GRAU SIMBÓLICO DA LUA NOVA A 20º40’ DE SAGITÁRIO EM 12.12.2023
Sagitário 21. Um mago, o chapéu sacerdotal na fronte, dirige sua vareta, num gesto de conjuração, para dois triângulos entrelaçados, encimados por um terceiro. (Volosfera)
ou – Um mago, com a tiara na fronte e o cetro na mão. (Calendário Tebaico)
As duas imagens destacam a figura de um mago como ser poderoso. A da Volosfera sugere ainda que esse poder é capaz de associar e reposicionar grupos para atingir algum objetivo. Aqui, podemos pensar em dois extremos: um pacificador capaz de encontrar convergências que outros ainda não conseguem enxergar ou um manipulador capaz de convencer grupos a se unirem em prol dos interesses dele próprio.
Esta Lua Nova (conjunta a Marte) ocorre na casa 5 do mapa para o Brasil, em quadratura a Netuno e já bem próxima à cúspide da casa 6. A Lua dispõe ainda do ascendente em Câncer. Um bom momento para agir e projetar a autoimagem do grupo rumo aos objetivos definidos. Porém é necessário cuidado com enganos e traições.
Seu dispositor, Júpiter – O Mago –, em movimento retrógrado na casa 10, está oposto a Vênus e em trígono com Mercúrio estacionário, em signos de Terra (Touro e Capricórnio, respectivamente). A briga de forças entre o Governo e os valores da nação, bem como entre o Executivo e o Congresso – Vênus rege a casa 11 – tem opção de encontrar um caminho de equilíbrio para melhorar a crise (Mercúrio na 6), se revisitados conceitos de hierarquia, de certo e errado, de “quem merece mais” etc. Mercúrio e Vênus estão em sextil facilitando a fluidez.
Em nível pessoal, observe onde está o grau 20º de Sagitário em sua carta natal (casa) e que pontos são tocados por esta Lua Nova para identificar os assuntos e as áreas da vida que estarão energizados por ela. Onde estão os enganos a que você deve estar atento? Que setores estão possibilitando a fluidez para resolução de conflitos?