Se você tem 40 anos ou mais é possível que se lembre da boyband americana New Kids on the Block que, no Brasil, estourou em 1990 com o álbum Step by Step. Cinco meninos que em poucos anos atingiram um enorme sucesso e foram idolatrados por adolescentes do mundo todo.
Entre os anos de 1988 e 1991, eles alcançaram marcas extremamente importantes no cenário musical em nível mundial. Foram shows sempre lotados, com ingressos esgotados e adolescentes desesperadas por qualquer vislumbre dos meninos. Em 1990 realizaram uma turnê patrocinada pela Coca-Cola – Magic Summer Tour (considerada a segunda maior em termos de bilheteria no ano), perdendo somente para a turnê Rolling Stones’ Steel Wheels.
Para muitos talvez a ideia seja de que se tratou de uma carreira passageira. Porém, após um intervalo de 14 anos entre 1994 e 2008, Donnie, Jordan, Jon, Danny e Joey voltaram aos estúdios e aos palcos e mostraram que ainda possuem “The Right Stuf” (título de uma de suas músicas do álbum Hangin’ Tough).
Astrologicamente, as posições por signos de Netuno e Plutão são marcadoras de comportamentos geracionais e, em 1988, Netuno transitava por Capricórnio e Plutão por Escorpião. No caso dos kids, há ainda um ciclo que se destaca em todos os momentos importantes da banda: Saturno-Urano. “O Senhor do Tempo” e “O Deus da Originalidade”!
É comum pensarmos que as boybands têm um público exclusivamente adolescente, entretanto, ao acompanhar a carreira do New Kids on the Block, pode-se perceber que “há vida e sucesso após os 40”.
O grupo idealizado pelo produtor musical Maurice Starr lançou seu primeiro álbum em 1986, porém foi somente com a formação da conjunção entre Saturno e Urano em 1988 que o primeiro single do segundo disco – Please Don’t Go Girl – tornou os kids conhecidos. E a partir daí alavancaram um enorme sucesso.
No momento da formação da banda Plutão estava em Escorpião e a sociedade passava por um período no qual estavam em destaques assuntos como o rompimento com padrões até então vigentes de controle e poder, a problemática ambiental e o comportamento sexual. O alastramento da AIDS e o medo da morte contribuíam para, de um lado, um comportamento mais discreto dos adolescentes e jovens em relação à sexualidade, e de outro, crescimento e naturalização da erotização da infância através das letras das músicas, das coreografias, de programas de televisão etc.
A marca capricorniana dos Kids
A entrada de Netuno em Capricórnio intensifica o materialismo e o pragmatismo, já valorizados com Plutão em Escorpião tanto pela oposição a Touro quanto pelas questões vinculadas ao desejo de poder. E, no extremo oposto ao sucesso de gêneros como o punk e o Black Metal, há o crescimento do estilo conservador, comercial e com mensagens positivas, o que estava totalmente de acordo com a construção dos New Kids.
A conjunção Saturno-Urano no início de Capricórnio e, na sequência, retrógrada em Sagitário, leva os meninos à primeira turnê com a cantora pop Tiffany e renova a chance de divulgação para um público diferente, de passar por diversas cidades e participar de vários programas de televisão.
Com o crescente sucesso e com Saturno e Urano já em órbita de conjunção com Netuno (todos em Capricórnio), em 1989 acontece a primeira apresentação internacional no Japão, surge o primeiro fã-clube oficial e os kids alcançaram uma das marcas mais impressionantes da história da Billboard: ter três músicas de três álbuns diferentes na parada Hot 100.
A histeria de fãs, o frenesi e as vendas quase instantâneas para shows em estádios e arenas se somavam ao consumo gigantesco de milhares de artigos com a marca New Kids on the Block.
Da crise ao renascimento
Nos anos seguintes, Saturno entra em Aquário, se afastando de Urano. É possível, então, perceber a exacerbação da natureza da conjunção entre Urano e Netuno em Capricórnio: os processos de mercantilização e pragmatismo na arte por parte dos empresários do ramo começa a sair de controle e afetar os integrantes do grupo, tanto emocional quanto psicologicamente. O álbum mais conhecido no Brasil – Step by Step – foi lançado justamente nesse clima em 1990.
Somente em 1994, já rompidos com Maurice Starr, os kids lançam novo álbum e com um estilo musical menos comercial que não consegue alcançar o sucesso costumeiro. Além disso, um deles resolve se afastar do grupo.
No céu, a quadratura entre Saturno em Aquário e Plutão em Escorpião demonstra essa situação limite e a necessidade de uma completa renovação. As características sagitarianas (signo pelo qual Plutão transitaria de 1995 a 2008) já começavam a ser manifestadas no mercado globalizado, na importância do movimento do novo nacionalismo e na politização. O público passou a pedir por músicas mais agressivas, com uma agitação exacerbada, as raves ganhavam força e se tornavam cada vez mais populares.
É anunciado o fim do New Kids on the Block.
Entretanto, em 2008, após 14 anos do rompimento (exatamente o tempo da passagem de Plutão por Sagitário), sob um trígono de Saturno e Plutão, este prestes a entrar em Capricórnio, o grupo anuncia uma reunião, com o lançamento de um novo álbum e uma turnê – esta já com Saturno e Urano em oposição.
Dessa vez, tudo passou a ser idealizado e produzido pelos próprios kids. A necessidade de ruptura com padrões tradicionais também na economia ganhou um excelente campo com Urano em Áries a partir de 2010, que fortaleceu a ideia de “Do it yourself” da época. Tornou-se mais fácil o acesso aos streamings de música, que podiam ser utilizados através dos diversos meios tecnológicos pelas pessoas no dia a dia e que facilitaram a troca e o contato entre grupos com os mesmos interesses. O comércio se tornava mais livre e dinâmico.
Assim, houve a emancipação de vários artistas em relação às gravadoras, possibilitando maior autonomia e independência. E Netuno ainda em Aquário fomentando o senso de comunidade das fãs de todo o mundo.
Desde então, outros dois álbuns foram lançados, outras turnês realizadas, cruzeiros anuais e muita interação online entre os integrantes do grupo e fãs.
Uma banda em tempos de pandemia
Nem mesmo o início da pandemia da covid-19 em 2020 foi capaz de diminuir o vínculo criado entre público e banda. Pelo contrário, houve a intensificação da relação positiva desta relação e a manutenção do grande sucesso dos New Kids.
Saturno e Urano se encontram em órbita de quadratura desde então e que perdurará até o final de 2022, demonstrando a necessidade de inovar e se manter firme, de quebrar padrões e achar novas saídas.
Até aqui, os kids vêm encontrando uma forma muito positiva de lidar com esta quadratura: mantendo-se em contato com fãs e com a mídia, lançando vídeo com música nova, fazendo lives etc. Tudo isso vem possibilitando a manutenção da coesão anteriormente formada entre eles e o público, assim como a apresentação de novidades que permitem a adequação a novos parâmetros do relacionamento dos artistas com o mundo.
Inclusive, em agosto de 2021, o primeiro show realizado com a flexibilização das medidas sanitárias ocorreu no Fenway Park (estádio do Red Sox em Boston) e teve os ingressos esgotados, confirmando a força dessa relação.
A linha de tempo da trajetória dos Kids
1984 – Plutão em Escorpião e ingresso de Netuno em Capricórnio. | Formação da banda, fase de ensaios, gravações e apresentações locais. |
1988 – Conjunção Saturno-Urano | Primeiro álbum de sucesso e primeira oportunidade de se apresentarem em turnê como show de abertura da cantora pop Tiffany. |
1989-91 – Conjunção Saturno, Urano e Netuno em Capricórnio. | Início e auge do sucesso internacional. |
1994 – Saturno em Aquário, sem aspecto com Urano-Netuno. Plutão saindo de Escorpião | Lançamento do último álbum da primeira fase (já sem o produtor Maurice Starr) e rompimento da banda. |
1995-2008 – Plutão em Sagitário. | Hiato do grupo. |
2008 – Plutão em Capricórnio e Saturno aplicando oposição a Urano. | Retorno público da banda, com o lançamento de um novo álbum e turnê. |
2020 – Quadratura Saturno-Urano | Parada forçada de eventos presenciais em razão da pandemia da covid-19. Inovação no modo de se manterem ativos e atuantes através da internet. |
Como vimos, a história do New Kids on the Block demonstra como funciona, de forma positiva, o ciclo Saturno-Urano, com o melhor aproveitamento dos conceitos de responsabilidade a amadurecimento do “Senhor do Tempo” (Saturno) e os conceitos de inovação e emancipação do “Deus da Originalidade” (Urano).