Shakira adia turnê europeia para 2018 por hemorragia nas cordas vocais.
Num comunicado publicado em suas contas de redes sociais, ela diz que será impossível realizar a turnê enquanto se recupera. (Estadão, 15 de novembro de 2017)
Ao ler esta notícia o espírito investigativo astrológico tomou conta… Quem sabe o que é esse “espírito” entende o quero dizer; aliás, sem ele, esquece estudar astrologia…
Pois então, a união da fome com a vontade de comer se deu quando encontrei os dados natais da Shakira (fonte: astrodatabank) na internet. Não fiz a retificação, mas me pareceu bastante coerente em conformidade com a personalidade e a carreira dela. Então resolvi analisar à maneira tradicional a carta astrológica dela com relação ao momento que atravessa. E o que era pura curiosidade de astrólogo, à medida em que investigava, foi se avolumando o conteúdo e se transformou neste “breve estudo”, mas que ainda carece de alguns outros tópicos, como o estudo das Direções Primárias, por exemplo. Desejo mesmo é que este humílimo estudo sirva de incentivo a todos que se aventuram com o coração e a mente na Arte da interpretação astrológica.
Comecemos pela delineação da carta astrológica natal no que diz respeito somente a profissão e a saúde. Utilizei a divisão de casas por signos inteiros e somente os cinco planetas, dois luminares e algumas Partes (Lotes) Árabes; portanto sem os trans-saturninos.
Shakira Isabel Mebarak Ripoll nasceu em Barranquilla, na Colômbia, às 10h08m do dia 2 de fevereiro de 1977. Sol em Aquário, ascendente em Áries, Lua em Câncer.
Com Marte senhor do ascendente em Capricórnio na casa dez, portanto forte por signo e casa (dignidades essencial e acidental), tendo Vênus ao seu dispor (Vênus na um), a beleza, a música, a dança, seriam sua marca e motivo de reconhecimento e fama. Além disso ela é também coreógrafa, produtora, arranjadora, filantropa, empresária e atriz. Ufa! Marte em conjunção com Mercúrio – o Almuten da carta – em Capricórnio na dez. E Saturno, regente da dez, está em Leão na quinta casa: tudo a ver com o palco, produção, arte…
Mas, fiquei pensando a respeito de Saturno, pelo papel importante que ele tem na carta astrológica (regente da dez, dispositor do Sol, Mercúrio e Marte), até onde poderia ter ajudado ou não ter atrapalhando tanto; porque Leão é o seu exílio e ele também está retrógrado; além disso Saturno está fora de sect, pois a carta é diurna e, sendo Saturno um planeta de sect diurno, estando abaixo da linha do horizonte não ajuda muito. Sei que ele está em trígono com o ascendente, mas será o suficiente para ajudar? Então pensei na relação dele com o Sol, pois de certa forma Saturno e o Sol estão um no signo do outro (Sol em Aquário, Saturno em Leão) mas debilitados, eu sei. Porém formam aspecto, mesmo que por oposição, e é melhor que haja algum aspecto do que nada, certo?
As Partes Árabes na carta de Shakira
E as Partes Árabes (chamadas de Lotes pelos gregos)? Vamos analisá-las também, pois são uma das ferramentas mais antigas da Astrologia, atualmente meio esquecidas…
Começando pela importantíssima Parte da Fortuna (Ascendente + Lua – Sol), vamos encontrá-la a 29º de Virgem, em trígono por signo com Júpiter (casa dois). Interessante é que Mercúrio (seu regente) a aspecta, e isso conta muito. Portanto, bem se vê que a deusa Tyche lhe foi bem generosa quanto à materialidade de seus sonhos e desejo de sucesso e riqueza – ou sorte, se preferirem, mas eu prefiro dizer que Shakira conseguiu conjugar talento e oportunidades (Parte da Fortuna), aliadas a uma imensa vontade (Ascendente em Áries) de conquistar o seu lugar ao Sol (Marte em Capricórnio na dez conjunto ao Almuten, Mercúrio).
Shakira liderou a lista anual das “100 cantoras mais bem pagas” da People With Money. Patrimônio Líquido estimado: 220 milhões.
(https://pt.mediamass.net/famosos/shakira/maior-salario.html)
Fiquei surpreso quando pesquisei e descobri o quanto ela prosperou! Foi então que me perguntei onde podemos ver essa promessa de riqueza, prosperidade na carta natal. De cara pode-se ver Júpiter na casa dois em trígono com Marte/Mercúrio na dez e, sendo ele o significador universal da prosperidade, já diz algo. Mas Vênus é o dono da dois e de Júpiter e está fraco por signo. Então, cabe investigar mais… Talvez buscando o almuten da dois e outros pontos, conforme os autores medievais… mas iria extrapolar aqui. Mas eis a surpresa em ver o quanto as Partes Árabes podem somar, complementar o estudo. A Parte da Substância (Ascendente + Grau da 2ª – Regente da 2ª) nos leva a 17º de Touro (regência de Vênus), portanto na casa dois em conjunção com Júpiter em trígono com a Fortuna, Mercúrio, Marte e o Meio do Céu. E ainda, Vettius Valens nos diz em Antologia que é interessante analisarmos o chamado Lugar de Aquisição e da Prosperidade, que é a casa onze a partir da casa onde está a Parte da Fortuna, e foi o que eu fiz. Contando onze casas do local da Fortuna encontraremos o signo de Câncer, que é onde está a Lua, portanto domiciliada e formando sextil com Júpiter (significador natural das riquezas) em Touro na dois, e ainda por cima um na exaltação do outro! Recepção mútua por exaltação! Dá pra entender o porquê de tanta prosperidade, não é mesmo?
Mas, e quanto à Parte da Enfermidade? Afinal o assunto aqui é esse, o problema nas cordas vocais. Então resolvi verificar a chamada Parte da Enfermidade (Ascendente + Marte – Saturno) na carta natal. E assim, ao encontrar a Parte da Enfermidade a 28º de Virgem na sexta casa (doenças x trabalho), onde o regente é Mercúrio, planeta de casa dez e que tem Marte exaltado conjunto (trabalha até a exaustão), ficou fácil entender por que o excesso de trabalho (sobrecarga) seria o seu mal. Aí está o quanto as Partes Árabes podem contribuir na análise de uma carta astrológica. Cabe mais, mas fugiria do objetivo…
Então, seguindo ao que realmente interessa: o problema atual nas cordas vocais e o adiamento da turnê e utilizando as técnicas antigas de predição…
Utilizando a Firdaria e a Revolução Solar
Quanto ao momento, começando pela Firdaria.
A Firdaria do momento da suspensão da turnê é de Saturno/Saturno. Portanto vamos investigar Saturno, lembrando que ele nunca deixará de ser um maléfico. Vejamos primeiramente onde ele está no mapa da Revolução Solar (chamarei de RS 2017) ou carta anual.
Saturno está na casa um – o corpo – em quadratura com Vênus na quatro (Vênus rege Touro, signo das cordas vocais) e Touro é o signo da casa seis da RS 2017, casa considerada difícil (doenças). Bem, eu utilizo signos inteiros, mas nem por isso deixo de dar importância aos ângulos da carta; e isso confere, porque Marte em Áries no Fundo do Céu consequentemente está em oposição ao Meio do Céu em Libra, que é regido por Vênus. Além disso, Marte (inflamações) da RS 2017 se encontra na mesma posição da Vênus (cordas vocais) na casa um (corpo) da carta natal.
Portanto, vemos alguns impedimentos ao trabalho de Shakira que têm relação com a saúde, mas provocados pelo excesso de ocupações, trabalho (Saturno regendo a dez natal na casa um da RS 2017). Mercúrio, dono da seis natal (doenças), está em quadratura a Júpiter (dono da um anual) também; e como Mercúrio é planeta de casa dez (trabalho), por aí se vê a causa do problema de saúde, que me parece a sobrecarga de trabalho (Mercúrio em Capricórnio na dez natal conjunto a Marte).
E ainda na carta da RS 2017 a Lua em Áries – signo de Marte, inflamações – é dona da oitava (será que precisará operar?) e está em oposição a Júpiter (dono da um na Revolução Solar), a Fortuna (RS anual) e na carta natal se opõe a Marte (dono da um). Todos aspectos relacionados ao corpo, portanto à saúde.
Segunda parte: Shakira precisará fazer a cirurgia?
Gerson Pelafsky diz
Muito bem , Haroldo! Fico feliz que as técnicas antigas estejam recebendo seu devido reconhecimento.Abraço!
Haroldo Mendonça diz
Obrigado Gérson! Aprendo muito com vc! Sigamos nessa empreitada maravilhosa em divulgar as técnicas antigas.. Abraço!
Mihail Lermontov diz
Artigo muito bem escrito, claro e objetivo. Meus parabéns.
Haroldo Mendonça diz
Muito Obrigado Mihail! Serve de incentivo! Abraço!