Leia também:
A conjunção Júpiter-Saturno em Aquário em 2020
A conjunção que se avizinha tem pressa; é que Aquário é um signo de Ar, afoito, ágil, impaciente. Sendo a conjunção disposta por Urano, comecemos por interrogar-nos sobre este planeta: o que pretende, como se comportará, o que devemos esperar dele. Urano está em Touro. E retrógrado, por si só um indicativo de alguma forma de condicionamento do exercício pleno de sua natureza. Touro, como tudo em Astrologia, pode assumir uma multiplicidade de significados, e sua correta determinação nem sempre é fácil, muito menos evidente. No contexto em que estamos nos movendo, foram consideradas pertinentes duas questões:
- Touro necessita ter, conservar o adquirido. Urano quer tentar o novo, aspira construir o futuro. A combinação Urano/Touro, pois, mostra potencial para experiências de stress entre o ousar e o conservar, entre o novo e o garantido;
- Para a análise deste tema, consideramos que Touro pode apontar, majoritariamente, para duas vertentes: o sistema financeiro de modo geral (bancos em particular) e agricultura em geral (alimentos em particular). Urano retrógrado em Touro, portanto, considerando as características de surpresa que tanto acompanham o planeta (confia em Urano!), permite especular que poderemos vivenciar episódios de rupturas no sistema financeiro mundial, com estreitamentos na liquidez que, no limite, podem levar à ruína de bancos e desestabilizar todo o sistema.
“Precisando de recursos para a luta, os reis lançavam impostos extraordinários sobre o comércio, quando não simplesmente confiscavam mercadorias e dinheiro. Ou então contraíam empréstimos que não podiam saldar, como os que levaram à falência as casas bancárias dos Bardi e dos Peruzzi em 1345 e dos Acciaiuoli em1347”¹⁰.
A outra face desta configuração poderá mostrar quebras de safras, levando grandes contingentes de pessoas a experimentarem o impacto de deficit alimentar. Fome, em alguns casos, na sua manifestação mais cruel¹¹.
Na sua expressão mais favorável, desde outra perspectiva, é admissível que estejamos no início de uma etapa supra-individual do hedonismo, o que nos levaria ao Utilitarismo de Cesare Beccaria: “A maior felicidade possível, compartilhada pelo maior número possível de pessoas”¹². Seria o abandono do acúmulo material como instrumento de poder ou de compensação da insegurança.
Observando o start
Observemos como podem comportar-se Júpiter e Saturno em Aquário, signo da futura “nova era”. Júpiter, por seu caráter benevolente e paternal – ele é o rei de todos os deuses na Mitologia Grega – poderá expressar uma energia que tende a expandir sua natureza generosa direcionando-se para humanidade e filantropia.
Saturno, por sua vez, ao ser corregente do signo, mostra nesta geografia celeste uma atenuação de sua natureza restritiva, que poderia se manifestar como um construtor de pontes entre causas impessoais, desfocado do particular, em benefício do geral. Lembrar que Saturno é frugal, comedido. E Aquário o Exilio do Sol, onde luxo e poder perdem significado.
No seu conjunto, portanto, o ciclo poderia estar começando – se a opção for o otimismo – sob a égide de um modelo aglutinador, de redução de hierarquias, de harmonizações intergrupais dentro de coletivos maiores, distribuídos universalmente.
Poderíamos esperar, então, um discurso que focará organizar (Saturno) a sociedade (Júpiter), tendo como cenário de fundo processos inovativos (Aquário), visando a maximizar o utilitarismo (Urano-Touro), com sobriedade e justiça.
Viajando pela lateral
Se é importante observar Urano em Touro, por seu caráter de dispositor da conjunção que estamos tentando entender, também significativa é a situação de Netuno em Peixes, e dispositor da Lua, ali posicionada. Netuno quase sempre explicita e evidencia altruísmo. É a expressão das grandes utopias trazidas ao mundano, ao quotidiano das massas. Tentará, per se, abrigar em seu amplo colo todas as injustiças, os desequilíbrios, os desamores. Não será tarefa fácil! Netuno estará ocupado com sua própria necessidade de inteirar-se, de tornar-se íntegro, de autoconstruir-se. A fechada quadratura que forma com o eixo nodal, contudo, exige-lhe demasiado. Operará de forma bipolar, entre o exagero e a renúncia, entre o otimismo e o desapontamento. E mais sofrerá por receber a Lua, tradicionalmente associada a contingentes populacionais menos beneficiados por disponibilidades materiais. É uma Lua emotiva, sofrida, sonhadora e sem rumo, ao estar vazia de curso. É possível que uma parte do segmento feminino da população se sinta explorada em suas fragilidades, seus medos, reais ou imaginários, de forma bastante intensa. Mais: há conflito entre Júpiter/Saturno e Netuno; a semiquadratura que os conecta impõe exigências, preocupações, temores.
O Utilitarismo, de que falamos antes, nem sempre poderá ser satisfeito, até porque Urano quadra Júpiter/Saturno. Sendo Urano extremamente intenso – e quando quer algo não suporta que lhe imponham limites –, em Touro exacerbará o privilegiamento do “hedonismo das maiorias”, ainda mais que sua dispositora, Vênus, veste-se com o otimismo jupiteriano. A distribuição do consumo se verá limitada pelas regras impostas por Júpiter/Saturno. Haveremos de nos encontrar com o fato de que nem todo o desejável é possível! E o desdobramento desta realidade pode ser ainda mais preocupante: é que Marte (os exércitos), poderá ser chamados a intervir, dado seu trígono com o Sol (todos os que estão investidos de poder). E é um exército implacável, pois faz uma quadratura praticamente partil com Plutão, o senhor dos infernos, quadratura esta que expressa ódios que se evidenciam de forma aberta, explícita e com potencial para manifestar-se com clareza em ambientes coletivos. No Brasil isto pode se evidenciar, entre outros, por exemplo, no campo minado das drogas, com todas as suas implicações de criminalidade associadas¹³. Também nos aglomerados esportivos. Adicionalmente deve-se levar em conta que, além do trígono, há Mútua Recepção por Exaltação entre Marte (o conquistador) e Sol (o autocrata). Poderosos e as mãos que portam armas estarão trabalhando de forma conjunta, coordenada e sincronizada.
Last but not least, a conjunção Júpiter/Saturno se dá praticamente em simultâneo com o Ingresso do Sol em Capricórnio, o que configura uma disposição solar por Saturno que, também ela, vigorará por 20 anos, reforçando a conjunção.
Nós haveremos de aprender a ser responsáveis de novo!
Notas
10 A Idade Média: Nascimento do Ocidente, Hilário Franco Jr., Brasiliense, 2001
11 A escassez alimentar antecipou-se à Febre Negra na Europa.
12 Dicionário de Filosofia, Nicola Abbagnano, Martins Fontes, 2007.
13 Alguns astrólogos poderiam dizer que, em vista da Recepção Mútua entre Marte e Plutão (este como corregente de Áries e Marte exaltado em Capricórnio), esta quadratura poderia mostrar-se menos agressiva. Ainda assim o potencial explosivo, tratando-se de dois maléficos, fica evidente.
Conclusões: compostura, corte no consumismo… e alguma dose de truculência
José A. Baptista diz
Parece que a história bem recente – e negativa – de 7 anos de Urano em Áries negativo (quadratura de 90 graus – 90º) com Plutão em Capricórnio (desde 2011 até final de 2018) vai se repetir. Mas agora com Urano transitando pelo signo de Touro negativo (quadratura) com Júpiter e Saturno transitando pelo signo de Aquário – Urano não vai gostar nada nada de ter elementos astrológicos (intrusos) bisbilhotando a sua Casa Natal. Principalmente depois de 2025 quando Plutão inicia seu trânsito – depois de 248 anos – pelo signo de Aquário, ficando em Aquário até 2043.
E coincidentemente, quando Plutão ingressou em Aquário em 1777 Quíron estava transitando pelo signo de Áries, e em 2025, Quíron estará transitando pelo signo de Áries novamente, como estará positivo com Plutão, não teremos tantas catástrofes como ocorreu de 2011 até 2018. Inclusive, países com signos de Aquário – no Solar e/ou no Ascendente, como o Brasil – serão os mais beneficiados, isto porque Plutão deixa de transitar pelo inferno astral dos aquarianos, do Brasil, principalmente, onde ficou por longos 16 anos – desde 2009.
Um período que beneficiará em muito o planeta Terra, principalmente as tecnologias e mais ainda as espaciais, principalmente estas; até comunicações com extras-terrestres, e num contexto geral também, é de “2026 até 2032” – mais as vibrações benéficas de Júpiter nos anos de 2028 (à partir de agosto) e 2030 (à partir de novembro), aspectos positivos entre Plutão (em Aquário), Urano (em Gêmeos) e Júpiter (em Libra e Sagitário – respectivamente). Ao longo da história raramente acontece angulações positivas por longo tempo (7 anos) entre Plutão em Aquário com Urano em Gêmeos.
De 2032 até 2039 novamente aspectos negativos (um quincúncio – 150º) ente Plutão (em Aquário) com Urano (em Câncer). Como os aspectos negativos entre Urano e Plutão causam acontecimentos rápidos, inesperados, prolongados, transformadores destruidores, pegam os terráqueos de surpresa, e aí os sofrimentos são maiores. Acontecimentos tais como: Terremotos, tsunamis, maremotos, desmoronamentos, tornados, incêndios, naufrágios (Urano e/ou Plutão negativo com Netuno à partir de 2035). E também, podem ocorrer muitos acidentes aéreos – de 2032 até 2039 – aqui os acidentes aéreos ocorrerão devido o espaço estar super congestionado por aviões e outros tipos de naves. Os recados dos astros e estrelas estão aí, vamos aguardar…
Eliseu diz
Décadas de 2020 e 2030, guardem estes 20 anos, serão os mais tumultuados e agressivos da história da humanidade.
O Capitalismo vai CAIR na década de 2020 depois de sucessivas crises políticas e econômicas pelo mundo (portanto é inútil acumular dinheiro e riquezas, uma vez que falta pouquíssimo pro dinheiro não valer mais nada), o mundo entrará em caos generalizado e os suicídios serão a principal causa de morte no planeta.
Na década de 2030 será a vez da natureza mostrar sua força total destruindo continentes inteiros.
Então não se preocupem, o capitalismo e o mundo como o conhecemos, vai mudar profundamente a partir de 2020. Muitas profecias e visões de populares confirmam isso.
Carlos Ronasi diz
Tem algum artigo neste site, falando sobre a Entrada de Urano em Touro ???
José A. Baptista diz
Acho que não, pois só encontrei “O significado de Urano em Áries”. Se você é de Áries tome cuidado com suas finanças quando Urano estiver negativo neste 7 anos que ele ficará em Touro; Se você é de Touro tome cuidado com tudo que você pensa, faz, fala e age – pense em fazer economias – quando Urano estiver negativo; Se você é de Gêmeos tome mais cuidado ainda com tudo que você pensa, faz, fala, age, escreve e, principalmente quando em viagens, pois Urano está transitando pelo seu inferno astral, e quando Urano está negativo neste setor, todo cuidado é pouco, isto porque – no caso de algum acontecimento negativo, Marte avisa, Urano não –, ele faz tudo acontecer de forma rápida, inesperada e dolosa – fisicamente e psiquicamente.
joao diz
adoraria uma abordagem com astrologia tradicional ):
Nando Guimarães diz
Obrigado pelo texto, seu interesse e pesquisa. O tema me agrada. abraços
Silvio diz
Pensei que íamos nos livrar da barbárie capitalista, mas é ao contrário. Refundar a barbárie! Estou perplexo.
Marcus Borelli diz
Tenho a impressão que a conjunção Saturno / Plutão em janeiro de 2020 não deveria ser esquecida. Muita convulsão na política provavelmente. Eles dois se encontrarão em Capricórnio. O tempo urge …