeitos de maneira fulminante. Por esta razão, é um aspecto presente num elevado número de mapas de explosões, incêndios, acidentes aéreos ou automobilísticos, atentados e desastres naturais.

No caso específico da danceteria de Buenos Aires, temos ainda o fato de que tudo acontece sob um céu onde nada menos que metade dos planetas e também o próprio Ascendente encontram-se em signos de Fogo. A ênfase em Sagitário na casa 4 dá testemunho da rápida propagação, seja do fogo seja do pânico que se seguiu. A angularidade da quadratura T (os três planetas aspectam o eixo Ascendente-Descendente) mostra que todo o potencial agressivo da carta havia alcançado, naquele momento, um canal de exteriorização. O resultado foi uma tragédia de grandes proporções.

Tradicionalmente atribuem-se a Marte e Urano a regência sobre fogos de artifício, que desempenharam papel central nos acontecimentos. Cabe observar também a conjunção quase exata do Sol (regente do Ascendente) com a Parte da Fortuna na casa 5. Esta casa, além de simbolizar as festas e os locais de divertimento em geral, responde também pelos filhos, no sentido literal ou figurado. O que a Argentina perdeu na noite de 30 de dezembro foi uma parte de seu futuro. O Sol em Capricórnio na 5, dispondo de uma altiva Lua leonina, mostra que naquela danceteria estavam garotos em quem os pais e a sociedade, em geral, depositavam as melhores esperanças. Simbolicamente, todos os argentinos se sentiram como se tivessem perdido seus meninos, até porque o Sol do mapa do incêndio está em oposição a Vênus, regente da versão mais aceita do mapa da Declaração de Independência do país.

Carta interna e estrutura de casas - Declaração de Independência da Argentia - 9.7.1816, 12h LMT - Tucumán - 26s49, 65w13. Planetas no círculo externo: incêndio de 30.12.2004. Em destaque: oposição de Sol e Parte da Fortuna do mapa do incêndio a Vênus e Mercúrio da carta argentina; Marte do incêndio sobre Urano da carta argentina (órbita de quatro graus).

Há que observar também que Netuno em trânsito na casa 5 da carta argentina, em oposição a Marte radical, já poderia sinalizar que o país corria o risco de acidentes por ação de gases tóxicos (a fumaça que se desprendia do ambiente em chamas) em locais de entretenimento. A maior parte das vítimas, aliás, morreu por asfixia, e não por queimaduras.

No mapa do incêndio, Saturno rege a casa 5 e está exilado e retrógrado em Câncer, na casa 12. Seu mais importante aspecto é um quincunce com o inexorável Plutão na casa 4. Plutão rege a própria 4 - a casa do fim. Este Saturno enfraquecido, encapsulado numa casa de experiências difíceis e atingido por um aspecto desarmônico do senhor do Hades, nos passa uma imagem aproximada do sofrimento de centenas de adolescentes procurando em vão por uma saída que a imprevidência ou a ânsia de lucros de terceiros trancara com cadeado.

Alguns povos da antiguidade, como os fenícios, cultuavam deuses que exigiam sacrifícios humanos periódicos. Os sacrificados eram, em geral, crianças ou adolescentes de grande beleza e saúde perfeita - não raro oriundos das melhores famílias do reino. A idéia por trás da prática era de que, para saciar a divindade e obter os favores do céu, a oferenda deveria representar uma parte daquilo que a comunidade tinha de mais nobre. Para permitir a preservação da espécie (um tema de casa 8), era preciso abrir mão de alguns de seus melhores frutos (casa 5), sendo que tal perda já está tematizada na quadratura natural entre a casa 8, dos tributos, e a 5, dos filhos e das criações.

Os sacrifícios humanos no altar dos deuses pagãos já estão relegados a um passado longínquo. Contudo, parece que as sociedades modernas encontraram outras formas de continuar pagando o tributo com o sangue de seus filhos. Os deuses insaciáveis não são mais imagens de pedra, e sim empresários de carne e osso que, na ânsia de lucros, não trepidam em submeter adolescentes a situações de alto risco. Há os que vendem armas e drogas a colegiais. Há os que lhes vendem bebidas alcoólicas e fogos de artifício. E há os que os atraem, como o flautista de Hamelin, para serem impiedosamente aniquilados ao som de um rock no último volume. Nestes incêndios de grande porte, Marte costuma ser o personagem mais constante. Contudo, não é o único.

Incêndios em danceterias: uma comparação

Atalhos de Constelar 79 - janeiro/2005

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