A Programação Oficial do XVIII Simpósio Nacional e IX Internacional de Astrologia, nos dias 4, 5 e 6 de novembro, começará com uma mesa-redonda e contará com 32 palestras, reunindo alguns dos melhores astrólogos brasileiros e duas atrações internacionais: o argentino Adolfo Gerez e a mexicana Cecilia Ortiz, que também ministrará um minicurso na tarde de sexta-feira.
Ainda há tempo para reservar uma vaga. Eis os valores de inscrição:
Maiores detalhes e formulários para inscrição online podem ser encontrados no site do Sinarj.
Eis a programação completa:
MESA REDONDA – 4 DE NOVEMBRO, SEXTA-FEIRA
Coffee break: 18h45.
19h – Mesa Redonda integrada por:
Adonis Saliba – SP: Pesquisa e leciona astrologia natal, empresarial, mundial e horária. Publicou o primeiro livro de Astrologia Horária em português, lançado em 1991. Aplicou astrologia em bolsa de valores com sucesso. Tem formação acadêmica, é professor-doutor em tecnologia nuclear (IPEN/USP). Responsável técnico e articulista no site astrale.com.
Claudia Castello Branco – RJ: Nasceu no Rio de Janeiro, formou-se em Filosofia, trabalhou em jornais, revistas e televisão com matérias e programas sobre o Conhecimento de Astrologia. Deu aulas na Astroscientia e fez parte da fundação do SINARJ.
George Jorge – SP: Jornalista, Publicitário e Astrólogo da Escola Santista de Astrologia.
Cada palestrante terá 20 minutos para apresentar seu ponto de vista a respeito do tema Previsões: Destino ou Escolha?
Após um intervalo de 15 minutos, serão disponibilizados 60 minutos para perguntas da plateia, com a mediação de José Maria Gomes Neto – RJ.
PALESTRAS – 5 DE NOVEMBRO, SÁBADO DE MANHÃ
SALÃO TYCHÉ
09:30 – José Maria Gomes Neto – RJ
O QUE VOCÊ BUSCA ESTÁ À SUA PROCURA?
Práticas de atendimento com técnicas de previsão que valorizam os processos, ritmos e ciclos da vida que levam aos acontecimentos, e o papel do astrólogo como um condutor para tomadas de decisão, mais do que como oráculo.”
Currículo: Estuda astrologia desde 1979; Conferencista Internacional (TEDxRio+20 – “Human Power”: SINCRONICIDADES); Coordena a Oficina de Astro*Coaching; Formação em Coaching – MetaCoaching – MetaPractitioner, MetaMaster – NLP, Cursa Bacharelado de Filosofia FSB
10:30 – Carlos Fini – PR
ASTROLOGIA E O MODELO HOLOGRÁFICO – PREDIÇÕES E MÉTODOS CONJUGADOS
Estudo do Paradigma holográfico abordado em relação às técnicas integradas de Predições como Direções Primarias, Secundarias, Trânsitos Lentos, Disparos, Lunações, Revolução Solar.
Currículo: Astrólogo Profissional a mais de 30 anos, Expositor em congressos Nacionais e Internacionais de Astrologia , Especialista em Simuladores de Realidade Virtual voltadas para estudos Científicos, em especial Astronomia e cosmologia, em projetos junto ao CNPQ e Universidades Brasileiras.
11:30 – Anna Maria Costa Ribeiro – RJ
PREVER É UMA HABILIDADE A SER DESENVOLVIDA
Prever é uma habilidade a ser desenvolvida, não vem pronta. Condições para o astrólogo ter maior segurança ao prever. Diferenças entre previsões pessoais e mundiais. O que mantem a eficácia das previsões e o que prejudica. A técnica é o menos importante, então, o que é importante?
Currículo: Diretora e consultora da URANTIAM. Autora de 34 livros. Consultora e professora. Sócia fundadora do SINARJ. Site: www.urantiam.com
SALÃO FORTUNA
09:30 – Edil Carvalho – RJ
HOMERO ERA ASTRÓLOGO?
É o que afirma um comentador helenístico desconhecido nas páginas da Ilíada de Homero, onde se vê escrito: “não há homem algum que tenha escapado do destino”. A noção de destino aí presente prova que o poeta grego era astrólogo?
Currículo: Edil Carvalho é formado em Astrocaracterologia, membro da Academia Celeste, autor do site Coordenadas Celestes (http://edilcarvalho.wix.com/coordenadas-celestes) e doutorando em filosofia na UFRJ.
10:30 – Vanessa Tuleski – RJ
CASA OITO: TÃO PERTO DA CURA QUANTO DA DESTRUIÇÃO
A Casa Oito como fonte de crise, aprendizado e transformação. O papel do outro, o viés terapêutico e a possibilidade de cura, mas também o potencial de destruição. Conhecendo as nuances luminosas e obscuras de uma mesma casa.
Currículo: Iniciou seu trabalho como astróloga profissional em 1996, com o lançamento de seu site www.vanessatuleski.com.br. Ministrou workshops no Rio, SP e Porto Alegre e produz conteúdos para os sites Personare e Constelar.
11:30 – Nivaldo Pereira – RS
EMOÇÕES NO SOFÁ: UM OLHAR ASTROLÓGICO SOBRE A TELENOVELA BRASILEIRA
Numa abordagem interdisciplinar da astrologia, vamos investigar a vocação do Brasil como “país da televisão” e “país das novelas” e o quanto as temáticas dos folhetins eletrônicos refletem aspectos marcantes do jeito de ser brasileiro.
Currículo: Nivaldo Pereira é baiano, radicado no Rio Grande do Sul. Estuda astrologia desde 1988, com foco nas interfaces com as ciências humanas, e é professor do Curso de Formação em Astrologia na Unipaz-Sul, em Porto Alegre.
PALESTRAS – 5 DE NOVEMBRO, SÁBADO DE TARDE
SALÃO TYCHÉ
14:00 – Lucia Torres – RS
A NATUREZA DUAL DE VÊNUS NOS DESTINOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS
Serão abordadas as questões relativas aos ciclos (trânsitos com o Sol e pentagramas) e à simbologia deste planeta. Pesquisas em sítios megalíticos revelam que os povos antigos já conheciam estes movimentos bem melhor do que nós.
Currículo: Prof. Mestra em Literaturas de Língua Portuguesa (UFRGS), astróloga e terapeuta. Diretora da Unipaz-Sul, coord. do Curso de Formação em Astrologia e do curso Limiares e Travessias – jornadas de mitologia e simbolismo. Autora com vários livros e artigos publicados.
15:00 – Carlos Hollanda – RJ
DISPARANDO O RELÓGIO CÓSMICO – TÉCNICAS DE PREVISÃO, EFEITO BORBOLETA E FABRICAÇÃO DE REALIDADES
Técnicas de previsão promovem realidades alternativas – como na física quântica, a atenção ao fenômeno altera o resultado. Demonstração com a plateia. Campos de Experiência: como manipulá-los? Macetes para promover o “Efeito Matrix”.
Currículo: Astrólogo desde 1988. Co-fundador de 3 escolas. Atua em eventos internacionais (sobretudo Brasil e Portugal). Autor dos livros “Progressão Lunar e Kabbalah”, “Astrologia e as Polaridades” e “Trânsitos Planetários”.
16:00 – Maria Eugênia de Castro e Luiz Augusto Figueira – RJ
O ETERNO IMPASSE ENTRE DESTINO E LIVRE-ARBÍTRIO
Estudo inédito que não consta em nenhum livro (até agora). Pesquisa baseada em 42 anos de estudo teórico e prático, apresentando uma fórmula educativa que o Zodíaco demonstra como uma possibilidade de evolução do ser humano.
Currículo Maria Eugênia de Castro: Mais de 38 anos de pesquisa, prática, consultoria e aulas de Astrologia. Fundadora e Presidente da SARJ. Especialista em: Teoria e Prática do Evolutivo (de Dom Neroman) e Astrologia da Evolução.
Currículo Luiz Augusto Figueira: Estudioso de Astrologia e palestrante de vários Congressos da SARJ e do SINARJ. Colaborador com M. Eugênia dos seguintes livros: O Livro dos Signos, Astrologia: uma novidade de 6000 anos, Astrologia e as Dimensões do Ser.
17:30 – Otavio Azevedo – RJ
É POSSÍVEL FAZER PREVISÕES CONCRETAS PELA ASTROLOGIA?
As limitações da interpretação de símbolos com vistas à previsão do futuro e a inevitável questão: “É possível fazer previsões concretas pela astrologia?”. As inúmeras formas de (auto) engano no que diz respeito às previsões do futuro.
Currículo: Otávio Azevedo é engenheiro civil e astrólogo há mais de 30 anos. Sócio fundador do SINARJ, presidiu a instituição de 1995 a 2000. Fundou o Astro*Timing (1991) e o Jornal Universus (1994) em parceria com Paula Salotti.
18:30 – Eduardo Maia – PE
MANCIA & LOGIA NO CAZIMI DE MERCÚRIO
A antiga questão ‘Destino ou Livre-Arbítrio?’ tem narrativa na Mitologia, com Mercúrio ‘Loggio’ & Apolo ‘Mântico’. No Mito, Mercúrio inventa a Lira e troca pelo Caduceu de Apolo. Em 2016, houve um Cazimi de Mercúrio, no ‘Coração do Sol’ – Trânsito que se repete em 46 anos e se estende até 28/maio/2017. Apresentaremos ciclos & símbolos como oportunidade de ampliar o tema.
Currículo: Astrólogo e Prof. de Astrologia, Simbologia, Arte e Mitologia; Conferencista e Pesquisador da Astrologia (há 46 anos); Diretor da Academia Castor & Pólux (fundada em 1982, Recife); Criador do Projeto Céu&Terra p/Empresas; Cursos para Crianças (desde 1984); Trabalhos de Ampliação do Mapa do Céu; Apresentador/Produtor de Eventos (como o ‘Stellium’, desde 1982).
SALÃO FORTUNA
14:00 – Patricia Boni – SP
PREVISÕES: REPETIÇÃO OU RENOVAÇÃO?
As experiências de vida são armazenadas pelo cérebro de acordo com os ciclos planetários. Estas interconexões permeiam uma sucessão de lembranças e padrões. Mapear estes períodos facilita transmutar atitudes.
Currículo: Patrícia Boni, astróloga, jornalista e educadora. Professora da Escola Gaia (SP). Participou de cursos na Escola Municipal de Astrofísica, do projeto Planetarium e do grupo GaiaBrasilis. Autora do CBA Memória Celeste.
15:00 – Cid Marcus – SP
ASTROLOGIA HINDU: A INDEPENDÊNCIA INTERIOR
Diante de qualquer previsão astrológica (desde que bem elaborada), só podemos fazer escolhas conscientes se tivermos independência interior. As melhores explicações sobre isto estão na astrologia hindu.
Currículo: Cid Marcus Vasques é professor de mitologia e de astrologia e de suas relações com a arte, o cinema, a literatura, o teatro e a música. Ministra seus cursos em São Paulo.
16:00 – Marcia Ferreira Silva – SP
APROFUNDANDO TRÂNSITOS E PROGRESSÕES: O QUE PREVER?
Através do estudo de casos, nosso enfoque nesta palestra será em relação à compreensão dos processos envolvidos em determinados Trânsitos e Progressões, com um olhar para a colocação de Richard Tarnas: “A Astrologia é arquetipicamente preditiva, não evento-preditiva”.
Currículo: Astróloga e Psicóloga, diretora do C.E.A.P. – www.astrologiaceap.com.br , ministrando cursos presenciais e online e atendimentos em astrologia. Palestrante em congressos nacionais e internacionais. Obteve o título ISAR C.A.P., reconhecido mundialmente.
17:30 – Angela Brainer – PE
O CÉU DOS PREMATUROS
“Por que morre quem nasce de oito meses e vive normalmente os de sete?” A investigação astrológica sinaliza que as causas dos nascimentos prematuros e seu destino, afortunado ou não, encontram-se ancoradas nas raízes do Céu.
Currículo: Astróloga, Consultora, Professora, Pesquisadora, Congressista e Diretora da Luzes do Céu – Centro de Estudos Cosmológicos /PE.
18:30 – ADONIS SALIBA – SP
A ASTROLOGIA HORÁRIA E O ESTADO CÓSMICO
Astrologia Horária avalia problemas da vida comum. O querente, ao fazer a pergunta, traz consigo um estado cósmico muito mais amplo do que a simples resposta. Como, nós, astrólogos, devemos ou não analisar esse estado cósmico para melhor responder a pergunta horária.
Currículo: Adonis Saliba, também conhecido como Adon Saleeby, é astrólogo desde a década de 1980. Pesquisa e leciona astrologia natal, empresarial, mundial e horária. Publicou o primeiro livro de Astrologia Horária em português, lançado em 1991. Aplicou astrologia em bolsa de valores com sucesso. Tem formação acadêmica, professor-doutor em tecnologia nuclear (IPEN/USP). Responsável técnico e articulista no site astrale.com.
PALESTRAS – 6 DE NOVEMBRO, DOMINGO DE MANHÃ
SALÃO TYCHÉ
09:30 – Ricardo Lindemann – DF
O LIVRE-ARBÍTRIO NO MAPA ASTRAL DE IRMÃOS GÊMEOS
Estudo comparativo de diversos casos de Mapas Astrais Natais de irmãos gêmeos, bem como de gêmeos astrais, visando investigar se existe e qual seria a possível margem de liberdade de escolha em relação à ideia clássica de destino (ref.: Nêmesis na tradição grega e Prarabdha Karma na hindu).
Currículo: Doutorando em Ciência da Religião – Filosofia do Yoga (UFJF), Mestre em Filosofia (UnB), Engenheiro Civil (UFRGS), Presidente do Sindicato dos Astrólogos de Brasília (SINABRA), Autor de “A Ciência da Astrologia e as Escolas de Mistérios” (3ªed.) site: www.ricardolindemann.com.br
10:30 – Cecilia Ortiz – MÉXICO
OS TRÂNSITOS POR DECLINAÇÃO. A OUTRA VERDADE
No estudo dos acontecimentos são utilizados principalmente os trânsitos por longitude eclíptica, mas os trânsitos por declinação têm sido esquecidos. Mesmo que revelem situações não vistas ou complementem com maior clareza a interpretação.
Currículo: Consultora, conferencista, produtora de eventos e escritora. Diretora de La Casa del Astrólogo e Presidenta do Consejo Mexicano para la Investigación Geocósmica y Mexico City Chapter de la NCGR.
11:30 – Antonio Carlos Harres – RJ
PREVER E PREDIZER
A distinção entre mancia e logia dos astros, diferenciando o prognóstico baseado no ver antes (previsão) pela revelação inspirada em símbolos (mancia), do dizer antes (predição) pelo discurso (logia) da memória acumulada, da probabilidade racional e da estatística. A diferença entre interpretação e análise do mapa astral e os riscos de distorções pelo viés do sistema de crenças do intérprete.
Currículo: em parceria com Maria Eugênia de Castro fundou a SARJ, primeira associação de astrólogos do Rio de Janeiro, da qual foi seu primeiro Vice Presidente. Também foi o primeiro, como membro da Escola Júpiter, a trazer um astrólogo do exterior ao Brasil, Boris Kristoff.
SALÃO FORTUNA
09:30 – Vanessa Guazzelli Paim – SC
TRÂNSITOS, PROGRESSÕES E DIREÇÕES DE LUA NEGRA: A HÉCATE DE TRÊS CABEÇAS E O ENCONTRO COM O REAL
Como um encontro com a Hécate de Três Cabeças, estes ciclos evidenciam questões do destino e das escolhas. Mobilizam o nível da sobrevivência e do Real da experiência, para aquém ou além das palavras e imagens.
Currículo: *Astróloga pesquisadora, professora e conferencista internacional, com artigos publicados em português, espanhol, inglês e romeno. Agent 55 da C*I*A. Ex-Presidente da CNA. É também psicóloga psicanalítica lacaniana.
10:30 – Deborah Jean Worthington – SP
OS CAMINHOS DA ASTROLOGIA NA CONTEMPORANEIDADE
A astrologia é uma ferramenta poderosa e a resultante deste trabalho é pautada pelo determinismo, escolha ou fio do destino? E como devemos lidar com isso? Qual o limite ético de interferência no caminho de desenvolvimento de nosso cliente? Um convite à reflexão…
Currículo: Astróloga desde 1992, Hipnoterapeuta Ericksoniana, formanda em Psicologia Junguiana pelo Facis/ Ijep. Membro da Sociedade Antroposófica, atua como Astróloga, terapeuta, consultora, professora. Autora dos blogs Astrólogos do Brasil e Astrologia Essencial, no Facebook.
11:30 – Adolfo Gerez – ARGENTINA
CASAS DERIVADAS EM ASTROLOGIA MUNDIAL
A técnica das Casas Derivadas já aparecem em textos da Astrologia Clássica. Com os séculos seu uso mudou para todos os ramos da Astrologia, são uma forma de aprofundar os assuntos das casas. Será mostrada a interpretação das Casas Derivadas do ponto de vista político, econômico e social.
Currículo: Técnico em Astrologia graduado no Centro Astrológico de Buenos Aires em 1994. É professor do Seminário de Astrologia Mundial 1 e 2. Em 2013 criou Astrologia Global, um espaço dedicado a formação, educação e divulgação da Astrologia Mundial.
PALESTRAS – 6 DE NOVEMBRO, DOMINGO DE TARDE
SALÃO TYCHÉ
14:00 – Celisa Beranger – RJ
PREVISÃO: O PAPEL DOS DISPARADORES
Abordaremos a importância da conjugação de diversas técnicas, focando no papel exercido pelas técnicas de períodos curtos como disparadoras de situações e acontecimentos apontados nas técnicas de períodos longos. Serão enfocados os seguintes disparadores: Mapa Diário, Estacionamentos, Luas Novas e Cheias, Trânsitos de Marte e Júpiter, Direções Secundárias da Lua e da Parte da Fortuna.
Currículo: Formação acadêmica em Arquitetura com pós em Urbanismo. Astróloga consultora, professora, pesquisadora, autora de livros e trabalhos publicados no Brasil e estrangeiro. Palestrante em eventos e congressos no Brasil, América do Sul e Península Ibérica. Presidente do SINARJ.
15:00 – Robson Papaleo – SP
O DIREITO AO MEU DESTINO
Todos temos que entender nosso destino, a função para a qual fomos destinados desde o início de nossa vida. Nosso mapa astrológico é a qualidade do instante de nosso nascimento, representando um momento cósmico constantemente em andamento. A previsão é o destino sendo cumprido, mas posso mudar essa rota da vida? O cosmos é a perfeição. O instante do nascimento representa esse instante perfeito, e sendo assim, temos direito à vida de perfeição e plenitude.
Currículo: Astrólogo, professor, diretor e coordenador de cursos e eventos da GAIA • Escola de Astrologia, formação em Arquitetura e Urbanismo.
16:00 – Mauricio Bernis – SP
O MAPA NATAL, AS PROGRESSÕES E OS TRÂNSITOS – ONDE ESTÃO AS PREVISÕES?
Como identificar no mapa natal as possibilidades de acontecimentos. Planetas mais fortes e significantes nas previsões. Só acontece mesmo o que está previsto no mapa natal? Conjugando e diferenciando trânsitos, progressões diretas e pré-natais.
Currículo: Mauricio Bernis é Astrólogo e Engenheiro com Extensão em Administração, Psicologia e Parapsicologia. Mais de 20 anos de prática em Astrologia. CEO da AstroBrasil® e do Portal Astroinvest. Palestrante, colunista e autor de livros sobre o tema.
17:30 – Fernando Fernandse – RJ
DOS MEGACICLOS ÀS MICROTÉCNICAS: A CAIXA DE FERRAMENTAS DA PREVISÃO
Como explicar o Holocausto e os campos de extermínio, o efeito devastador da Lava-Jato ou a atual crise de refugiados na Europa? Hora de usar os macrociclos, uma potente e quase desconhecida ferramenta de previsão.
Currículo: Fernando Fernandse é editor do site Constelar, fundador e diretor da Escola Astroletiva. Jornalista, Mestre em Sistemas de Comunicações pela UFRJ, profissional de RH e integrante da atual diretoria do SINARJ.
18:30 – Marcia Mattos – RJ
NETUNO, NEURÔNIOS-ESPELHO, HIPEREMPATIA: A DIFÍCIL TAREFA DE SE DESIDENTIFICAR
Vamos levantar “os efeitos colaterais” produzidos pelo excesso de empatia como facilmente ocorre em casos de Netuno superativado no Mapa Natal ou por Sinastria.
Currículo: Márcia Mattos é Jornalista, astróloga, autora do Livro da Lua. Ministra Conferência em Congressos Nacionais e Internacionais e workshops no Brasil e no exterior. Coordenadora do Curso de Formação em Astrologia na Universidade Candido Mendes e na Cia dos Astros.
SALÃO FORTUNA
14:00 – Lydia Vainer – SC
O ESTREITO ENTRELACE ENTRE A ESCOLHA E O DESTINO
A contemporânea psicologia ocidental atribui ao indivíduo ser o senhor absoluto do seu destino. Entretanto através do nosso oficio de astrólogo constatamos, com enorme frequência, o destino travestido de escolha. Este tema – o íntimo casamento entre escolha e destino – será abordado através de vários mapas com os respectivos trânsitos, progressões e sinastria.
Currículo: Lydia Vainer, astróloga e psicóloga há mais de três décadas, com experiência em atendimentos individuais e empresarias na área de RH . Ministra cursos de astrologia, participou de inúmeros simpósios e congressos de astrologia, possui livros publicados, e também pesquisas na área da saúde e sua correlação com astrologia tais como câncer de mama, obesidade, e outros . É terapeuta floral.
15:00 – Martha Perrusi – PE
ANÁLISE DE DISCURSO DE MANUAIS DE ATENDIMENTO
Neste trabalho, pretendemos fazer uma análise do discurso de manuais de atendimento astrológico da linha psicológica, em especial, os capítulos dedicados à prática de atendimento no que se referem à predição. Para isso, precisamos compreender o texto, o contexto e os subtextos presentes nas obras escolhidas. O que os autores dizem? Por que o dizem? Como o dizem? Para quem dizem? Como fizeram e ainda fazem sentido?
Currículo: Martha Solange Perrusi é professora do Curso de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco, onde leciona Mitologia, Estética e Filosofia da Natureza. Mestre em Filosofia pela UFPE e Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Unicap. Além disso faz parte da Escola Luzes do Céu de Recife.
16:00 – Sandra Lia Bonsaver – ARGENTINA
PESQUISA DA REVOLUÇÃO DE SATURNO ARGENTINA
Utilização da Revolução de Saturno, interpretação do Mapa Natal da Argentina; Revolução de Saturno da Argentina; relação entre a Revolução e o Mapa Natal; Progressão do Ascendente da Revolução e datas de acontecimentos.
Currículo: Arquiteta (São Paulo), Astróloga (Centro Astrológico de Buenos Aires (1991) e Casa XI (1995), Curso de correção da hora de nascimento C.A.B.A, 1992 (Rubi Dumont e Enzo Robles). Autora de 7 livros de Astrologia.
17:30 – Claudinei Dias – SP
PREVISÃO E DESTINO: ROTEIRO INEVITÁVEL OU GUIA PARA O FUTURO
Destino ou escolha? Examinamos os casos de William Lilly e de John Lennon para explorar como as escolhas do nativo e as interpretações do astrólogo podem afetar o caminho para o resultado final previsto no mapa.
Currículo: Astrólogo, professor de Yoga, consultor de TI, ministra aulas de Astrologia Clássica na Gaia Escola de Astrologia, autor do livro A Polaridade Complementar dos Planetas, publicado pela Gaia Brasilis.
18:30 – Leonardo Lemos – SP
DESTINO & ANCESTRALIDADE – O DESAFIO DE ASSUMIR SUAS ESCOLHAS
As casas 4, 8 e 12 na análise astrológica da hereditariedade, das influências do coletivo com seus legados e da cultura ancestral versus nossas escolhas pessoais. Quando chega o momento do despertar e de nos apropriarmos do nosso destino através dos trânsitos, progressões e PROLUNA.
Currículo: Leonardo Lemos, astrólogo profissional desde 1996 na cidade de Santos- SP, formado em Tradução e Interpretação. Professor da Escola Santista de Astrologia, de 2002 a 2014. Divulgador da técnica preditiva da PROLUNA e do Zodíaco Dracônico. Presidente da Central Nacional de Astrologia/CNA, gestão 2015-2018.