Virgem 22. Uma mulher seminua, coroada de flores, cabelos ao vento, dança inclinando-se sobre um espelho d’água, enquanto, um pouco mais longe, uma cortesã faz provocações a um bode. (Imagem da Volosfera)
ou — Uma mulher nua, levando um bode nos ombros. (Imagem do Calendário Tebaico)
As duas imagens realçam a força do feminino em total consonância com o signo da lunação — Virgem.
Na primeira, o vento a embelezar a figura, reflexo da comunhão dos sentimentos (água) e da mulher que dança com eles, sugere a coroação do feminino pela natureza. O destaque à sensibilidade e ao vínculo com a terra e às raízes. [*]
A Lua Nova em Virgem ocorre em uma das pontas de um grande trígono com Plutão em Capricórnio e Urano em Touro. Seu dispositor — Mercúrio — retrógrado em Virgem contribui anda mais com a ideia da imagem da Volosfera de que se trata de um momento de revisão e prática de conceitos já apreendidos em outros períodos.
A oposição de Saturno e Netuno em Peixes a Mercúrio e à Lua Nova, respectivamente, e a cortesã provocando o bode alertam para o cuidado em não se deixar absorver por inseguranças, em manter o vigor e permanecer no caminho traçado, rompendo as barreiras necessárias (Sol/Lua em trígono a Urano) e alcançando o poder no topo do caminho (Plutão em Capricórnio).
No mesmo sentido está a imagem do Calendário Tebaico: a mulher nua, despida de ilusões e máscaras, leva o bode nos ombros, pois reconhece a importância da perseverança para atingir o cume.
No Brasil a Lua Nova ocorrerá na casa 4, de forma que questões dos povos originários e da cultura local podem estar em evidência no período.
O regente do Ascendente na casa 3 — Vênus — em quadratura à Júpiter na 12, regente da casa 8 e corregente da casa 10, mostra dificuldades nas negociações de valores e transações. Entretanto, o sextil a Marte indica que a ponderação e o equilíbrio mostram a saída.
Em nível pessoal, observe onde está o grau 21º de Virgem em sua carta natal e que pontos são tocados por esta Lua Nova para identificar os assuntos e as áreas da vida que estarão energizados por ela.
[*] Nota da autora — Para muitos essa imagem também pode referir a rituais, religiosidades, sacrifícios (mulheres, dança, bode…). Não discorrer sobre essas possibilidades não significa que as ignoro, apenas que, preferi falar sobre o simbolismo do feminino e da perseverança.
Todo e qualquer símbolo terá diversas interpretações de acordo com quem o lê, e cada interpretação não exclui necessariamente as outras.