A Carta de Lula e a Carta da Independência do Brasil
O Ascendente de Lula a 4°49′ de Escorpião pode ser considerado em conjunção com Marte da carta da Independência, a 3°41′ desse signo – concordando com as críticas sistemáticas que Lula tem feito à política internacional do país, com apoios que tem prestado a movimentos do tipo “plebiscito promovido pela CNBB sobre pagamento da dívida externa” e com o uso político da crise energética que o país atravessou em 2001, com suas possíveis conseqüências econômicas e sociais. Marte, em ambas figuras, de Lula e da Independência, está na casa IX, reforçando associações com política, estrangeiro, igreja, energia e princípios agressivos. Marte na primeira figura rege a casa VI (trabalhadores), na segunda rege a cúspide da casa III (veículos e meios de comunicação) e grande parte da casa II (economia).
O agrupamento planetário da casa XII da carta de Lula fica na casa VIII da carta da Independência, casa associada a transformações e a perdas. É uma mistura complexa de significados, onde predominam limitações, transformações e sofrimentos.
Vênus na carta de Lula, muito importante por ser o dispositor dos astros da casa XII, a 14°17′ de Virgem, está sobre o Sol da Independência, a 14°34′ desse signo. O Sol, na casa VII da Independência, rege a cúspide dessa casa e quase a totalidade da casa VI. A casa VII é ligada às oposições e às complementações, e a casa VI aos trabalhadores e à saúde.
Por ser Plutão o regente do Ascendente de Lula e planeta de sua casa X, pode ter sua órbita de atuação um pouco acrescida. Devido a isso, Plutão/01 a 11°01′ de Escorpião, está em quadratura com Saturno da Independência, a 9°56′ de Touro, planeta da casa III, dispositor de Urano e de Netuno, regentes da casa I da carta da nação. Plutão, na carta da Independência, rege a casa X (do poder) e está na casa II (da economia). Esses elementos fazem com que essa quadratura, entre Plutão de Lula e Saturno da Independência, seja particularmente delicada em todo processo eleitoral em que Lula concorra à Presidência do país.
A Carta de Lula e a Carta da Bovespa
No Brasil, a Bolsa de Valores do Estado se São Paulo, a Bovespa, possivelmente possa bem representar o poder econômico da nação. Serão consideradas a seguir algumas relações planetárias existentes entre a carta de Lula e a carta da Bovespa.
Relações harmônicas entre elementos das duas figuras – Júpiter da Fig.01, regente da casa II (do dinheiro), a 8°56′ de Libra, na casa XII, está em trígono com Plutão da carta da Bovespa, retrógrado a 9°55′ de Gêmeos, próximo do Ascendente. Nessa carta Plutão rege a casa VI, do trabalho, ou das atividades. Note-se ainda o trígono do Sol/01 com Netuno da carta da Bovespa, e o trígono da conjunção Lua-Mercúrio/01 com a conjunção Netuno-Parte da Fortuna da carta da Bovespa.
Relações conflitantes entre os elementos das duas figuras – Estas relações envolvem os astros mais importantes da carta de Lula. Plutão da Fig.01, a 11°29′ de Leão, na casa X, regente do Ascendente, está em quadratura com Marte da carta da Bovespa, a 11°46′ de Touro – em queda no signo do dinheiro, na casa XII, das restrições e manobras ocultas.
Vênus da Fig.01, regente do agrupamento da casa XII/01, a 14°17′ de Virgem, está em quadratura com Netuno e a Parte da Fortuna, na casa I da carta da Bovespa. Nessa carta Netuno rege o Meio-Céu – poder, exteriorização.
O Ascendente e a Parte da Fortuna da Fig.01 estão juntos de Saturno da carta da Bovespa.
Importância de Netuno na proclamação de Lula como Presidente
O primeiro turno das eleições que levaram Lula à presidência do Brasil ocorreu no dia 6 de outubro de 2002. Dia do aniversário de Lula. Nesse dia, além do retorno solar, houve outro importante retorno, o lunar. Faltaram poucos votos para Lula ter sido eleito nesse primeiro turno, mas pelas análises e pesquisas eleitorais da época, estaria eleito no segundo turno – que curiosamente ocorreu no dia 27 do mesmo mês, dia do batismo, ou dia em que teria nascido, conforme afirmava a mãe.
O presidente do Congresso proclamou Luiz Inácio Lula da Silva presidente do país às 15:08:22 (+2:00) do dia 01.01.2003, em Brasília, DF (15°47’S, 047°55’W) – Ascendente em 8°22′ de Touro, Meio-Céu em 7°42′ de Aquário – Domificação Regiomontanus.
O Ascendente dessa figura possui as seguintes imagens simbólicas (Volosfera e Calendário Tebaico), que permitem associações com a primeira meta anunciada pelo novo governo, eliminar a fome no país:
Touro 09. Um homem corpulento, parecendo um bom menino e feliz, está em pé no meio de seus animais domésticos, aos quais ele dá grãos, ou que pastam em torno dele.
ou – Um homem perseguindo diante dele ovelhas e cabras.
No instante da posse, Netuno estava muito próximo do Meio-Céu, fazendo com que sua linha meridiana passasse por Brasília.
Netuno é associado a sonhos, a ilusões, a enganos, ao psiquismo, ao espírito messiânico, ao socialismo e ao comunismo. Na figura da posse, Netuno na cúspide da casa X, casa ligada ao poder e ao governo, rege a casa XI, dos amigos e dos projetos – com destaque para o projeto “fome zero”, prioridade do governo Lula.
Entre os presidentes de outros países que assistiram à posse estavam os polêmicos Hugo Chavez da Venezuela e Fidel Castro de Cuba. Os Estados Unidos mandaram representante politicamente pouco importante, talvez devido ao destaque dado pelo novo governo às presenças de Fidel e de Chavez.
Concordando com a natureza astrológica de Netuno e com esses fatos ligados à posse, a linha azimutal de Netuno (linha de Netuno na carta Local Space) passa pela Venezuela, por Cuba e corta os Estados Unidos (imagem à direita).
Procurando significados para essa posição da linha azimutal de Netuno sobre o mapa dos Estados Unidos, pode-se supor:
- que houve engano dos Estados Unidos na avaliação do governo que iria se iniciar no Brasil; falta de confiança que levou à alta do dólar e ao aumento do risco do país nos mercados internacionais; engano de avaliação que culminou com o envio de representante inexpressivo para a posse de Lula.
- que o novo governo terá como tônica de sua política com relação aos Estados Unidos e à Alca atitudes que possam ser consideradas netunianas, em termos astrológicos.
Na carta de nascimento (especulativa) de Lula, considerada neste estudo, Netuno, regente natural da casa XII, está nessa casa (dos sofrimentos e das restrições). Essa casa está supervalorizada, não apenas pela presença de Netuno, mas também por estarem aí Júpiter, o Sol, a Lua e Mercúrio. Na figura de nascimento, Netuno rege grande parte da casa V – dos filhos, do que é criado, da educação e do lazer. Mas a casa V, por casas derivadas, é a casa VIII da casa X, permitindo com isso que se ligue a ela as transformações e as mudanças na forma de governo prometidas por Luiz Inácio Lula da Silva em sua campanha eleitoral.
Outros artigos sobre o mapa de Lula:
- Os treze Ascendentes de Lula: polêmica sem fim
- Por que Lula deve ter Ascendente em Sagitário
- Lula, da infância à luta sindical: um Sol libriano?
José A. Baptista diz
Com relação aos “Ascendentes” do Lula fiz a retificação para 06/10/1945 e 27/10/1945, mas optei pela data de 06/10/1945. Já com relação ao Ascendente, optei por Libra á 11 graus e 20 minutos, resultando neste horário de nascimento: 05 horas e 07 minutos.
Enquanto não aparecer informações sobre a hora exata do nascimento do Lula, para mim valerá às 05h. e 07m. Muitas pessoas dizem que lembro o Lula, portanto, para quem aponta que o Ascendente do Lula é Peixes, pode até estar certo, pois, além de algumas características faciais que alguma pessoas dizem que pareço com o Lula, sou de Peixes duas vezes (Solar e Asc.) e não tenho o dedo mínimo da mão esquerda – igual ao Lula.
Para retificar a hora e o Ascendente uso o CAL (Código Astral Lunar), código este que desenvolvi á partir de informações contidas no excelente livro sobre retificação da hora, “Astrologia Revelada” (Gráfica e Editora Alvorada), do astrólogo e professor Jeferson T. Alvares.
Teresa diz
Hoje foi publicada a ficha de entrada dele na PF e a data e 06/10/1945.