Caroline Pivetta da Mota tinha 24 anos quando, em 26 de outubro de 2008, integrou um grupo de 40 jovens que picharam o andar vazio do prédio onde acontecia a 28ª Bienal Internacional de São Paulo. Ela foi a única detida, tendo passado 54 dias presa na Penitenciária Feminina de Santana.
Quase todos os manuais de Astrologia trazem sugestões de interpretação para certas combinações de planetas em signos, assim como para a ocorrência de aspectos tensos. Pessoas com Lua em Leão, por exemplo, costumam ser descritas como aquelas que gostam de fazer as coisas em grande escala, até porque tem uma forte necessidade de reconhecimento e aplauso. Já o aspecto de Lua em oposição com Marte costuma ser associado a pavio curto, impaciência, disposição contestadora e rixenta. E o que pensar de uma quadratura de Marte com Saturno? Ponto para quem apostar em problemas com autoridades. E Lua em quadratura com Saturno? Alguém pensou em situações de depressão e confinamento?
A quadratura T de Caroline já vinha, aliás, funcionando a todo vapor desde algum tempo. Esta não é o primeira vez que a artista de rua enfrenta problemas com a lei, e sempre pelo mesmo motivo. Contudo, o quadro de intolerância que começamos a viver no ambiente macro, com a oposição Saturno-Urano e a entrada de Plutão em Capricórnio, contribuiu para que desta vez a jovem contestadora recebesse uma punição absolutamente desproporcional à gravidade da provocação. Basta lembrar que Caroline foi a única detida dentre os mais de 40 pichadores que invadiram a Bienal; e que fora a própria direção do evento que instigara manifestações do gênero, ao deixar um andar inteiro desocupado (o segundo piso, batizado com o sugestivo nome de “planta do vazio”) e ao propor como lema o “contato vivo” entre artista e público.
A má vontade de juízes e burocratas sinaliza um fenômeno muito mais grave: a intolerância com que serão tratadas contestações de todo tipo durante a vigência da oposição Saturno-Urano em combinação com a passagem de Plutão nos primeiros graus de Capricórnio. O bom senso acabou prevalecendo e a pichadora foi libertada poucos dias antes do Natal. Contudo, ainda corre o risco de ser condenada a até três anos de prisão. O que aconteceu com Caroline serve de alerta aos portadores de aspectos tensos Lua-Marte, Lua-Urano, Marte-Urano e outros do mesmo naipe: em tempos de Plutão em Capricórnio, é bom pensar duas vezes antes de chutar o pau da barraca.
Carlos Ronasi diz
UM BELO EXEMPLO DE UMA ANARQUISTA E MARIA VAI COM AS OUTRAS !!!