Psicopatologia
Se estabelecêssemos uma classificação dos transtornos de personalidade em relação ao mapa de Trump, sua classificação recairia em dois conceitos amplamente conhecidos pela psiquiatria: o Transtorno de Personalidade Narcisista e o Transtorno de Personalidade Sociopático.
Transtorno de Personalidade Narcisista
O Transtorno de Personalidade Narcisista se caracteriza por um sentimento grandioso da própria importância, fantasias de ilimitado sucesso, poder, inteligência, uma crença de ser especial e único e uma exigência de admiração excessiva. Existe uma ausência de empatia, com uma relutância em reconhecer e identificar-se com os sentimentos e necessidades alheias. Caracteriza-se por comportamentos e atitudes arrogantes e insolentes e um menosprezo pela contribuição dos outros.
No último debate, por exemplo, Hillary destacou a ajuda que a Clinton Foundation prestou ao Haiti e Trump respondeu: “eles não querem mais sua ajuda”, desmerecendo totalmente o fato.
Freud esboçou uma classificação de tipos também na psicanálise, e segundo essa, Trump corresponderia ao Tipo Narcísico ou Psicótico, onde a angústia subjacente é a angústia de fragmentação. A pessoa portadora desse transtorno tem uma enorme dificuldade de entrar em contato com o mundo do outro, uma grande dificuldade em empatizar, de valorizar o outro, pois qualquer coisa diferente do que se é e do que se gosta já representa uma ameaça para a integração do Ego. A ameaça em questão é a de fragmentação, a de ser dilacerado por algo ou alguém que possa ser maior ou melhor do que ele.
Para a astrologia, uma vez que haja uma regressão e uma personalidade não desenvolvida, Marte em conjunção com o Ascendente em Leão e a Lua em Sagitário são alguns dos componentes que nos falam da possibilidade do desenvolvimento desse Transtorno de Personalidade Narcísico, com exagerado senso de valor, egocentrismo e autoafirmação excessivas.
Transtorno de Personalidade Antissocial ou Sociopático
O Transtorno de Personalidade Antissocial ou Sociopático é um padrão de desconsideração e violação dos direitos dos outros também, mas onde existe ausência de remorso, indiferença ou racionalização por ter manipulado, ferido ou maltratado uma outra pessoa. Existe uma tendência para enganar, distorcer fatos e/ou ludibriar os outros para obter credibilidade ou vantagens pessoais e ainda uma impulsividade predominante e um forte egocentrismo. Modificar as versões em seu próprio benefício, utilizar meias verdades para corroborar algum ponto favorável a si mesmo, são artimanhas comuns nesse quadro.
Nos debates, ainda com Hillary citando frases que ele mesmo mencionou em público, inclusive nos próprios debates, Trump negava todas elas. É fácil de observarmos também esse comportamento arrogante e desconsiderador em posturas tais como quando ele interrompia a fala da oponente e não dava espaço ao moderador que estava tentando equilibrar o diálogo. Ele tampouco se desculpou pelo que disse aos mexicanos, aos pais do soldado muçulmano e ao que disse a um repórter com uma doença congênita, a quem ridicularizou em um discurso.
Observemos também que Trump traz em seu mapa natal Plutão na casa XII. A Casa XII, por ser também uma casa psíquica e de conteúdos inconscientes, funciona de forma a reprimir os conteúdos psíquicos, não propiciando um fácil acesso à consciência, a menos que um trabalho intenso de conscientização seja feito. Os impulsos psíquicos simbolizados por Plutão nos falam de vivências de ameaças, de vivências intensas de vida ou morte na vida intrauterina, as quais ficaram profundamente marcadas na psique do bebê como um imprinting celular, quando ainda não havia um ego para mediar e poder dar conta daquilo. Isso se traduz por uma constante necessidade de se defender de alguma ameaça real ou imaginária, um sistema de alerta e de compreensão do mundo e das pessoas como sendo algo extremamente ameaçador, uma sensação de aniquilamento, onde impera a lei do mais forte, um modus operandi do tipo “matar ou morrer”. “Se eu não atacar ou me defender primeiro, posso correr o risco de ser aniquilado”. Essa seria a pulsão inconsciente presente.
Nossas correlações astrológicas para o mapa de Trump seriam em primeiro lugar com as síndromes plutonianas ou com o signo de Escorpião, que traz em seu núcleo questões ligadas à morte e vivências de aniquilamento, necessidade de vingança e as defesas desenvolvidas a partir disso, como a projeção da Sombra e os mecanismos de Identificação Projetiva, citados anteriormente. Trump traz esse Plutão pulsando em sua Casa XII.
Áries e Marte, quando regredidos, também podem apresentar comportamentos infantis e não diferenciados de urgência em ser atendido e de não tolerância à frustração, com uma consequente descarga de impulsos raivosos. Trump traz Marte em seu Ascendente.
Capricórnio e Saturno podem também apresentar uma grande frieza nas relações afetivas pela necessidade da escalada social levando ao uso das pessoas e situações para se atingir a ambição final. Trump traz Saturno em repressora conjunção com sua Vênus, regente de X, e um Sol elevado e em conjunção com o Nodo Norte na Casa X, remetendo a um padrão capricorniano de ambição profissional.
Por último, mas não menos importante, Trump tem o Sol em Gêmeos, que corresponde ao arquétipo do trickster, do embusteiro, o que teria uma certa facilidade para pregar peças e desobedecer as normas e o comportamento convencional, caso a personalidade não seja desenvolvida.
Ele com facilidade distorce as informações ou faz afirmações levianas, as quais dificilmente conseguiria cumprir em um suposto mandato, como construir muros separando as fronteiras dos Estados Unidos ou instituir um corte maciço dos impostos. São colocações sem fundamento que ele faz sem o menor constrangimento, como quando afirmou que 100% do dinheiro arrecadado pela Trump Foundation é destinado à caridade, fato cuja veracidade é impossível de verificar.
Ele já acusou a premiação Emmy de ser fraudada, quando seu reality show The apprentice perdeu, e insinuou ainda que o FBI havia sido corrompido ao dar um parecer que livrava Hillary de uma acusação no caso do servidor de e-mails, denegrindo com esse discurso a democracia dos EUA.
Ainda não sabemos as consequências que todos esses comportamentos trarão a ele pessoalmente, mas, por se tratar do Nodo Sul em conjunção com sua Lua na Casa IV, já podemos antever problemas.
Considerações finais
Poderíamos nos perguntar como uma personalidade como a de Trump pode ter chegado tão longe quanto chegou na corrida presidencial dos EUA.
Vivemos uma época onde existe um forte apelo ao narcisismo e, na sociedade americana em especial, existe um enorme culto às celebridades e às personalidades narcísicas.
Trump exibe traços de personalidade com fortes componentes sociopáticos e narcísicos, utilizando-se de manobras, afirmações levianas e sem embasamento, uma grande arrogância e desconsideração pelo outro.
Em seu mapa são notórias as questões inconscientes relegadas à Sombra envolvendo a figura feminina e uma necessidade de prevalecimento do masculino pelo domínio, assertividade e arrogância, características de um Animus predominante e de uma Anima reprimida, não dando espaço à sensibilidade e à esfera dos sentimentos.
Trump se utiliza da psicologia do “the winner takes it all”, passando como “um rolo compressor” sobre tudo e todos, o que nos leva a levantar a hipótese, pelos traços apresentados em seu mapa, de que tenha sido dessa forma que ele tenha conseguido amealhar sua fortuna, com essa predominância de Fogo e falta de elemento Terra.
Podemos pensar que Trump tenha se lançado na ambição pela presidência dos Estados Unidos muito em função de satisfazer os seus traços narcísicos e lançando mão de todas as estratégias manipulativas de seus traços sociopáticos, já que na esfera financeira talvez essas necessidades narcísicas de vaidade e de adulação já tivessem sido esgotadas. Com todo esse Fogo no seu mapa, parece mais uma de suas “aventuras”, onde falta o elemento Terra para dar embasamento, concretude e continuidade.
Sem a pretensão de esgotarmos a análise do mapa de Trump, mas com todas as questões inconscientes que foram levantadas em seu mapa e um direcionamento para o Nodo Sul, só podemos supor que haverá consequências nefastas para ele, em sua vida particular, após essa nova “aventura”.
José A. Baptista diz
Lendo o extenso debates nos “Comentários” e a questão se a hora está ou não certa, posto o meu comentário sobre o assunto, embora pareça que estou atrasado sobre o assunto aqui pautado. Porém, quando se trata da astrologia ninguém que fala ou escreve sobre ela está atrasado, isto porque, segundo informações – concretas – dizem que a astrologia tem mais de seis mil anos, neste contexto, então, todos nós estaríamos atrasados ao comentar, falar e, principalmente, escrever sobre astrologia.
Como já citei várias vezes, utilizo o meu método CAL (Código Astral Lunar) para encontrar a hora do nascimento e, ou então, quando se preciso retificá-la, como aqui, no caso. Desenvolvi o método CAL depois de estudar, pesquisar e pôr em prática informações contidas no excelente livro “Astrologia Revelada”, do astrólogo e professor Jefferson T. Alvares. Jefferson dedicou mais de 50 anos de sua vida ao estudo da Astrologia. Depois pesquisar, com a ajuda do CAL, se o horário (10h.54m.) do nascimento de Donald Trump estaria correto, o CAL reportou o seguinte:
Data e horário (sem H.V.) da “concepção lunar” de Trump: 05/09/1945/04h. 25m.(CDT:-5h.), Ascendente Lunar à 29 graus e 43 minutos (149º 43’) de Leão.
Data e horário (sem H.V.) do “nascimento” de Trump: 14/06/1946 às 09h. 52m.(CDT:-5h.), Ascendente à 29 graus e 43 minutos (149º 43’) de Leão.
Segundo William Lilly, as características fisiológicas definidas pelo signo no Ascendente e, ou então, pelo signo no Solar, mas com o astro regente do respectivo signo posicionado na Casa 1, são as seguintes: Leão: Geralmente possui a cabeça grande e redonda, os olhos são grandes abertos ou fixos, ou esbugalhados, visão rápida, corpo grande e cheio, superior à estatura média, ombros largos, tronco estreito; cabelo amarelo ou dourado escuro, mais encaracolado ou frisado; uma feição feroz, mas ruborizada, compleição altamente sanguínea, forte, valente, ativo e decisivo.
Teresa diz
Desculpem,mas acho que faltou uma analise sobre o Mercurio do Trump,ja que e o regente do seu signo solar.Como geminiana,mas com Mercurio em Touro,acho importante para diferenciar esse geminiano.Ai que vergonha alheia…rs
Marcia diz
Olá Teresa, com certeza a análise do mapa dele não se esgotou com esse artigo, como eu falei no final e várias outras coisas podem ser salientadas sim. Um Mercúrio reg do ASC em câncer em quadratura com Netuno já nos diz muito sobre algum falseamento, colocações irrealistas e idealizadas, enganos, isso tudo levando na mesma direção de uma manipulação que ele já utilize no seu quadro, é muito possível sim, e ainda mais com uma memória avantajada para mencionar fatos nas discussões. Se juntarmos todos esses temperos, resulta nisso que estamos vendo. Bem lembrado!
Ana Silva diz
perfeita a sua análise sobre Trump. Um presidente sem elemento terra, com mercurio em quadratura com netuno e uma oposição mutável entre o sol e a lua não é o melhor perfil para presidir os EUA. Já Hillary, mesmo sem os transtornos de Trump, também não é a melhor alternativa. Com enfase em escorpião ela omite fatos e é radical em seus posicionamentos. Os americanos terão que escolher entre o ruim e o pior.
ZAIDA BERNINZON diz
SERIA INTERESSANTE PODER RECEBER A MESMA ANÁLISE DO MAPA DE HILLARY CLINTON…SOMENTE ASSIM HAVERIA UMA IDEIA CLARA DA SITUAÇÃO….E PODER-SE-IA COMPARAR E CHEGAR A UMA CONCLUSÃO DE QUAL DOS DOIS É O MENOS PIOR…..
Marcia diz
Olá Zaida, ainda não consegui ter tempo para traçar uma análise do mapa de Hillary tb
Carlo Germani diz
Marcia!
O meu comentário anterior não foi postado.
Censura?
Carlo Germani diz
Marcia Ferreira Silva!
Conceito e avaliação de sua análise (equivocada) de Donald Trump.
Aos fatos:
1) Trump nasceu às 9h51,e não,às 10h54.O que altera radicalmente a análise astrológica.
2) A ausência do mapa natal de Hillary Clinton,comprova a manipulação tendenciosa de sua análise de Trump.
3) Você disse: “Trump é um prato cheio para o estudo de transtornos psiquiátricos”.
“Trump é narcisista e psicopata.”
Simples assim.
Breve análise de Trump:
1) Trump é odiado e desqualificado nas avaliações morais,psicológicas,empresarial,
(…) por ser incontrolável porque não foi iniciado muma sociedade secreta (maçonaria principalmente).
2) Trump é um outside.
Sucesso inquestionável no ramo empresarial e exemplo de empreendedorismo.
3) Trump tem todo o direito de pleitear a presidência da República americana,na última fase de sua vida (tem 70 anos).
4) Trump quer combater a insana e satânica Nova Ordem Mundial.
5) A segurança mundial está na eleição de Trump.
PS:Como megaempresario,a geração de guerras e conflitos mundiais,não lhe interessam.
6) Trump sempre gerou milhares de empregos e não,centenas de milhares de mortos.
7) Trump representa uma “nova onda” pragmática na geo-política mundial.
(…)
Hillary Clinton:
1) Sempre foi,desde a adolescência,discípula do escritor americano,Saul Alinsky (1909-1972) revolucionário profissional (organizador de comunidades modernas-leia-se comunismo revolucinário).
2) Hillary sempre esteve associada a escória do esquerdismo mundial.
3) Hillary é a Dilma americana,para destruir os EUA.
4) O casal Hillary-Bill Clinton,são como novos “Bonnie & Clyde”.
PS:Siga o dinheiro e comprove todos os atos criminosos do casal,ocultos na fraude da Fundação Clinton.
5) Hillary tem currículo de crimes de toda a natureza.
6) Trump é acusado de assédio às mulheres.
Bill Clinton,usar o salão oval da Casa Branca para suas orgias e desequilibrios sexuais é normal e sem qualquer questionamento e condenação.
7) Hillary (Bill,Bush,Obama,também) é fantoche dos “senhores donos do mundo”,para promoção da Nova Ordem Mundial.
8) Hillary é pró-aborto (assassinato),a destruição da família,da agenda GLBT (despopulação mundial) ,economia fundamentada na insensata cartilha Keynesiana (assistencialismo-populismo-Estado provedor) …,do socialismo insano e satânico.
9) Hillary como “secretária de Estado”,promoveu o caos no Oriente-Médio e África.
Máquina de guerra e de destruição de nações.
Histórico de intervenções e desastres militares com centenas de milhares de vítimas e destruição.
10)Hillary é candidata de Wall Street (espinha dorsal do sistema financeiro americano),do satanista bilionário George Soros,das mega empresas Microsoft,Apple,Google,HP,Facebook,(…) e toda a grande imprensa e mídia americana e mundial (com raríssimas exceções).
Hillary e Bill,são o casal golpista ícone do capitalismo fascista.
11) Hillary presidente (que não será) levaria os EUA a 3ª guerra mundial,para perder.
12) Hillary é doente portadora de Parkinson.
13) Hillary representa a política datada e vencida.
Hillary usa e abusa da cartilha maquiavélica para ganhar eleições.
14) Hillary é moralmente desonesta.
Não tem qualquer projeto de nação.Sua meta única é o poder.E só.
(…)
Concluindo: Lhe sugiro separar de forma ética as análises astrológicas-psicológicas
de quem quer que seja,com isenção,sem manipulação e com amplo conhecimento dos fatos explícitos e ocultos,e não se prestar a serviço negativo de agendas ideológicas esquerdistas.
Redação Constelar diz
Olá Carlos,
Seu comentário estava automaticamente bloqueado em função do tamanho. Liberei-o manualmente. O horário de nascimento utilizado por Márcia para Trump é o que consta da certidão de nascimento. É também considerado como AA (totalmente confirmado) pelo Astrodatabank, o banco de dados astrológicos americano mais bem conceituado. A expressão “prato cheio para o estudo de transtornos psiquiátricos”, na chamada do artigo, foi inserida por mim, que, como editor do site, normalmente redijo as chamadas destacando termos e ideias recorrentes no texto. O corpo do texto é totalmente de autoria da Márcia, que não fez um momento algum uma avaliação ideológica das propostas de Trump, e sim uma análise COMPORTAMENTAL. Em princípio, os comentários de Constelar não são censurados, desde que se atenham à discussão de fatores astrológicos. Não é nossa intenção transformar o site num campo de batalha para a discussão de preferências político-ideológicas, sejam elas quais forem. (Fernando Fernandse)
Marcia diz
Concordo totalmente com as palavras do Fernando
Carlo Germani diz
“Aves” de mesma plumagem dividem o mesmo galho.
Fecha o pano.
Carlo Germani diz
Boa tarde,Fernando!
Agradeço por responder e liberar o comentário.
Entretanto,discordo de que o artigo de Márcia não tem objetivos políticos-ideológicos.
A constatação está ,além do texto,a ausência da análise do mapa de Hillary.
Abraço.
Carlo Germani
Marcia diz
Carlos, acho que vc está enxergando coisa onde não tem, motivado por questões pessoais tuas. Ao traçar o perfil de uma figura pública, não tenho a menor obrigação de traçar tb o perfil de seu opositor, a menos que eu tivesse alguma pretensão política, tal como a de influenciar eleitorado ou coisas do gênero. A minha intenção foi somente traçar o perfil de uma figura pública, assim como já fiz tantas vezes de atores, cantores, etc…posso traçar um perfil de Hillary quando tiver tempo e vontade faze-lo, mas não me sinto absolutamente obrigada a isso, espero que fique claro.
Marcia diz
Olá Carlo Germani,
O horário está correto e é o que tem sido usado por toda a classe astrológica internacionalmente.
Acho que houve um grande equívoco nas suas colocações. Eu postei uma análise do Mapa de Donald Trump segundo a astrologia psicológica, somente isso. O meu artigo não tem nenhuma conotação política, são comentários sobre uma figura pública. Não estou a favor nem contra ele ou Hillary, não era esse o objetivo do artigo. Eu não falei “Trump é um prato cheio para o estudo de transtornos psiquiátricos”. Percebi que vc gosta bastante dele e que tenha muitos argumentos contra a Hillary. Você é livre para gostar de figuras públicas, quaisquer que sejam elas, assim como eu sou livre para traçar perfis astrológicos de figuras públicas tb!
Carlo Germani diz
Marcia!
Respeitando o editor ,Fernando Fernandes,não vamos transformar o site num campo de batalhas político-ideológicas.
PS: Breve adendo:
O objetivo do artigo é destruir qualquer virtude de Trump.
Ponto.
Tenho 64 anos de idade e por mais de 25 anos,pesquiso e estudo a insana e satânica Nova Ordem Mundial (N.O.M.),na qual,os “senhores donos do mundo” (oligarquia financeira mundial) pretendem a implantação do governo único ditatorial e totalitário mundial.
A eleição presidencial americana,depois de 8 de novembro próximo,será um divisor de águas mundial.
A eventual eleição de Hillary (fantoche da N.O,M.) representaria o “gatilho” dessa “Nova Ordem”.
Trump,é a única alternativa para evitar esse caos apocalíptico.
Obrigado pela atenção.