Silvio Santos, o popular apresentador de TV, milionário e dono da terceira maior rede de televisão do país, nasceu em 12 de dezembro de 1930, às 0h15, no Rio de Janeiro. Estes dados estão em sua certidão de nascimento, cujo fac-símile foi publicado nos anos 1990 no apêndice da biografia do apresentador. Contudo, consideraremos aqui que o nascimento deve ter ocorrido em torno de 0h10, e as razões para tal escolha encontram-se no final do artigo.
O Sol em Sagitário na casa 3, formando um grande trígono com Marte em Leão e Urano em Áries, faz dele o vendedor nato e o homem de TV capaz de estabelecer um vínculo imediato de interação com a plateia. Signos de Fogo estão ligados ao entusiasmo e ao otimismo, enquanto as casas de Ar expressam um potencial de comunicação e troca. Não é à toa que Silvio começou a carreira como camelô e acabou construindo um império de vendas e de empresas de comunicação, dois assuntos de casa 3. O regente desta casa e dispositor do Sol é Júpiter convenientemente colocado na casa 10, em Câncer (seu signo de exaltação), formando conjunção com Plutão e trígono com Vênus.
Quando ocupa casas de Terra — as casas 2, 4 ou 10, que têm relação com a carreira e o sustento — a conjunção Júpiter-Plutão costuma direcionar a energia produtiva do indivíduo para o ambiente de grandes corporações ou para o planejamento estratégico, inclusive na área governamental. Plutão agrega profundidade e intensidade ao natural sentido de expansão de Júpiter, e, como ambos os planetas têm relação com a riqueza, não é difícil encontrar tais contatos em mapas de pessoas com talento especial para construir grandes negócios.
Acumulação e utilização produtiva de poder e dinheiro é sempre uma possibilidade quando há o encontro de Pluto (literalmente, o rico — daí, plutocracia, o poder do dinheiro) e de Jove, chamado de o Grande Benéfico pelos astrólogos clássicos. No mapa de Silvio Santos, esta conjunção está na casa 10, da carreira, do status e da reputação como homem público, mas já em conjunção com a cúspide da casa 11, a dos projetos e esperanças.
O grande produto que Silvio Santos sempre vendeu é, na verdade, algo intangível: a esperança do enriquecimento rápido. Ao adquirir um carnê do Baú da Felicidade, ou ao participar dos programas do SBT que distribuem gordos prêmios, o que o homem do povo está comprando é a possibilidade de um passaporte para uma vida melhor e mais confortável. Para tornar a esperança um produto vendável, é preciso que o vendedor seja capaz de torná-la crível. Silvio Santos tinha esta habilidade.
Além do mais, a conjunção Júpiter-Plutão está em trígono — aspecto fluente — com Vênus na casa 2. Vênus é o planeta da sedução, e seu posicionamento na casa 2 — dos valores, dos bens materiais e dos recursos pessoais (talentos) — mostra que o maior recurso de que Silvio Santos dispunha para enriquecer era seu sorriso sedutor e sua capacidade de fazer da exibição ostensiva de riqueza algo agradável aos olhos do espectador.
Dinheiro, agressão e sedução
Num país com tantos milhões de habitantes abaixo da linha da miséria, a cena de um homem bem vestido que se coloca diante das câmeras a tirar notas de cem reais da carteira e a acená-las tentadoramente para a plateia deveria ser vista como uma agressão. E realmente é, pois Vênus está em Escorpião, signo de Marte e Plutão, e forma quadratura com o mesmo Marte na cúspide da casa 12 (os outsiders, os excluídos da sociedade). Mas o trígono de Vênus com Júpiter-Plutão suaviza tudo isso.
Vênus-Júpiter, especialmente, é um aspecto relacionado à simpatia pessoal e à fluência em assuntos financeiros. Milionários que o apresentam em seus mapas não costumam levantar a habitual desconfiança ou o surdo ressentimento que a exibição da riqueza produz nos deserdados. Passam a impressão de que ficaram ricos não porque jogaram pesado para acumular fortuna, mas porque foram especialmente agraciados pela sorte. Em vez de serem vistos como competidores, funcionam como um exemplo estimulante: “Se aquele sujeito se deu bem, também pode acontecer comigo!” Esta capacidade de despertar no público as melhores expectativas de mudança de status e de ascensão rápida e fácil era um dos maiores segredos de Silvio Santos.
O papel do Ascendente em Virgem
É claro que Silvio sempre teve um talento especial para farejar bons negócios. A configuração toda, incluindo Júpiter, Plutão e Vênus em casas de Terra, mostra alguém com ideias ousadas para fazer dinheiro e com cartas na manga para surpreender o mercado. Mas o dono do SBT não teria competência para preservar o patrimônio e para ameaçar o poderio da gigantesca Rede Globo se não tivesse também talentos de administrador e disposição para o trabalho duro.
Aí começamos a entender o Ascendente do apresentador, no metódico e controlado signo de Virgem. É verdade que boa parte de Libra também está contida na casa 1, do Ascendente, o que permite que consideremos Silvio um tipo Virgem-Libra. O eterno sorriso, as covinhas no rosto e o tom amigável com que se apresenta dão conta deste componente libriano. Mas é Virgem que predomina… e como!
Mercúrio, regente do Ascendente, está em Capricórnio e em conjunção com o regente deste signo, o prático e disciplinado Saturno. A combinação Virgem-Capricórnio fala de pés no chão, objetividade, capacidade administrativa e uma disposição para lidar com negócios com a minuciosa precisão de um contador.
Mercúrio-Saturno é um aspecto que poderia estar muito bem no mapa de um técnico em contabilidade, ou de um engenheiro civil. A energia intelectual, em vez de desperdiçar-se em projetos quiméricos, concentra-se naquilo que pode dar resultados palpáveis. A mente é criteriosa e conservadora, preferindo apostar em caminhos testados e consagrados. Basta lembrar que o Programa Silvio Santos estreou em 2 de junho de 1963, mantendo o mesmo formato, os mesmos quadros e as mesmas brincadeiras (com ligeiras atualizações que não afetam sua estrutura fundamental) por mais de sessenta anos.
Isso nos lembra o empreendimento comercial indissoluvelmente ligado à imagem deste apresentador de TV: o Baú da Felicidade. O nome não soa muito capricorniano, mas um olhar atento para os aspectos formados pela conjunção Mercúrio-Saturno mostra que esses dois planetas estão em trígono com Lua e Netuno em Virgem na escondida casa 12.
O Baú da Felicidade… na casa 12
Expressões populares, como “tirar do fundo do baú” e “dar o golpe do baú” mostram bem o que a imaginação associa a este utensílio: é uma “caixa preta” que esconde velhos guardados, lembranças nostálgicas, antiguidades, mistérios — objetos, enfim, que estão fora das vistas do público. O fundo do baú tem analogia com a 4, uma casa intimista, que se inicia no Fundo do Céu, abaixo da linha de visibilidade representada pelo horizonte. Já o conteúdo misterioso do baú — cabe lembrar que mágicos sempre têm um! — pode ser associado à casa 12, aquela que simboliza o que está por trás das aparências, o que não é visível. De qualquer forma, baús atiçam a imaginação.
Imaginação é exatamente o primeiro significado em que podemos pensar ao vislumbrar uma conjunção Lua-Netuno na casa 12. Mais do que imaginação, ilusão. Ou, para sermos mais exatos, ilusionismo, se quisermos outra vez recorrer à comparação com o trabalho do mágico e seu arsenal de truques.
O vendedor de sonhos
O trígono é um aspecto fluente, indicando recursos que são postos em uso sem grande esforço. Também é um aspecto conservador, na medida em que expressa um caminho “fácil”, que pode ser repetido ad infinitum. Quem tem trígonos não está obrigado a inovar. Já vimos o significado de um dos dois grupos de trígonos de Silvio Santos, aquele formado por Júpiter-Plutão e Vênus. Mas é neste outro, que envolve Mercúrio-Saturno e Lua-Netuno, que está o talento de prender a atenção do público com a eterna possibilidade de tirar um coelho da cartola — ou, no caso de Silvio, a cartela premiada que mudará por completo a vida do espectador. A expressão, apesar de batida, pode ser aplicada com precisão ao fundador do SBT: eis o mapa de um vendedor de sonhos.
Por outro lado, a casa 12 é também a da sintonia com as expectativas coletivas, especialmente as mais difusas e de difícil verbalização. O trígono com Saturno-Mercúrio abre uma via de escape produtiva e prática para os insights do homem do baú, permitindo-lhe compreender os anseios do público e transformá-los em lucro. Trata-se de uma qualidade preciosa para um profissional de comunicação que lidava diariamente com as flutuações de interesse da massa e que precisava de antenas muito sensíveis para captar tendências antes que a concorrência o fizesse.
Lua em conjunção com Mercúrio em Virgem e na casa 12 também remete a outra constante na vida de Silvio Santos: a parceria com as “colegas de trabalho”, a parcela mais fiel de seu seu público, formada por donas de casa de baixa renda e trabalhadoras domésticas. Para início de conversa, Netuno rege a casa 7, em Peixes (a casa do casamento, parcerias e associações), e está na 12, das limitações e ausência de oportunidades. A 12 é também a sexta casa a partir da sétima, sendo que a casa 6 tem um sentido de subalternidade.
As colegas de trabalho e Lombardi, o locutor invisível
As “colegas de trabalho” são mulheres simples, na base da pirâmide social, o que é mais reforçado ainda pelo fato de que Lua e Netuno (ambos planetas femininos) estão em Virgem, signo do serviço. Empregadas domésticas e mulheres humildes, em geral, preenchem satisfatoriamente este arquétipo e formaram uma aliança perene com Silvio Santos (o trígono com Mercúrio, regente do Ascendente e do Meio do Céu do apresentador).
Uma última associação que podemos fazer com Netuno é o sempre lembrado Lombardi, locutor que acompanhou Silvio Santos durante décadas e cujo rosto jamais apareceu na TV. Lombardi foi, talvez, o desconhecido mais famoso da televisão brasileira. Enquanto esteve vivo, foi o parceiro (casa 7) de Silvio no programa, mas sempre invisível (Netuno) e escondido (casa 12).
Observa-se, portanto, que a tão vilipendiada casa 12, associada por muitos astrólogos apenas a limitações e a ocorrências de natureza negativa, pode, quando envolvida em aspectos fluentes, ser um fator de suporte ao sucesso. O Sol da casa 3 de Silvio Santos, que faz parte de um belo grande trígono, é exatamente o regente de Leão na cúspide desta casa 12. É a conexão entre os setores do mapa que simbolizam a incomunicabilidade e a palavra. Silvio era kitsch, era brega, era apelativo, pouco contribuiu para a promoção de valores culturais mais refinados. É inegável, todavia, sua identificação com a massa. Silvio falou por e para aqueles que não têm voz. Por isso, foi compreendido.
A retificação do horário de nascimento
Por que utilizamos o horário retificado de 0h10 se a certidão de nascimento de Silvio indica 00h15? Sabe-se que os horários constantes em certidões costumam ser aproximados, especialmente se lembrarmos que Silvio nasceu em 1930, bem antes da era dos relógios digitais (e das mães preocupadas em levantar o mapa dos filhos recém-nascidos).
Se admitirmos a antecipação de alguns minutos no nascimento, Silvio teria o último grau de Libra na cúspide da casa 2, reforçando o papel de Vênus como planeta significador de sua riqueza. Da mesma forma, o agressivo Marte estaria mais perto da cúspide da 12, concordando com a possibilidade de que Silvio Santos tivesse, como efetivamente teve, pelo menos um contato próximo com a violência e com o submundo ao longo de sua vida (em 2001 Silvio Santos teve sua mansão invadida, sua filha Patrícia Abravanel foi sequestrada e ele próprio foi tomado como refém durante longas horas).
Como confirmação, podemos levantar as direções por arco solar para meados de 1989, quando Silvio Santos recebeu do PFL um convite para candidatar-se à presidência da República. Silvio chegou a aceitar, mas depois desistiu da ideia. Um nascimento por volta de 0h10 — cinco minutos antes do horário registrado na certidão — deixaria o Ascendente dirigido daquela época sobre Vênus natal, em correspondência com um momento de prestígio pessoal em que a candidatura à presidência “caiu-lhe no colo”.
Voltando no tempo, podemos testar as direções por arco solar também para a estreia do Programa Silvio Santos, em 2 de junho de 1963:
Aqui vemos o Marte dirigido de Silvio Santos, regente da casa 8 natal (grandes corporações, empréstimos etc.), avançando para a conjunção com o Ascendente e fechando uma quadratura com o Sol natal (no mapa natal, os dois planetas estão em trígono). É a decolagem de um império financeiro baseado no Baú da Felicidade, cujo funcionamento era baseado na captação de recursos de milhares de compradores de carnês que poderiam ser posteriormente trocados por produtos. Na prática, os compradores de carnês financiavam os negócios do apresentador (gerir recursos alheios é um dos sentidos de casa 8).
Além do mais, o Sol dirigido chegava à casa 5 natal e fechava um trígono com o Ascendente de Silvio: a casa 5 é a do palco, do brilho, e foi com a estreia do programa que Silvio Santos começou a ganhar visibilidade nacional.
A morte de Silvio Santos
Em 17 de agosto de 2024 o apresentador Silvio Santos faleceu em São Paulo, no Hospital Albert Einstein, após complicações da gripe H1N1. Novamente utilizando direções por arco solar, vemos dois aspectos dignos de nota:
Netuno dirigido na casa 3 está completando um longo período de ativação da Lua natal na casa 12 do apresentador. Netuno é um fator de desgaste, enquanto a casa 3 tem relação com o sistema respiratório. Ativando a Lua na 12, indica um período de fragilidade e hospitalizações, que efetivamente ocorreram. Ao mesmo tempo, o Sol dirigido na casa 7 aplicava uma quadratura ao Fundo do Céu, ângulo associado ao fim da vida.
Se considerarmos também os trânsitos, o mais significativo do período é o de Saturno, que na carta natal ocupa a casa 4 (fim da vida), presente na casa 6 (crise) e aplicando uma quadratura ao Sol natal do apresentador. Pessoas mais jovens teriam pequenos incômodos de saúde com esta ativação. Considerando a idade do apresentador (93 anos), a quadratura de Saturno simbolizou o corte do fio da vida.
Nota: artigo publicado originalmente em 2001, revisto em 18.09.2016 e novamente revisto e ampliado em 17.08.2024.
José A. Batista diz
Segundo o CAL (Código Astral Lunar) que desenvolvi usando como base informações do livro “Astrologia Revelada”, de Jeferson T. Alvares, Silvio Santos nasceu no dia “12/12/1930” ás “0 hora e 20 minutos”. O CAL chega bem próximo dos 100% de encontrar o Ascendente e hora exata do nascimento, mesmo não tendo a mínima ideia da hora do nascimento. Aqui, no caso de S.S., o Ascendente ficou á 25 graus 52 minutos. S.S. se deu 01/03/1930 por voltas das 19 horas e 04 minutos.
A astrologia não é 90/100% confiável em termos de previsões, por duas coisas: A hora do nascimento errada ou desconhecida – pior ainda quando a data do nascimento também é desconhecida – e as coordenadas geográficas. Vejamos um exemplo:
Numa determinada data, horário e local (31/10/2018_09h. e 40m._São Paulo – SP), por exemplo, nasce um bebê. Acontece que nesta mesma data, mesmo horário e mesmo local (local este definido pelas coordenadas geográficas, como: Latitude: 23S33 e Longitude: 46W38), também podem ter nascidos dezenas (ou centenas) de bebês, e para todos eles somente um MAN (Mapa Astral Natal).
E, neste contexto, então, astrologicamente todos esses bebês (meninos e meninas) seriam iguais – isto astrologicamente falando. Em minha opinião o que mais atrapalha a astrologia são as coordenadas geográficas. Antigamente – nos primórdios da astrologia – não existiam ás grande metrópoles como atualmente, como São Paulo, por exemplo, com mais 12 milhões de pessoas.
Latitude 23S33 para todas essas pessoas é muito pouco: Latitude: 1413 minutos/12000000 de pessoas= 0,00011775 minutos para cada pessoa.
Latitude 23S33 para todas essas pessoas é muito pouco: Latitude: 1413 minutos/120000 de pessoas= 0,011775 minutos para cada pessoa.
Latitude 23S33 para todas essas pessoas é muito pouco: Latitude: 1413 minutos/12000 de pessoas= 0,11775 minutos para cada pessoa.
Dilma Lopes diz
Há muitos anos quando comecei a estudar astrologia, conheci através do meu marido um antigo companheiro e funcionário de Silvio santos. Que me forneceu na época dados interessante e os horários dos nascimentos de suas filhas,não dei muita atenção, pois na época a astrologia para mim era só um hobby interessante. mas o mais interessante de tudo é que essa pessoa chamava Silvio lombardo e tinha nascido no mesmo dia e horário do Silvio só que em São Paulo e não se conformava de não ter as qualidades de Silvio para manipular as pessoas e ganhar dinheiro. Tudo que amealhou na vida foi trabalhando com Silvio Santos, ele começou com ele na radio e ele morava em pensão na bela vista. O que me diz?
Redação Constelar diz
Olá Dilma, supondo que este outro Silvio tenha nascido realmente no mesmo dia e horário, apenas mudando a cidade de Rio para São Paulo, já teremos uma diferença de cinco graus na cúspide de todas as casas. Dois planetas mudam de casa: Marte e Júpiter. Considerando Progressões Secundárias ou Arcos Solares do Sol e do Ascendente, temos uma diferença de praticamente cinco anos para o vencimento das progressões/direções. Podem ser duas personalidades muito semelhantes, mas com “programações de vida” suficientemente distintas. As oportunidades surgiram para cada um em momentos diferentes da vida, além de que o mapa não dá conta do NÍVEL em que a pessoa vive a dinâmica de sua carta. O mapa fala da estrutura básica de personalidade, mas não do caráter nem da realidade social e econômica.
José A. Baptista diz
Talvez se essas duas pessoas fossem concebidas no mesmo local, dia e horário, pois a vida – em todos os sentidos – para o ser humano começa com a concepção. E as chances de duas pessoas serem concebidas no mesmo local, dia e horário (hora, minuto e segundo) é praticamente impossível de acontecer. É ai que mora todas as diferenças entre uma e outra quando as duas pessoas nascem no mesmo dia e horário – exemplo são as pessoas gêmeas.