Estou chocado, Lydia Vainer nos deixa hoje. Sempre esteve presente com seu trabalho discernimento e amizade. Trabalhamos juntos criando a Agenda Astrológica em 1988, que foi um sucesso. Tivemos trocas incríveis e compartilhamos muito da maneira como entendemos a Astrologia e vivenciamos a vida, a política, a amizade. Os últimos anos eu estive afastado de São Paulo, e também nos falamos pouco. A última vez que conversamos foi na última apresentação na escola Gaia de Astrologia. Fico consternado, a notícia me vem como um solavanco e um despertar, o tempo de vida de cada um de nós é precioso, e estarmos próximos, compartilhar a amizade acima de tudo, é extremamente precioso. Neste momento de dor e perda, fica a consciência da impermanência, e a necessária aceitação do destino de cada um de nós. Paz para Lydia Vainer, seu sofrimento terminou. Paz para o coração de sua família. (publicado em redes sociais, em 19.01.2020)
Este foi o primeiro impacto e a primeira emoção no momento em que soube da partida da minha amiga Lydia. Conheci Lydia, nos anos 80, quando estava me aprofundando em Astrologia e começando a atender pessoas. Conheci-a através da amiga em comum, Carminha Levy. Ficamos amigos de imediato. Logo nossa amizade e empatia com os temas da Psicologia, da Astrologia, do Judaísmo, da Política nos aproximaram e pudemos compartilhar muitas horas de conversa e trocas. A nossa amizade mútua com Valdenir Benedetti também foi um grande laço de fraternidade. Lydia sempre foi astróloga, olhava a vida sempre pelos olhos da Astrologia, sempre buscava referência de como a Astrologia teria uma interpretação deste ou daquele fato.
Lydia era do tipo intuição, criava, e interpretava qualquer tema na hora. Suas palestras sempre foram muito criativas e inovadoras. Sempre fraterna e disposta a ajudar, a apoiar. Amiga de todos, circulava com elegância e tranquilidade em qualquer ambiente de Astrologia. Mantinha um olhar positivo para situações que aparentemente eram difíceis. Sabia muito bem combinar os dois lados, olhar e compreender, acolher o que seria o lado obscuro de uma situação.
Poucas vezes me lembro dela reclamando da vida, ou de dificuldades que com certeza vivia. Neste tema da vida pessoal, era bem reservada como é o arquétipo do seu signo, Escorpião. Conheci a casa dela em Florianópolis e os trabalhos incríveis de tapeçaria do seu marido. Ela estava sempre um pouco em São Paulo e um pouco em Florianópolis. Também era excelente na cozinha, tive a oportunidade de degustar sua habilidade com os temperos e panelas, fazendo iguarias.
Estivemos juntos num projeto importante e que marcou a história da Astrologia em São Paulo, a primeira agenda tipicamente voltada para a Astrologia. Inspiração de Carminha Levy, que tinha comprado uma agenda fora do Brasil, e incentivados por ela, nos dedicamos a fazer a Agenda. Foi produzida pelo Ian Levy, esposo de Carminha. A agenda foi lançada em 1988, e fez enorme sucesso, depois foi reproduzida até o ano de 1990.
Estivemos juntos também no processo de estar à frente da CNA, (Central Nacional de Astrologia). Lydia me apoiou nos árduos anos em que ocupei a presidência, e ela contribuiu com a direção regional em Florianópolis, criando eventos importantes com a chancela da CNA, e praticamente continuando até agora, em que ela se foi.
Publicou, junto com Barbara Abramo e Maurício Bernis, uma análise sobre o governo Lula: O Governo Lula e os Astros.
Lydia Vainer se foi e deixou um vazio, uma falta, e um aviso, de que adiar o que podemos viver e fazer juntos pode ser irreversível. A oportunidade que temos agora com todas as dificuldades, de compartilhar, aprender uns com os outros e criarmos algo novo, jamais volta.
Miguel Etchepare resgata um livro esgotado há mais de trinta anos
Miguel Etchepare, astrólogo nascido em Buenos Aires e vivendo no estado de São Paulo desde 1982 – primeiro na capital, e atualmente em Santos – teve uma longa trajetória de amizade e colaboração com Lydia Vainer. Ao receber a notícia de sua morte, homenageou-a recuperando um artigo de 1985, inserido no livro Astrologia Hoje – Métodos e Propostas (hoje completamente esgotado). O material está disponível para download no link abaixo:
- PDF: o capítulo de Lydia Vainer no livro Astrologia Hoje, 1985 – Nota: se a exibição no seu navegador parecer incompleta, faça o download do arquivo e abra-o no Acrobat Reader ou outro leitor de PDFs.
Leia também: