Este artigo é uma continuação de O ingresso solar de 2023: muita ação e pouco juízo, onde a carta do ingresso é analisada em suas características gerais e para alguns países europeus, do Oriente Médio, Coreia do Norte e Argentina. Aqui, porém, o enfoque é diferente.
Consideramos com mais detalhes o Brasil, os Estados Unidos e os conflitos Rússia x Ucrânia e China x Taiwan (este ainda no plano das ameaças), considerando o mapa do ingresso em mais detalhes e a quatro mãos: os mapas de ingresso ficaram por conta de Fernando Fernandse, enquanto Rê March lança luz sobre o significado dos símbolos associados ao grau do Ascendente do Ingresso para cada país considerado.
Como os autores não se comunicaram enquanto faziam suas respectivas análises, os resultados foram às vezes bastante concordantes (China, Rússia, EUA), enquanto em outros casos abriram perspectivas contrastantes, ampliando as possibilidades de interpretação. Se você não tem ideia do uso dos graus simbólicos, pode compreender a técnica no artigo de Raul Varella Martinez Graus Simbólicos: história e interpretação da técnica.
Brasil
Vênus em domicílio na casa 7 rege o ano do país. A negociação é a chave, em assuntos internos e externos. O “toma lá dá cá” continua inevitável, mas Júpiter na casa 7 pede que seja feito de forma ética. Contudo, Júpiter aparece na carta como um planeta pouco aspectado, o que pode indicar que a ética nem sempre será considerada.
Podem ocorrer ataques especulativos à moeda e ao mercado de capitais. Contudo, Saturno indica que o rigor fiscal e bons resultados no agronegócio podem segurar a moeda.
O governo do país aparece sob pesados ataques. Precisará cuidar mais da comunicação, para evitar o desgaste. A ênfase na casa 6 indica reivindicações de servidores e de grupos minoritários.
Brasil, Grau simbólico do Ascendente
Libra 02. Uma espécie de mago, auxiliado por seu assistente, queima incenso no altar dos ancestrais.
ou – Um mago queimando incenso em um altar.
Pela imagem da Volosfera, uma figura importante, adorada (ou temida), detentora de poder alquímico (o mago), e seu ajudante reproduzem um ritual de agradecimento, convocação, pedido de ajuda e apoio àqueles que já passaram por ali (a queima de incenso no altar dos ancestrais). Não há pressa nem soberba, mas a humildade da conexão com quem tem experiência para ajudar nas tarefas necessárias.
A queima de incenso pelo mago também no Calendário Tebaico reforça a ideia de busca da sabedoria, da ponderação e do equilíbrio para a manutenção de uma atmosfera harmônica e de crescimento.
Ainda há ameaças externas e internas para o Brasil, mas o mapa e os graus simbólicos de seu Ascendente sugerem que, através de dedicação, empenho, estratégia e trabalho, é possível recuperar recursos e revalorizar o povo e o país (Vênus em Touro, regente do Ascendente, em quadratura com Plutão no final de Capricórnio, além de Saturno na casa 6 em trígono com Marte no Meio do Céu).
Nota: todos os textos sobre graus simbólicos, inseridos nos boxes de cor lilás, são de autoria de Rê March. Os textos sobre fundo branco são de Fernando Fernandse.
Rússia
Ambos os regentes do Ascendente estão envolvidos em aspectos tensos e no eixo 2-8 (economia, moeda, dívidas, impostos). O futuro da guerra depende fundamentalmente do fator econômico.
O regente da casa 10 (o governante — Putin, por enquanto, ou quem venha a sucedê-lo) está no Fundo do Céu, sendo que Netuno, igualmente no Fundo do Céu é o planeta mais angular: a Rússia estará muito instabilizada, como uma fortaleza cujos pilares se dissolvem. A guerra drena os recursos do país e pode levar a conflitos entre governantes e os magnatas que até hoje vêm apoiando a autocracia de Vladimir Putin.
Rússia, grau simbólico do Ascendente
Escorpião 28. Em um pátio da fazenda, as aves domésticas, apavoradas, dispersam-se diante de um lobo que foge levando um pato em sua goela, enquanto, mais longe, um outro lobo em pé uiva sobre o cadáver de um cavalo.
ou – Um templo.
A cena descrita na Volosfera mostra animais surpresos e assustados com um ataque inesperado (para as aves) em seu território. A descrição da imagem mostra a ação (ou reação no contexto da guerra atual) estratégica e agressiva da matilha para defender e retomar seu espaço. O uivo sobre o cadáver do cavalo parece um grito de vitória.
O templo do Calendário Tebaico sugere que, próximo a esse cenário de guerra, conquistas e reconquistas, há o lugar da paz e tranquilidade.
Ucrânia
O mapa do ingresso solar é praticamente idêntico ao da Rússia, mas indicando menos instabilidade e maior apoio de países vizinhos. Contudo, o ônus para a população civil é maior do que na Rússia: a Lua está no Fundo de Céu e é corregente da casa 8, das mortes e perdas, indicando que continuam a ocorrer grandes baixas entre a população comum.
Ucrânia, grau simbólico do Ascendente
Escorpião 27. Sob uma tenda, um homem fino, usando a toga e o chapéu quadrado, próximo de uma mesa sobre a qual se encontram um livro e uma espada, discursa para uma multidão heterogênea.
ou – Dois homens em pé e conversando.
A imagem da Volosfera mostra um homem importante (possivelmente o Presidente), culto e competente (usando a toga e o chapéu quadrado que fazem alusão à coroa real), em um local humilde (tenda), usando a palavra para expor e convencer toda a população de suas ideias. Há uma sugestão de discussão de conceitos entre a luta através do conhecimento, do diálogo, dos aprendizados históricos e a guerra física em si (um livro e uma espada estão compondo o cenário extremamente simples de uma tenda).
O Calendário Tebaico também menciona o diálogo e a comunicação através da conversa entre dois homens. Aqui, eles não falam com um povo, mas dialogam demonstrando possibilidade de acordo entre semelhantes sem que haja um lado mais confortável e dominador (ambos estão em pé).
Rússia x Ucrânia
Os mapas são praticamente idênticos e a diferença que mais chama atenção é que, para a Rússia, Netuno (regente da casa 4 e dispositor da Lua — o povo) ainda está na casa 3 (das negociações) e é o planeta mais angular. A atmosfera de ilusão e de informações escondidas ainda domina boa parte da população. Já no mapa da Ucrânia, a Lua é o planeta mais angular e Netuno já se afastou em 7º da cúspide da casa 4). Essa Lua em sextil com Urano (regente da casa 3) na casa 6 sugere que a população pode ajudar a transformar e mudar a crise, na qual estão há mais de um ano, através da palavra e do movimento (um movimento estruturado e estratégico, pois Saturno em Peixes está na casa 3 em trígono a Marte em Gêmeos na casa 8).
China
O país está no controle de seu próprio destino e num momento de grande força: os regentes dos quatro ângulos encontram-se na 1. Maior risco do ano: dissidências ou revoltas internas (algo que o regime chinês sempre reprimiu com brutalidade em outros anos).
Saturno é o planeta mais angular: é um indicador de pé no freio em projetos e no ímpeto econômico, e de um ano de estruturação (Júpiter sem aspectos).
Planeta-guia do modelo da carta é Plutão na casa 12: projetos secretos ou processos mal compreendidos levando a perdas econômicas.
China, grau simbólico do Ascendente
Peixes 07. Em uma grande cozinha, um cozinheiro inclinado sobre um aquário tem na mão um belo peixe que ele acaba de escolher entre os outros.
ou – Um homem tendo um turíbulo.
A descrição da imagem da Volosfera sugere um momento de colocar em prática a estratégia montada e impor seu domínio. O cozinheiro (o Presidente), em seu ambiente (grande cozinha: China), escolhe que peixe cozinhar primeiro, numa referência clara a que país dominar primeiro. Na imagem, um belo peixe dá a ideia de um país economicamente promissor, já que a necessidade de conquista decorre de razões econômicas.
O Calendário Tebaico, por sua vez, demonstra que o Presidente utiliza a religião (turíbulo é um recipiente no qual é queimado o incenso em cerimônias religiosas) para “justificar” suas ações e assim possuir o domínio total (o homem tendo um turíbulo).
Taiwan
Taiwan, ou República da China, uma ilha tratada pela China continental como uma província rebelde, é um país sob ameaça de invasão militar há muitos anos, sendo considerado hoje como “a bola da vez” por muitos analistas internacionais. Contudo, pode ter ainda a situação sob controle (regentes dos quatro ângulos na casa 1) e salvar-se pela criatividade e adaptabilidade (Lua no Ascendente regendo a casa 5).
Por outro lado, a carta indica que não há como confiar totalmente nos recursos dos amigos (sendo que os maiores dentre eles são os Estados Unidos e a Comunidade Europeia).
Uma saída possível para Taiwan seria evitar a invasão mediante uma reaproximação voluntária com a China Continental, como um filho (Lua regente da 5, casa das crianças) que retorna aos braços da mãe. Não é a solução perfeita, mas é certamente a menos dolorosa no médio prazo.
Taiwan, grau simbólico do Ascendente
Peixes 18. Um cavalo carregando seu cavaleiro sem sela cai ao saltar uma barreira, levando a desordem ao restante do bando de cavalos do prado, onde dois se lançam um sobre o outro para se morderem.
ou – Dois cavalos que se batem.
A imagem retirada da Volosfera alerta em relação a posturas imprudentes e a ideia de domínio da situação (o cavaleiro, representando o Chefe de Estado, está montando sem sela). A queda do cavalo ao não conseguir saltar a barreira demonstra que não será possível ignorar as ameaças externas, as tentativas de impedir o avanço do país, ou a desordem popular será inevitável, trazendo à tona questões internas (dois cavalos do bando se atacam após a queda daquele que trazia que o cavaleiro).
Já a do Calendário Tebaico, com a imagem de dois cavalos se batendo, reforça a necessidade de olhar para a guerra iminente. Aqui os cavalos podem tanto simbolizar os conflitos internos como com a China e suas ameaças militares.
China x Taiwan
Os mapas do ingresso solar de Taiwan e da China são muito parecidos, mas os graus simbólicos demonstram a diferença de força entre os dois países, estando a China claramente em vantagem. O Saturno Angular no mapa da China demonstra a força repressora do Líder Político, independentemente da clareza das ações (regente da 11 e da 12), bem de acordo com o “dono da cozinha”. Enquanto no mapa de Taiwan, o planeta mais angular é a Lua (conjunta a Netuno em Peixes) sugerindo que a população ainda está iludida, sem ideia da real ameaça.
Estados Unidos
O terceiro quadrante, das relações internacionais e da guerra, é o mais ocupado da carta. É provável que o governo (aqui representado por Marte) adote ao longo do ano uma retórica muito agressiva. Trata-se de um ano reativo: o protagonismo é de parceiros (ou adversários). A Administração americana enfrenta fortes rivalidades, num quadro muito nebuloso, inclusive com risco de conflito aberto (mas longe do território americano).
Estados Unidos, grau simbólico do Ascendente
Virgem 08. Uma parte da floresta à beira da qual um homem está sentado no solo, olhando a paisagem.
ou – Um homem sentado sob uma árvore.
Pela imagem da Volosfera, vemos um homem tranquilo, sentado de forma descontraída em local repousante, observando seu entorno. Não há ameaças próximas ou conflitos iminentes.
A mesma ideia está na imagem do Calendário Tebaico na qual o homem relaxa sob a sombra de uma árvore, sem qualquer sinal de desconforto.
Ao observarmos o mapa, o regente do Ascendente está na casa 8 em sextil com Plutão (corregente da casa 3) na casa 5, indicando aumento de poder e grana através de conflitos em outros países, nos quais não precisa despender energia.