A imagem abaixo é a da carta especulativa de nascimento de Luis Inacio Lula da Silva, considerando a data de nascimento constante no registro oficial e o horário retificado pelo autor, com base em diversas técnicas.
Quatro vezes candidato a presidente
Eleição Presidencial – Em 15 de novembro de 1989 vai para o segundo turno das eleições presidenciais, sendo depois derrotado por Fernando Collor de Mello. Lula estava com 44 anos, um mês e nove dias de idade. Isso corresponde ao arco de direção de 44°06′. O importante Vênus, planeta da casa XI (projetos), dirigido, vai para 28°23′ de Libra, em quadratura com o Meio-Céu. O Meio-Céu dirigido fica em semi-sextil com o Sol. O Sol dirigido fica em trígono com o Meio-Céu. Plutão dirigido ainda estava em sextil com Saturno.
Quando começou o processo de votação, às 8 horas (HV) do dia 15 de novembro de 1989, o Sol, transitava a 23°01′ de Escorpião, em trígono com Saturno do mapa de Lula, planeta do Meio-Céu, regente da casa III. A Lua, a 23°26′ de Gêmeos, estava em sextil com Saturno de Lula. Mercúrio, a 25°44′ de Escorpião, também estava em trígono com este Saturno. Vênus, a 9°54′ de Capricórnio, estava em quadratura com Júpiter, regente da casa II (ganho, ou ganhar as eleições). Marte, a 7°31′ de Escorpião, estava em conjunção com a Parte da Fortuna. Júpiter, retrógrado, a 10°22′ de Câncer, na casa IX do mapa de Lula, caminhava para a quadratura com sua posição natal. Saturno a 10°32′ e Netuno a 10°25′ de Capricórnio se opunham a Júpiter em trânsito. Urano, a 3°06′, na cúspide da casa III, estava em conjunção com o Nodo Lunar Descendente. Finalmente, Plutão, a 15°26′ de Escorpião, estava em trígono com Marte, na casa IX, regente da casa VI da Fig.01.
1° debate, do segundo turno – Em 3 de dezembro de 1989, à noite, acontece o 1° debate em rede nacional de TV, do qual Lula é considerado o candidato com melhor desempenho.
Às 22 horas (HV) desse dia, o Sol, dispositor de Plutão, estava a 11°49′ de Sagitário, em trígono com Plutão na casa X de Lula. A Lua, regente do Meio-Céu, estava a 16°20′ de Aquário, em trígono com Urano e com Mercúrio natais. Plutão, a 16°09′ de Escorpião, estava sobre o Mercúrio de Lula, em quadratura com Marte, próximo do trígono com Urano. Mercúrio, a 24°32′ de Sagitário, estava em quincunce com Saturno. Vênus, a 25°49′ de Capricórnio, estava saindo da oposição com Saturno. Júpiter, retrógrado, a 8°48′ de Câncer, estava em quadratura com sua posição na Fig.01. Saturno, a 12°24′ de Capricórnio, estava em quadratura com o Sol de Lula. Urano, a 4°06′ de Capricórnio, estava sobre o Nodo Lunar Descendente. Finalmente, Netuno, a 11°00′ de Capricórnio, estava em quincunce com Plutão.
2° debate, do segundo turno – Em 14 de dezembro de 1989, à noite, acontece o 2° debate pela TV, no qual Lula teve pior desempenho do que Fernando Collor.
Às 22 horas (HV) desse dia, a Lua, dispositora de Saturno na carta natal, estava a 23°52′ de Câncer, sobre Saturno de Lula. Marte, planeta da casa IX, regente da casa VI, transitava a 27°46′ de Escorpião, em trígono com o Meio-Céu. Mercúrio, a 10°53′ de Capricórnio, estava em quincunce com Plutão. Júpiter, retrógrado, a 7°29′ de Câncer, estava em quadratura com Netuno natal. Saturno, Urano, Netuno e Plutão transitavam formando os mesmos aspectos que formavam por ocasião do 1° debate.
Perde no 2º turno – É derrotado nas eleições do dia 17 de dezembro de 1989, 2º turno das eleições presidenciais. Quando começou o processo de votação, às 8 horas (HV) desse dia, Mercúrio, regente da casa XI (projetos), dispositor de Vênus, que na Fig.01 está junto da Lua, regente da casa IX e do Meio-Céu, transitava a 14°14′ de Capricórnio, em trígono com Vênus, em quadratura com a Lua e em oposição com Marte. O Sol, a Lua, Vênus e Marte não formavam aspectos com posições da Fig.01. Os demais planetas continuavam a formar os mesmos aspectos que formavam por ocasião do 2º debate.
Outra eleição – É novamente candidato à Presidência da República. Na eleição de 3 de outubro de 1994 é derrotado, no primeiro turno, por Fernando Henrique Cardoso. Quando começou o processo de votação, às 8 horas desse dia, o Sol estava saindo da conjunção com Júpiter natal. A Lua estava em quadratura com Urano, na casa VIII (perda). Mercúrio, regente da casa VIII, a 4°42′ de Escorpião, estava sobre o Ascendente. Vênus, Júpiter e o Nodo Lunar Ascendente transitavam juntos, em trígono com Marte de Lula, planeta da casa IX, regente da casa VI (trabalhadores) – configuração que permite associações com o PT. Reforçando isso, Marte transitava o Meio-Céu. Saturno, em Peixes, formava quincunce com seu dispositor, Netuno.
Presidente de honra do PT – Em 1995 deixa a presidência do PT e torna-se presidente de honra do partido. Estava com 50 anos de idade. Júpiter, regente da casa II, dirigido, fica a 28°56′ de Escorpião, em trígono com o Meio-Céu de Lula. Vênus, dispositor do agrupamento da casa XII, dirigido, fica no Ascendente. Saturno, planeta do Meio-Céu, dirigido, fica sobre Vênus. O Meio-Céu dirigido fica em quadratura com Urano, na casa VIII. Urano dirigido fica em sextil com Netuno e com Júpiter.
Intenção de voto – No final de maio de 1998, pesquisa do Datafolha indica intenção de voto para eleição presidencial de outubro próxima à de Fernando Henrique Cardoso. No final de maio de 1998 o arco de direção correspondente é de aproximadamente 42°38′. Lua-Mercúrio do mapa de Lula (popularidade), dirigidos, ficam em trígono com o Meio-Céu. Vênus, dirigido, fica em quadratura com o Meio-Céu. O Sol dirigido saía do trígono com Saturno natal. Plutão dirigido fica em sextil com Saturno, no Meio-Céu.
Júpiter, regente da casa II (ganho), transitava em Peixes, em trígono com Saturno natal. Saturno transitava em Áries, em quadratura com o Meio-Céu. Urano, em Aquário, estava em trígono com o Sol de Lula. Plutão, em Sagitário, na casa II, estava em sextil com Netuno, na casa II (engano).
Mais uma vez vai para o 2º turno – Em 4 de outubro de 1998 disputa novamente as eleições à sucessão de Fernando Henrique, indo para o 2º turno. Lula estava com 53 anos de idade. Saturno dirigido fica em quadratura com Urano do mapa de Lula, na casa VIII (perdas). Urano dirigido começava a ficar em conjunção com Plutão natal. Plutão dirigido estava em quadratura com a linha dos Nodos Lunares do mapa de Lula (associada aos eclipses, a ‘sombra’). Vênus dirigido estava em conjunção com a Parte da Fortuna. Netuno dirigido estava deixando o trígono que formava com o Meio-Céu.
Quando começou o processo de votação, às 8 horas do dia 4 de outubro de 1998, o Sol, entre Júpiter e o Sol natais, estava em sextil com Plutão. Mercúrio, também em Libra, estava em trígono com Urano do mapa de Lula. Vênus estava em quadratura com a linha dos Nodos Lunares. Marte, em semi-sextil com o Meio-Céu. Urano, em trígono com Júpiter natal. Netuno em oposição ao Meio-Céu, e Plutão em sextil com Netuno do mapa de Lula.
2º turno – Em 25 de outubro de 1998 Fernando Henrique Cardoso vence em 24 das 27 unidades da Federação e em 4.777 (87%) dos 5.513 municípios do país, entre os quais estão 17 capitais. Foram 53,1% dos votos válidos ou 2,075 milhões de votos além do que precisava para ser reeleito ainda no primeiro turno.
Quando começou o processo de votação, às 8 horas (HV) desse dia, transitavam em conjunção o Sol e Vênus, no início de Escorpião, em oposição a Saturno, que estava ingressando em Touro. Urano continuava transitando em trígono com Júpiter do mapa de Lula. Netuno em oposição ao Meio-Céu, e Plutão em sextil com Netuno natal.
Marcha dos 100 Mil – Em agosto de 1999, Lula é um dos líderes da Marcha dos 100 Mil, a maior manifestação política contra o governo de Fernando Henrique Cardoso até aquele momento. Esse movimento fez com que o governo desse maior atenção aos problemas sociais do país. Urano dirigido (sua longitude acrescida de 53°50′) fica sobre Plutão do mapa de Lula, na casa X (a transformação governamental). O Sol, regente da casa X, dirigido, estava em Sagitário, na casa II (ganho), em sextil com Netuno natal, na casa XII – o ganho social.
O Sol e Mercúrio transitavam na casa X. Júpiter transitava em oposição ao Ascendente. Saturno em semi-sextil a Urano natal, e Urano transitava em Aquário, em trígono com a conjunção Lua-Mercúrio e em quincunce com Vênus e com Marte do mapa de Lula.
Carta Básica – Pelas concordâncias observadas, a Fig.01 pode ser considerada uma carta astrológica básica para Luís Inácio Lula da Silva.
Continue lendo: A carta de Lula e a Carta da Independência do Brasil
José A. Baptista diz
Com relação aos “Ascendentes” do Lula fiz a retificação para 06/10/1945 e 27/10/1945, mas optei pela data de 06/10/1945. Já com relação ao Ascendente, optei por Libra á 11 graus e 20 minutos, resultando neste horário de nascimento: 05 horas e 07 minutos.
Enquanto não aparecer informações sobre a hora exata do nascimento do Lula, para mim valerá às 05h. e 07m. Muitas pessoas dizem que lembro o Lula, portanto, para quem aponta que o Ascendente do Lula é Peixes, pode até estar certo, pois, além de algumas características faciais que alguma pessoas dizem que pareço com o Lula, sou de Peixes duas vezes (Solar e Asc.) e não tenho o dedo mínimo da mão esquerda – igual ao Lula.
Para retificar a hora e o Ascendente uso o CAL (Código Astral Lunar), código este que desenvolvi á partir de informações contidas no excelente livro sobre retificação da hora, “Astrologia Revelada” (Gráfica e Editora Alvorada), do astrólogo e professor Jeferson T. Alvares.
Teresa diz
Hoje foi publicada a ficha de entrada dele na PF e a data e 06/10/1945.