Na primeira parte do Painel Brasil 2018, cada palestrante terá trinta minutos para apresentar sua abordagem específica. São quatro astrólogos experientes e com forte viés para os temas coletivos. Como utilizam técnicas diferentes, teremos um mosaico bastante amplo de previsões, por vezes complementares, por vezes contrastantes: Celisa Beranger abordará o segundo ano da oposição de Netuno ao Sol radical do mapa da Independência; Fernando Fernandse também abordará Netuno, mas no mapa da República, de 1889, nem sempre levado em conta pelos astrólogos. Já o astrólogo e historiador Rui Sá defende um tema com reverberações saturninas: A mudança bloqueada. A estas três visões pouco otimistas, contrapõe-se o animador título da apresentação de Maurício Bernis: 2018 – O ano da esperança!
Na segunda parte, algumas serão apresentadas aos quatros palestrantes, e todos deverão respondê-las. São questões que mexem com as expectativas de todos os brasileiros e dos cariocas em particular. Antecipamos aqui alguns tópicos:
O povo brasileiro – ou ao menos boa parte dele – vem-se tornando progressivamente mais exigente, mais impaciente e mais crítico com relação a seus governantes. Há fatores astrológicos que possam justificar essa mudança de postura? Até quando o país viverá o atual clima de polarização excessiva e radicalização política? Sairemos disso já na próxima gestão presidencial (2019/2022)? E, a propósito: o atual momento do país tem analogia astrológica com quais crises do passado? Estamos repetindo um momento anterior?
Como o bolso sempre desempenha papel de destaque nas preocupações do público, os palestrantes também terão de responder se, apesar das indefinições e de todos os problemas conhecidos, é possível que o Brasil apresente crescimento econômico ao longo de 2018. E, para acalmar (ou assustar ainda mais) os preocupados cariocas, também teremos a oportunidade de de questionar: qual a perspectiva para a questão da segurança pública, que hoje é extremamente grave em todo o país e, em especial, no Rio de Janeiro?
[17:11, 10/3/2018] +55 21 98106-7520: Oi Denise, tive todos os contratempos esta semana, correndo atrás de documentos para apresentar a declaração final de espólio do meu pai. Mesmo como inventariante, não consigo levantar um mísero informe de rendimentos no Itaú e na Caixa. Acabei tendo de elaborar uma queixa para o Banco Central e aproveitei para entrar logo com uma ação para obter um alvará para levantar o que falta da herança. É impressionante como bancos se colocam acima da lei e simplesmente se apropriam de recursos alheios!
Painel Brasil 2018 – Como participar
17 de Março de 2018 – 14h
Centro de Convenções do NOVOTEL Botafogo
Praia de Botafogo, 330 – Botafogo – Rio de Janeiro
PROGRAMAÇÃO
14h às 16h – Apresentações individuais:
- O Que Esperar do Segundo Ano da Oposição Netuno/Sol? – Celisa Beranger
- A Insustentável Melancolia do Mapa da República – Fernando Fernandse
- 2018 – O Ano da Esperança! – Mauricio Bernis
- A Mudança Bloqueada – Rui Sá
16h – Intervalo
16h15 – Mesa Redonda com os palestrantes
17h30 – Coffee Break de celebração do 29º aniversário do SINARJ
INSCRIÇÕES
Investimento: Associados R$ 20,00. Demais R$ 65,00.
Inscrições: Secretaria do SINARJ no telefone (21) 2213-0972 das 13:00 às 17:30 ou pelo email sinarj@sinarj.org.br