Talvez uma das músicas mais expressivas da personalidade de Rita Lee, de sua relação com a ideia de autoridade e hierarquia em família e na sociedade, seja mesmo Ovelha Negra.
Rita Lee é uma capricorniana com Ascendente no contestador Aquário e a Lua em Leão, signo ligado à ideia de poder, autoexpressão e singularidade. É a própria imagem da mulher de Sol em Capricórnio (ou com Capricórnio enfático no mapa) que tem na imagem paterna a visão do arquétipo do “Pai Terrível”, ou do “Pai Divino”, conforme autores de linha psicológica como Liz Greene e Howard Sasportas costumam salientar.
Qualquer pessoa que tenha intimidade ou que tenha conhecido há algum tempo uma mulher com a “síndrome do Capricórnio” (um termo que ousei inventar agora só para ilustrar o caso) é capaz de reparar na predominância da expressão “meu pai” no discurso das mesmas.
O trecho da música a seguir é um retrato do processo, que tanto pode ser um temor do tipo capricorniano pela imagem paterna quanto o conflito entre essa imagem e a bem forte necessidade de singularidade que o mapa de Rita Lee expressa.
Esta necessidade pode ser vista na Lua leonina em conjunção com um significador da necessidade de estruturação e estabilidade, muitas vezes representado pelo pai ou uma autoridade investida publicamente: Saturno.
Foi quando meu pai me disse:
Filha, você é a ovelha negra da família
Agora é hora de você assumir
E sumir!
Não bastasse isso, o Ascendente aquariano, tradicionalmente regido por Saturno, recebe deste uma oposição. Um dos significados típicos desse aspecto é a tendência a vivenciar com grande frequência um desafio para encontrar a própria identidade.
O processo é reforçado ainda pelo fato de Saturno estar em Leão e por Plutão também realizar uma oposição com o Ascendente. E como Rita faz isso? Como lida com seu processo de alteridade? Podemos dizer que ela o faz através das formas expressas simbolicamente por sua Lua, seu Saturno e seu Plutão do mapa natal.
A figura de roqueira rebelde que canaliza em sua persona os anseios de grupos de pessoas que desejam contestar o status quo é bastante afinada com o Ascendente em Aquário e com o posicionamento do Sol e Mercúrio na casa 11. Entretanto, conforme depoimento publicado no Almanaque Abril “Quem É Quem”, a combinação dos princípios do universalista Netuno com os dos sociais Aquário e Capricórnio é bastante visível. Vejamos:
O rock é a música do planeta. Eu gosto dessa palavra, rock, pedra… É uma língua. Quero trabalhar para o que seria uma música interplanetária.
“Rock”, “pedra”… Que coisa mais saturnina! E ela gosta dessa palavra. Claro! Ela se identifica com a ideia de resistência, altivez e durabilidade de uma rocha. Ela é capricorniana e seu Saturno está extremamente evidente, tanto por dispor do Sol quanto por reger o Ascendente.
Dessa forma podemos dizer que a tônica leonina em Rita Lee é fortíssima, já que Saturno, o dispositor de Sol e Ascendente de seu mapa, juntamente com a Lua, um dos luminares, encontra-se em Leão e angular.
Leão, signo dos espetáculos teatrais, das performances, do palco. Que coisa mais afinada com Rita Lee! E que coisa mais afinada com São Paulo, cidade que é tão aquariana do ponto de vista do “progresso” que seu habitantes adoram proclamar e contribuir para sua continuidade.
Ora, Marte, um dos significadores da ideia de progresso e impulsão para diante, está em órbita de conjunção com a Lua de nascimento de Rita. Ela é uma verdadeira mobilizadora de massas, de opiniões de contestações coletivas por sua postura irreverente, cômica, mas sem deixar de ser sensual.
Mas de onde vem tudo isso? O que é análogo a essa sensualidade mesclada com comicidade de suas letras e performances, bem como todo aquele talento musical? E quanto à já referida percepção universalista netuniana se Netuno não está em conjunção com luminares, nem com o Ascendente ou com o Meio do Céu?
Netuno, assim como Vênus, é um significador, num nível diferente, de artes, de linguagens não verbais e/ou universais, de música, de imagens e de sensualidade. Ele está fluentemente aspectado com Vênus e com o Ascendente, através dos trígonos que os ligam.
Mas a estética bizarra da “Miss Brasil 2000” é uma brincadeira que tem todo o estilo colorido da geração de Netuno em Libra. Note-se que um fator identificador, entre outros, de vocações e autodesenvolvimento, a Parte da Fortuna, está em conjunção com Netuno.
Mesmo que estejamos falando do sistema moderno de regências, assumindo que o atual governante de Aquário é Urano, a semelhança com a posição de Saturno em Leão é significativa, já que o signo e a casa 5 se tocam por afinidade. Urano está na casa 5.
O potencial de casa 5, da ênfase em Leão e da intensa manifestação Netuno-Vênus, também é expresso na entrevista dada à revista Playboy, de fevereiro de 1981:
Como você se sente tendo um país inteiro apaixonado por você?
Rita Lee – Ótima! As pessoas agora jogam lencinhos de lança-perfume no palco. Acabou a época do baseado (…) Esses shows novos estão me dando uma porção de informações que eu não tinha com relação às minhas músicas. As pessoas estão mais atentas ao lance da gente.
Que lance?
Rita Lee – Coisas românticas, faladas de uma maneira leve, brincalhona, que não tenham peso de divã de analista no meio. O sexo sem Freud. Com “Mania de Você” foi assim. A música pegou todas as idades porque todo mundo já tinha passado por aquilo. Nos shows eu não preciso mais abrir a boca; as pessoas cantam “Mania de Você” sozinhas. Todo mundo querendo ser a gente, todo mundo querendo ser a gente.
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A comparação do mapa de Sampa com o de Rita Lee é tão expressiva que não precisa de muitos comentários.
Para começar, os quatro planetas em Aquário e Peixes da carta paulistana caem no Ascendente de Rita Lee. A cantora, portanto, projeta e materializa a cidade, contribuindo para afirmar sua identidade. Além disso, observe-se a sucessão de oposições, indicando atração e complementaridade: Sol de Sampa com Plutão de Rita Lee, Mercúrio e Marte de Sampa com Saturno de Rita, Plutão da cidade com a Lua de São Paulo.
É pouco? Há também a presença de Netuno de São Paulo no Fundo do Céu da cantora, além de outros interaspectos de menor importância. É um mapa de casamento, o que inclui cenas de paixão, ciúme e brigas de vez em quando.
Como exemplo disso, bem às vésperas dos 450 anos da cidade Rita Lee virou alvo da imprensa local, por contar piadas supostamente antipaulistanas em seus shows no Rio. Mas não tem jeito: este é um casamento às antigas, no estilo “unidos para sempre.”
Leia também:
Rita Lee, a ovelha negra de Saturno-Plutão, por Fernando Fernandse.