• Quem somos
  • Escola Astroletiva
  • Contato

Constelar

Um olhar brasileiro em Astrologia

  • Astrologia Aplicada
    • Cinema e TV
    • Comportamento
    • Esporte
    • Literatura e Arte
    • Personalidades
    • Saúde
  • Comunidade
    • Astrólogos
    • Memória
    • Multimídia
    • Profissão
    • Livros
  • Técnica
    • Bases
    • Novas Propostas
    • Símbolo e Mito
    • Teoria
    • Tradicional
  • Colunas
    • O Céu e Você
    • Agenda
    • Fernando
  • Astrologia Mundial
    • Brasil
    • História e Cultura
    • Mapas nacionais
    • Previsões
    • Presságios
Você está em: Home / Astrologia Aplicada / Personalidades / Saturno-Urano e o fenômeno New Kids on the Block

Saturno-Urano e o fenômeno New Kids on the Block

11/02/2022 por Rê March

O New Kids on the Block foi o maior fenômeno musical do final dos anos oitenta e início dos noventa. Saíram de cena por 14 anos e voltaram sob o mesmo ciclo Saturno-Urano que viu a banda nascer.
New Kids on the Block no Rock in Rio

New Kids on the Block no Rock in Rio 2, em 1991.

Se você tem 40 anos ou mais é possível que se lembre da boyband americana New Kids on the Block que, no Brasil, estourou em 1990 com o álbum Step by Step. Cinco meninos que em poucos anos atingiram um enorme sucesso e foram idolatrados por adolescentes do mundo todo.

Entre os anos de 1988 e 1991, eles alcançaram marcas extremamente importantes no cenário musical em nível mundial. Foram shows sempre lotados, com ingressos esgotados e adolescentes desesperadas por qualquer vislumbre dos meninos. Em 1990 realizaram uma turnê patrocinada pela Coca-Cola – Magic Summer Tour (considerada a segunda maior em termos de bilheteria no ano), perdendo somente para a turnê Rolling Stones’ Steel Wheels.

Para muitos talvez a ideia seja de que se tratou de uma carreira passageira. Porém, após um intervalo de 14 anos entre 1994 e 2008, Donnie, Jordan, Jon, Danny e Joey voltaram aos estúdios e aos palcos e mostraram que ainda possuem “The Right Stuf” (título de uma de suas músicas do álbum Hangin’ Tough).

Fãs do New Kids on The Block, no auge do sucesso.

Fãs do New Kids on the Block, início da década de 1990.

Astrologicamente, as posições por signos de Netuno e Plutão são marcadoras de comportamentos geracionais e, em 1988, Netuno transitava por Capricórnio e Plutão por Escorpião. No caso dos kids, há ainda um ciclo que se destaca em todos os momentos importantes da banda: Saturno-Urano. “O Senhor do Tempo” e “O Deus da Originalidade”!

É comum pensarmos que as boybands têm um público exclusivamente adolescente, entretanto, ao acompanhar a carreira do New Kids on the Block, pode-se perceber que “há vida e sucesso após os 40”.

O grupo idealizado pelo produtor musical Maurice Starr lançou seu primeiro álbum em 1986, porém foi somente com a formação da conjunção entre Saturno e Urano em 1988 que o primeiro single do segundo disco – Please Don’t Go Girl – tornou os kids conhecidos. E a partir daí alavancaram um enorme sucesso.

Please Don’t Go Girl

Please Don’t Go Girl – 1.4.1988, sem horário, Nova York.

No momento da formação da banda Plutão estava em Escorpião e a sociedade passava por um período no qual estavam em destaques assuntos como o rompimento com padrões até então vigentes de controle e poder, a problemática ambiental e o comportamento sexual. O alastramento da AIDS e o medo da morte contribuíam para, de um lado, um comportamento mais discreto dos adolescentes e jovens em relação à sexualidade, e de outro, crescimento e naturalização da erotização da infância através das letras das músicas, das coreografias, de programas de televisão etc.

A marca capricorniana dos Kids

A entrada de Netuno em Capricórnio intensifica o materialismo e o pragmatismo, já valorizados com Plutão em Escorpião tanto pela oposição a Touro quanto pelas questões vinculadas ao desejo de poder. E, no extremo oposto ao sucesso de gêneros como o punk e o Black Metal, há o crescimento do estilo conservador, comercial e com mensagens positivas, o que estava totalmente de acordo com a construção dos New Kids.

A conjunção Saturno-Urano no início de Capricórnio e, na sequência, retrógrada em Sagitário, leva os meninos à primeira turnê com a cantora pop Tiffany e renova a chance de divulgação para um público diferente, de passar por diversas cidades e participar de vários programas de televisão.

Com o crescente sucesso e com Saturno e Urano já em órbita de conjunção com Netuno (todos em Capricórnio), em 1989 acontece a primeira apresentação internacional no Japão, surge o primeiro fã-clube oficial e os kids alcançaram uma das marcas mais impressionantes da história da Billboard: ter três músicas de três álbuns diferentes na parada Hot 100.

A histeria de fãs, o frenesi e as vendas quase instantâneas para shows em estádios e arenas se somavam ao consumo gigantesco de milhares de artigos com a marca New Kids on the Block.

Show internacional – 1.2.1989

Show internacional – 1.2.1989, sem horário, Japão.

Da crise ao renascimento

Nos anos seguintes, Saturno entra em Aquário, se afastando de Urano. É possível, então, perceber a exacerbação da natureza da conjunção entre Urano e Netuno em Capricórnio: os processos de mercantilização e pragmatismo na arte por parte dos empresários do ramo começa a sair de controle e afetar os integrantes do grupo, tanto emocional quanto psicologicamente. O álbum mais conhecido no Brasil – Step by Step – foi lançado justamente nesse clima em 1990.

Kids e fãs

No auge do sucesso, os kids estavam na capa de todas as revistas de entretenimento e provocaram histeria entre as fãs.

Somente em 1994, já rompidos com Maurice Starr, os kids lançam novo álbum e com um estilo musical menos comercial que não consegue alcançar o sucesso costumeiro. Além disso, um deles resolve se afastar do grupo.

Face the Music

Face the Music – 25.1.1994, sem horário, Nova York.

No céu, a quadratura entre Saturno em Aquário e Plutão em Escorpião demonstra essa situação limite e a necessidade de uma completa renovação. As características sagitarianas (signo pelo qual Plutão transitaria de 1995 a 2008) já começavam a ser manifestadas no mercado globalizado, na importância do movimento do novo nacionalismo e na politização. O público passou a pedir por músicas mais agressivas, com uma agitação exacerbada, as raves ganhavam força e se tornavam cada vez mais populares.

É anunciado o fim do New Kids on the Block.

Entretanto, em 2008, após 14 anos do rompimento (exatamente o tempo da passagem de Plutão por Sagitário), sob um trígono de Saturno e Plutão, este prestes a entrar em Capricórnio, o grupo anuncia uma reunião, com o lançamento de um novo álbum e uma turnê – esta já com Saturno e Urano em oposição.

Anúncio ao vivo do retorno da banda

Anúncio ao vivo do retorno da banda – 4.4.2008, sem horário, Nova York.

Primeiro show da turnê The Block

Primeiro show da turnê The Block – 18.9.2008, sem horário, Toronto.

Dessa vez, tudo passou a ser idealizado e produzido pelos próprios kids. A necessidade de ruptura com padrões tradicionais também na economia ganhou um excelente campo com Urano em Áries a partir de 2010, que fortaleceu a ideia de “Do it yourself” da época. Tornou-se mais fácil o acesso aos streamings de música, que podiam ser utilizados através dos diversos meios tecnológicos pelas pessoas no dia a dia e que facilitaram a troca e o contato entre grupos com os mesmos interesses. O comércio se tornava mais livre e dinâmico.

Assim, houve a emancipação de vários artistas em relação às gravadoras, possibilitando maior autonomia e independência. E Netuno ainda em Aquário fomentando o senso de comunidade das fãs de todo o mundo.

Kids pós-2008

Passados 28 anos da primeira separação e 14 da retomada da banda, os kids ainda reúnem multidões em shows e cruzeiros.

Desde então, outros dois álbuns foram lançados, outras turnês realizadas, cruzeiros anuais e muita interação online entre os integrantes do grupo e fãs.

Uma banda em tempos de pandemia

Nem mesmo o início da pandemia da covid-19 em 2020 foi capaz de diminuir o vínculo criado entre público e banda. Pelo contrário, houve a intensificação da relação positiva desta relação e a manutenção do grande sucesso dos New Kids.

Saturno e Urano se encontram em órbita de quadratura desde então e que perdurará até o final de 2022, demonstrando a necessidade de inovar e se manter firme, de quebrar padrões e achar novas saídas.

Até aqui, os kids vêm encontrando uma forma muito positiva de lidar com esta quadratura: mantendo-se em contato com fãs e com a mídia, lançando vídeo com música nova, fazendo lives etc. Tudo isso vem possibilitando a manutenção da coesão anteriormente formada entre eles e o público, assim como a apresentação de novidades que permitem a adequação a novos parâmetros do relacionamento dos artistas com o mundo.

Inclusive, em agosto de 2021, o primeiro show realizado com a flexibilização das medidas sanitárias ocorreu no Fenway Park (estádio do Red Sox em Boston) e teve os ingressos esgotados, confirmando a força dessa relação.

Fenway Concert – 6.8.2021 - New Kids on the Block

Fenway Concert – 6.8.2021, 19:00, Boston.

A linha de tempo da trajetória dos Kids

1984 – Plutão em Escorpião e ingresso de Netuno em Capricórnio. Formação da banda, fase de ensaios, gravações e apresentações locais.
1988 – Conjunção Saturno-Urano Primeiro álbum de sucesso e primeira oportunidade de se apresentarem em turnê como show de abertura da cantora pop Tiffany.
1989-91 – Conjunção Saturno, Urano e Netuno em Capricórnio. Início e auge do sucesso internacional.
1994 – Saturno em Aquário, sem aspecto com Urano-Netuno. Plutão saindo de Escorpião Lançamento do último álbum da primeira fase (já sem o produtor Maurice Starr) e rompimento da banda.
1995-2008 – Plutão em Sagitário. Hiato do grupo.
2008 – Plutão em Capricórnio e Saturno aplicando oposição a Urano. Retorno público da banda, com o lançamento de um novo álbum e turnê.
2020 – Quadratura Saturno-Urano Parada forçada de eventos presenciais em razão da pandemia da covid-19. Inovação no modo de se manterem ativos e atuantes através da internet.

Como vimos, a história do New Kids on the Block demonstra como funciona, de forma positiva, o ciclo Saturno-Urano, com o melhor aproveitamento dos conceitos de responsabilidade a amadurecimento do “Senhor do Tempo” (Saturno) e os conceitos de inovação e emancipação do “Deus da Originalidade” (Urano).

Baixar a dissertação completa (PDF, 83 páginas)

Curso online: Astrologia Vocacional – Início: 18 de junho. Inscrições abertas.

Astrologia e Trabalho

Explore também:

Bussunda, o humor jupiteriano dos Cassetas

PC Farias, uma vida rocambolesca contada nos trânsitos

Nana Caymmi, a voz de Touro na casa 4

Arquivado em: Personalidades Marcados com as tags: ciclos, cultura de massa, Estados Unidos, Música, Saturno-Urano

Sobre Rê March

Iniciou a formação em astrologia na Astro*Timing, em 1999. Estudou também com Fátima Carvalho e nas escolas Márcia Mattos, Cláudia Lisboa e Astroletiva, na qual escreveu o Trabalho de Conclusão de Curso. Formada em Psicologia e Pós-Graduada em Psicologia Jurídica. Associada à CNA e ao Sinarj, atua como astróloga desde 2021. Veja todos os artigos ou entre em contato com Rê March.

Escola Astroletiva 2024

Seções

  • Astrologia Mundial
  • Astrólogos
  • Bases
  • Brasil
  • Cinema e TV
  • Colunas
  • Comportamento
  • Esporte
  • Fernando
  • História e Cultura
  • Literatura e Arte
  • Livros
  • Mapas nacionais
  • Memória
  • Multimídia
  • Novas Propostas
  • O Céu e Você
  • Personalidades
  • Presságios
  • Previsões
  • Profissão
  • Saúde
  • Símbolo e Mito
  • Teoria
  • Tradicional
  • Email
  • Facebook
  • Twitter

ACERVO 1998-2013

  • Arquivo por edição
  • Arquivo por autor
  • Índice Temático

Nuvem de Assuntos

1999 2000 2001 2002 2004 2007 2008 2011 2012 América Latina antiguidade Brasil cultura de massa eleições epidemias Estados Unidos Europa Futebol graus simbólicos Grécia guerras história Islamismo Júpiter lunações Marte mitologia Música Netuno perfis Plutão política previsões Psicologia Região Sul religião retificação Rio de Janeiro Saturno São Paulo tragédias trânsitos Urano Vênus Ásia

CONSTELAR, ANO 27

Constelar é um site voltado para a difusão da astrologia de boa qualidade produzida por autores brasileiros e do mundo latino. Em atividade desde 1998, reúne um dos maiores acervos em língua portuguesa. Logomarca: representação pré-histórica das constelações de Virgem-Libra, Pedra do Ingá, PB.

Últimos artigos

  • Bussunda, o humor jupiteriano dos Cassetas
  • Um mago na Lua Cheia em Sagitário
  • Sete pontos sobre Lilith
  • Paquistão e Índia, os gêmeos briguentos
  • Lua Nova de Gêmeos: a irresponsável leveza do cisne

Copyright © 2025 · Constelar, um olhar brasileiro em Astrologia · Editor: Fernando Fernandse · Terra do Juremá Comunicação Ltda.

Copyright © 2025 · Metro Pro Theme em Genesis Framework · WordPress · Login