• Quem somos
  • Escola Astroletiva
  • Contato

Constelar

Um olhar brasileiro em Astrologia

  • Astrologia Aplicada
    • Cinema e TV
    • Comportamento
    • Esporte
    • Literatura e Arte
    • Personalidades
    • Saúde
  • Comunidade
    • Astrólogos
    • Memória
    • Multimídia
    • Profissão
    • Livros
  • Técnica
    • Bases
    • Novas Propostas
    • Símbolo e Mito
    • Teoria
    • Tradicional
  • Colunas
    • O Céu e Você
    • Agenda
    • Fernando
  • Astrologia Mundial
    • Brasil
    • História e Cultura
    • Mapas nacionais
    • Previsões
    • Presságios
Você está em: Home / Astrologia Mundial / Previsões / O mapa de 2018: conchavos e eleitores com pé atrás

O mapa de 2018: conchavos e eleitores com pé atrás

22/03/2018 por Fernando Fernandse

O mapa da entrada do Sol em Áries define a atmosfera geral do ano astrológico. Calculado para Brasília, o ingresso solar de 2018 indica eleitores de pé atrás, preocupados com segurança, e muitos conchavos nos bastidores no mundo do poder.

AriesPara a Astrologia, o ano começa com o ingresso do Sol em Áries, que corresponde ao equinócio de primavera do Hemisfério Norte. Simbolicamente, é um momento de recomeço, quando a vida volta a florescer após os rigores do inverno. Por esta razão, utilizam-se as cartas de ingresso para previsões válidas por um ano (de março de 2018 a março de 2019).

Nesta técnica, a distribuição dos planetas por signo é idêntica para qualquer lugar da Terra, variando apenas a distribuição por casas, que é única para cada país do globo. Tradicionalmente, levanta-se a carta do ingresso para cada capital, o que permite considerar previsões específicas, país por país.

Cabe considerar que a técnica dos ingressos solares é extremamente eficaz para indicar o tom geral do ano, de forma ampla e sem grandes preocupações com detalhes. Não é uma técnica, porém, adequada para previsões precisas, devendo sempre ser utilizada em conjunto com cartas nacionais, eclipses, lunações, análise de ciclos, mapa de líderes políticos e assim por diante.

Neste artigo consideramos exclusivamente a carta do ingresso solar. No caso brasileiro, é necessário levar em conta também ativações sobre os mapas da Independência e da República, disponíveis no evento Presságios 2018. Bastam dois minutos para você obter uma senha e ter acesso gratuito a todo o material de áudio e apresentações Power Point.

Na carta do ingresso solar de 2018, ao considerarmos apenas planetas por signos e os aspectos que formam entre si, destacam-se de imediato algumas particularidades:

Sol em quadratura com Marte – Trata-se de um aspecto particularmente importante porque Marte é o próprio regente de Áries e, portanto, o dispositor do Sol. É mais ou menos como estar hospedado na casa de alguém e em conflito com o seu anfitrião: uma situação no mínimo desconfortável. A quadratura indica um ano com ânimos exaltados, pavios curtos e tendência a altercações e enfrentamentos. O grau de seriedade e os assuntos que motivarão esses atritos variarão de país para país, conforme a disposição das casas.

Os dois planetas avançam para formar uma forte configuração com Saturno em Capricórnio, indicando problemas sérios envolvendo restrições, desafio à autoridade e pouca flexibilidade na condução de conflitos.

Por outro lado, a Lua em Touro, em aspecto fluente com Saturno, mostra que as saídas estão em comportamentos associados ao elemento Terra: arregaçar as mangas, produzir, trabalhar em cima de questões práticas. Não é um ano para medir forças ou discutir ideologias, mas sim para buscar resultados objetivos que sejam aceitáveis para todos. Isso vale tanto para as relações internacionais quanto para a reunião de condomínio.

Considerando as casas, eis algumas tendências gerais para os países que mais nos interessam.

Brasil: você pensa que já sabia de tudo?

O emocional signo de Câncer ocupa o Ascendente (o povo). A Lua, regente deste signo, encontra-se na casa 10 (questões públicas, poder), exaltada em Touro e em trígono com Saturno na casa 7. Preocupações de ordem prática com a carreira, as possibilidades de ascensão social, a ordem pública e a segurança pessoal estarão em primeiro plano. Como teremos eleições em todos os níveis, o brasileiro deverá estar mais atento do que de costume para que espécie de governo deseja (Lua na 10, a casa do Poder Executivo) e tenderá a tomar decisões com base no bolso, mais do que no coração. Isto é verdade especialmente nos níveis mais próximos da realidade do eleitor: a eleição para governadores e deputados federais, onde as preocupações locais falam mais alto.

Ingresso Solar 2018 para o Brasil

Ingresso solar 2018 – 20.03.2018, 16:15:23 UT – Brasília, DF

O aspecto Lua-Saturno, o mais exato deste mapa de ingresso, destaca o tom conservador e a pouca disposição para riscos. É muito provável a vitória de candidatos oposicionistas (Saturno rege a casa 7, dos adversários), mas sem grandes aventuras. Mal comparando, é uma situação semelhante à do condômino que não quer reeleger o mesmo síndico de sempre, mas também se recusa a votar no artista cheio de ideias diferentes que promete tornar o prédio menos “careta”.

O planeta mais angular é Mercúrio em Áries no Meio do Céu, em conjunção com Vênus. Mercúrio rege as casas 3 (imprensa e vias públicas) e 12 (segredos, assuntos ocultos, conspirações e – bem a propósito – hospitais e prisões). A configuração permite levantar uma série de possibilidades:

  • Mais uma vez, inúmeras revelações sobre esquemas de corrupção virão à tona e darão farta munição para a imprensa;
  • Há a possibilidade de que acordos de bastidores (casa 12) desempenhem um papel decisivo nas decisões governamentais e na escolha de novos governantes;
  • O destino da população carcerária em geral – ou, ao menos, de alguns presos importantes em particular, como os da operação lava jato – será objeto de muitas conversas e negociações.

O ano é particularmente importante (e potencialmente explosivo) para todos os assuntos relacionados à casa 9, especialmente o Judiciário. Muitos astrólogos também associam ministros e secretários de Estado a esta casa, que também rege as relações internacionais. Aliás, com Netuno na cúspide da 9 e o Descendente enquadrado entre Marte e Saturno, o Brasil deve esperar pouco de seus tradicionais parceiros no exterior. Apenas muito realismo e objetividade podem salvar o país de um mau desempenho nesta área, o que inclui exportações e acordos comerciais. Problemas como o da realocação de imigrantes venezuelanos também devem estar na ordem do dia.

Estados Unidos: Trump continua no palco

Relocando o mapa do ingresso solar para Washington, encontramos praticamente o mesmo Ascendente da carta válida para o Brasil, mas com algumas importantes diferenças:

Ingresso Solar 2018 para os Estados Unidos

Ingresso solar 2018 – 20.03.2018, 16:15:23 UT – Washington, DC.

O planeta mais angular para os Estados Unidos é Netuno no Meio do Céu. Netuno está em domicílio e é o próprio regente da casa, cuja cúspide se encontra em Peixes. A casa 10 é a mais ocupada, com quatro planetas – incluindo o Sol numa preocupante quadratura com Marte conjunto ao Descendente.

Se no Brasil o foco está no Judiciário, nos Estados Unidos o brilho maior fica por conta do Executivo, mas não de uma forma positiva: Netuno é um indicador clássico de situações confusas, enganosas ou fantasiosas. Mesmo que Netuno não esteja exatamente tensionado, tudo leva a crer que Trump continuará a governar de forma errática e desfocada. A quadratura Sol-Marte mostra problemas nas relações internacionais, que podem resultar em congelamentos ou bloqueios (Saturno) ou chegar ao conflito aberto (Marte). Nada muito diferente da realidade norte-americana dos últimos tempos. Outra possibilidade é que os problemas de Trump sejam de ordem interna, já que Marte é o regente da casa 11, significadora do Legislativo. Por outro lado, apesar dos percalços, a economia tende a apresentar avanços.

Outros países

Ingresso Solar 2018 para o Japão

Ingresso solar 2018 – 20.03.2018, 16:15:23 UT – Tóquio, Japão.

O ingresso solar relocado para a China mostra Júpiter no Ascendente (utilizando Astrocartografia, a linha de Júpiter corta boa parte do território chinês). É uma carta que sugere crescimento. Por outro lado, não há planetas angulares na carta do ingresso solar relocada para as duas Coreias, mas o Japão apresenta configurações preocupantemente explosivas, com Marte no Ascendente e Urano no Fundo do Céu.

Ingresso Solar 2018 para a Rússia

Ingresso solar 2018 – 20.03.2018, 16:15:23 UT – Moscou, Rússia.

A Rússia, que sediará a Copa do Mundo, apresenta uma concentração planetária em torno do Descendente, incluindo Sol, Vênus e Mercúrio. É uma indicação concordante com a situação de um país que receberá alegres multidões de visitantes estrangeiros. Contudo, o planeta mais angular do mapa relocado para Moscou é Saturno no Fundo do Céu, com Marte muito próximo, na casa 3. Provavelmente o povo russo não participará da festa com a mesma alegria dos turistas, podendo encarar o evento com uma boa dose de reserva, ou mesmo uma certa antipatia para com os forasteiros. O restritivo Saturno também é o planeta mais angular na carta da Síria e de outros países do Oriente Médio, e não é preciso muito esforço para descobrirmos por quê.

Ingresso Solar 2018 para a Síria

Ingresso solar 2018 – 20.03.2018, 16:15:23 UT – Damasco, Síria.

Nos países da Europa Ocidental, o único planeta realmente angular é Netuno no Descendente (com maior precisão na Holanda). De uma forma geral, há uma forte concentração planetária no terceiro quadrante, o das relações internacionais, mostrando que as questões de convivência dentro da Comunidade Europeia continuarão em evidência – se bem que nem sempre tratadas de maneira eficiente.

Curso online: Astrologia Vocacional – Início: 18 de junho. Inscrições abertas.

Astrologia e Trabalho

Explore também:

Paquistão e Índia, os gêmeos briguentos

Trump e os símbolos da posse

Biden, Trump, Kamala e o mito da Medusa

Arquivado em: Previsões Marcados com as tags: Ásia, Brasil, Estados Unidos, ingresso solar, política

Sobre Fernando Fernandse

Jornalista, astrólogo, educador e profissional de RH. Editor de Constelar e diretor da Escola Astroletiva, pioneira na formação a distância em Astrologia. Foi Diretor Técnico do SINARJ - Sindicato dos Astrólogos do Estado do Rio de Janeiro. Nascido Fernando Fernandes, trocou as letras da última sílaba para não ser mais confundido com seus 87 homônimos. Veja a relação completa de artigos ou entre em contato com Fernando Fernandse.

Comentários

  1. Stella Maris diz

    26/03/2018 em 14:52

    Impressionante como o STF já começou a agir de acordo com o mapa do ingresso solar logo no dia seguinte. Primeiro foi o bate-boca do barroso com o Gilmar (quadratura Sol-Marte), depois foi o adiamento da decisão sobre Lula. Essa foi Netuno puro…

  2. José Dagostim diz

    23/03/2018 em 07:47

    Interpretação extremamente netuniana…

Escola Astroletiva 2024

Seções

  • Astrologia Mundial
  • Astrólogos
  • Bases
  • Brasil
  • Cinema e TV
  • Colunas
  • Comportamento
  • Esporte
  • Fernando
  • História e Cultura
  • Literatura e Arte
  • Livros
  • Mapas nacionais
  • Memória
  • Multimídia
  • Novas Propostas
  • O Céu e Você
  • Personalidades
  • Presságios
  • Previsões
  • Profissão
  • Saúde
  • Símbolo e Mito
  • Teoria
  • Tradicional
  • Email
  • Facebook
  • Twitter

ACERVO 1998-2013

  • Arquivo por edição
  • Arquivo por autor
  • Índice Temático

Nuvem de Assuntos

1999 2000 2001 2002 2004 2007 2008 2011 2012 América Latina antiguidade Brasil cultura de massa eleições epidemias Estados Unidos Europa Futebol graus simbólicos Grécia guerras história Islamismo Júpiter lunações Marte mitologia Música Netuno perfis Plutão política previsões Psicologia Região Sul religião retificação Rio de Janeiro Saturno São Paulo tragédias trânsitos Urano Vênus Ásia

CONSTELAR, ANO 27

Constelar é um site voltado para a difusão da astrologia de boa qualidade produzida por autores brasileiros e do mundo latino. Em atividade desde 1998, reúne um dos maiores acervos em língua portuguesa. Logomarca: representação pré-histórica das constelações de Virgem-Libra, Pedra do Ingá, PB.

Últimos artigos

  • Bussunda, o humor jupiteriano dos Cassetas
  • Um mago na Lua Cheia em Sagitário
  • Sete pontos sobre Lilith
  • Paquistão e Índia, os gêmeos briguentos
  • Lua Nova de Gêmeos: a irresponsável leveza do cisne

Copyright © 2025 · Constelar, um olhar brasileiro em Astrologia · Editor: Fernando Fernandse · Terra do Juremá Comunicação Ltda.

Copyright © 2025 · Metro Pro Theme em Genesis Framework · WordPress · Login