This content has been archived. It may no longer be relevant
Na primeira parte do Painel Brasil 2018, cada palestrante terá trinta minutos para apresentar sua abordagem específica. São quatro astrólogos experientes e com forte viés para os temas coletivos. Como utilizam técnicas diferentes, teremos um mosaico bastante amplo de previsões, por vezes complementares, por vezes contrastantes: Celisa Beranger abordará o segundo ano da oposição de Netuno ao Sol radical do mapa da Independência; Fernando Fernandse também abordará Netuno, mas no mapa da República, de 1889, nem sempre levado em conta pelos astrólogos. Já o astrólogo e historiador Rui Sá defende um tema com reverberações saturninas: A mudança bloqueada. A estas três visões pouco otimistas, contrapõe-se o animador título da apresentação de Maurício Bernis: 2018 – O ano da esperança!
Na segunda parte, algumas serão apresentadas aos quatros palestrantes, e todos deverão respondê-las. São questões que mexem com as expectativas de todos os brasileiros e dos cariocas em particular. Antecipamos aqui alguns tópicos:
O povo brasileiro – ou ao menos boa parte dele – vem-se tornando progressivamente mais exigente, mais impaciente e mais crítico com relação a seus governantes. Há fatores astrológicos que possam justificar essa mudança de postura? Até quando o país viverá o atual clima de polarização excessiva e radicalização política? Sairemos disso já na próxima gestão presidencial (2019/2022)? E, a propósito: o atual momento do país tem analogia astrológica com quais crises do passado? Estamos repetindo um momento anterior?
Como o bolso sempre desempenha papel de destaque nas preocupações do público, os palestrantes também terão de responder se, apesar das indefinições e de todos os problemas conhecidos, é possível que o Brasil apresente crescimento econômico ao longo de 2018. E, para acalmar (ou assustar ainda mais) os preocupados cariocas, também teremos a oportunidade de de questionar: qual a perspectiva para a questão da segurança pública, que hoje é extremamente grave em todo o país e, em especial, no Rio de Janeiro?
[17:11, 10/3/2018] +55 21 98106-7520: Oi Denise, tive todos os contratempos esta semana, correndo atrás de documentos para apresentar a declaração final de espólio do meu pai. Mesmo como inventariante, não consigo levantar um mísero informe de rendimentos no Itaú e na Caixa. Acabei tendo de elaborar uma queixa para o Banco Central e aproveitei para entrar logo com uma ação para obter um alvará para levantar o que falta da herança. É impressionante como bancos se colocam acima da lei e simplesmente se apropriam de recursos alheios!
Painel Brasil 2018 – Como participar
17 de Março de 2018 – 14h
Centro de Convenções do NOVOTEL Botafogo
Praia de Botafogo, 330 – Botafogo – Rio de Janeiro
PROGRAMAÇÃO
14h às 16h – Apresentações individuais:
- O Que Esperar do Segundo Ano da Oposição Netuno/Sol? – Celisa Beranger
- A Insustentável Melancolia do Mapa da República – Fernando Fernandse
- 2018 – O Ano da Esperança! – Mauricio Bernis
- A Mudança Bloqueada – Rui Sá
16h – Intervalo
16h15 – Mesa Redonda com os palestrantes
17h30 – Coffee Break de celebração do 29º aniversário do SINARJ
INSCRIÇÕES
Investimento: Associados R$ 20,00. Demais R$ 65,00.
Inscrições: Secretaria do SINARJ no telefone (21) 2213-0972 das 13:00 às 17:30 ou pelo email sinarj@sinarj.org.br