Introdução
O objetivo deste trabalho é prever (postumamente) a morte do grande poeta russo do século XIX, Mikhail Lermontov, que morreu aos 26 anos, vítima de um duelo com um companheiro, o qual, por ser provocado e ridicularizado impiedosamente pelo poeta, o desafia para duelar e o mata.
Biografia
O poeta nasceu em Moscou no dia 15 de Outubro 1814 às 5h19m30s. Após a morte da mãe em 1817, foi criado pela avó materna que lhe deu a melhor educação que o dinheiro podia obter. Ficou fluente em Francês, Alemão e Inglês, aprendeu a tocar diversos instrumentos e pintar razoavelmente bem.
Em 1829 Lermontov foi matriculado no colégio interno da Universidade de Moscou onde, graças a seus instrutores e à vasta biblioteca, passou a ler muito. Foi quando começou a compor os seus poemas juvenis. Foi nessa época que o poeta desenvolveu seu espírito venenoso e seu humor sardônico (o qual seria, em 1841, a razão de sua morte).
Em 1832, por não ter sido aceito na Universidade de São Petersburgo, se matricula na prestigiosa Escola de Cavalaria da Guarda. Ao se formar, em 1834, é designado para o regimento dos Hussardos da Guarda Imperial.
Durante sua permanência na Escola de Cavalaria, Lermontov esconde sua veia poética, publicando exclusivamente versos escabrosos, sob diversos pseudônimos.
Graças ao apoio financeiro irrestrito da avó, Lermontov começa a frequentar a alta sociedade fútil onde, por ser esperto, sardônico, cáustico, rico e inteligente, se torna a alma da alta sociedade e líder de farras e orgias.
Com a repercussão na sociedade da morte de Pushkin (Janeiro 1837), o Poeta se encontra à beira de um colapso nervoso e, num arroubo de raiva, em minutos, escreve o famoso poema “Morte do Poeta” onde, nas últimas 16 linhas, ataca o círculo íntimo da corte do Imperador. O poema, ao cair nas mãos de Nicolau I, faz com que Lermontov seja preso, rebaixado de posto e exilado para um regimento de Dragões no Cáucaso.
Em 1838, devido à influência de sua avó, Lermontov é transferido para São Petersburgo, onde se torna cada vez mais intolerante, cáustico e insolente.
Em 1840, Lermontov, num sarau, insulta o filho do embaixador francês, o qual o desafia para um duelo. O poeta sai do duelo com um ferimento leve, mas, como consequência, o Imperador o exila pela segunda vez para o Cáucaso.
Em 1841, o poeta se encontra em Pyatigorsk, usufruindo da fama de ser socialmente desregrado, de ser um poeta somente sobrepujado por Pushkin e pelo seu sucesso em prosa, O Herói de nosso Tempo.
No dia 25 de Julho 1841, numa farra num dos salões de Pyatigorsk, Martynov, parceiro do poeta no regimento e que tinha inveja de Lermontov pelos escritos deste, caricaturizado como um personagem do Herói do Nosso Tempo, é provocado e ridicularizado impiedosamente por Lermontov. Martynov perde a paciência e desfia o poeta para um duelo.
No dia 27 de Julho de 1841 ocorre o duelo. Lermontov leva o duelo na brincadeira, atira para o alto; Martynov, sem piedade, atira e atinge o poeta direto no coração. Assim morre aos 26 anos de vida um dos maiores poetas da Rússia – considerado por muitos como sendo o maior.
(mais informações em: https://en.wikipedia.org/wiki/Mikhail_Lermontov)
Breve visão do Mapa Natal
Propósito de Vida
Dado pelo Sol, considerando-o como alvo de nossa existência, como razão da nossa vinda a esse mundo, como meta dessa existência terrena. Comprovação desse Propósito é dado pelo Pars Hyleg (Asc + Lua – SAN em 25Lib25).
No caso do Poeta, com Sol e com Pars Hyleg na Casa I em Libra, pode-se dizer que ele veio a esse mundo para ser ele mesmo, guiar seu próprio destino e ser popular. Entretanto, por Sol se encontrar em mau Estado Cósmico, a realização deste Propósito será consumada com dificuldades e distorções, o que é corroborado pelo quadrado de Saturno; mas Vênus, Regente do Sol, em ótimo estado cósmico, dará suporte ao Sol e irá guia-lo na obtenção de popularidade através das artes e de amor. A fama lhe será dada pela estrela Spica em conjunção com o Sol.
Motivação Primária
É a força que motiva o nato, aquilo que ele precisa/busca para se sentir realizado. Dada pelo Signo do Ascendente (em Libra – Masculino/Sanguíneo/Cardinal); logo, o poeta era motivado por liberdade de expressão, a qual buscava com determinação.
Vênus e Marte, aspectando o Ascendente, complementam a descrição da Motivação Primária. Assim, Vênus dá-lhe charme e amor pela arte, e Marte contribui com exagero, impaciência, intolerância (mau Estado Cósmico) atenuada em boa parte pela benéfica Vênus. Como Vênus, Regente do Ascendente, está na Casa I, esta busca é consumada pelo próprio poeta.
Poder do Mapa
Com quatro Planetas em Casas angulares (Signos Inteiros), não é de admirar que o Poeta tenha ficado famoso.
Temperamento
Essencialmente Sanguíneo com traços de Colérico. Assim, pode-se dizer que o poeta era comunicativo, sociável, gostava de ler e de escrever. Ao mesmo tempo era sedutor e agressivo.
Razão versus Emoção
Determina se a mente do nato é mais racional (Mercúrio) ou mais emocional (Lua). No Mapa do poeta, Mercúrio e Lua estão conjuntos, ambos em Escorpião e em médio Estado Cósmico na Casa II. Assim, pode-se dizer que a mente racional e a emocional estão fundidas, predominando ligeiramente a mente racional (Mercúrio Peregrino, Lua em Queda). Considerando que talento é um bem que uma pessoa possui (Casa II), vê-se que o poeta tinha talento para a escrita repleta de emoção (poesia romântica).
Casas angulares
Casa I – Vista acima
Casa IV – Com Saturno na Casa IV e a regendo, pode-se afirmar que o pai do poeta era frio, seco e o relacionamento entre os dois era tenso (quadratura entre Saturno e Sol). Estas atitudes do pai para com o poeta eram devidas a influências distorcidas e secretas dos parentes do pai (Júpiter em péssimo Estado Cósmico na Casa XII, em Trígono com Saturno).
Aproveitando, como Júpiter rege a Casa III, pode-se também dizer que, devido a escritos, o Poeta foi preso e/ou exilado em alguma época de sua vida. Júpiter, como Regente da Casa III também representa um colega, e por estar na Casa XII, um inimigo secreto do poeta.
Como regente da Casa V, Saturno indica prisões, limitações e impedimentos relacionados à criação artística do poeta (Casa IV como XII da V).
Casa VII – Com Marte regendo a Casa VII, domiciliado na Casa I e em mau Estado Cósmico, pode-se dizer que, quanto a parcerias, o poeta era dominador e agressivo. Também indica que o poeta tinha inimigos declarados.
Casa X – Com Lua regendo a Casa X, domiciliada na Casa II, pode se dizer que a fama do poeta foi devida aos seus escritos talentosos, cobertos de emoção (Mercúrio na Casa II Conjunto à Lua)
Sumário
O poeta veio a este mundo para ser dono de seu próprio destino e brilhar através da arte, pelo que ficou famoso. Era motivado por liberdade de expressão e por amor pela arte, e para tal tinha à sua disposição a facilidade de comunicar, facilidade de se integrar socialmente e gosto pela leitura, o que lhe abria os horizontes; também sedução e agressividade o caracterizavam. Quanto à sua mente, tendia para o racional no referente ao seu talento para a escrita, repleta de emoção.
Pontos importantes em sua vida a se notar, são referentes ao seu pai, que era frio e distante em relação a ele e que o relacionamento entre os dois era tenso. Também há indícios de prisões e/ou exílios por causa de escritos. Quanto aos relacionamentos e parcerias o poeta era dominador e agressivo e entre os parceiros havia inimigos. Para finalizar, pode se dizer que a fama do poeta foi devida aos seus escritos talentosos, cobertos de emoção.
Previsões (póstumas) da Morte do Poeta
São apresentadas a seguir em forma de mapas e tabelas para simplificar o acompanhamento de diversas técnicas de previsão.
1 – Mapa natal com Dodecatemória na parte externa
2 – Partes Arábicas
Parte da Morte Asc + C8 – Lua = 9º02 Áries –Almutem = Marte
Parte do Planeta que mata Asc + Venus – Lua = 0º22′ Virgo – Almutem = Mercúrio
3 – Significador da Morte ou Anareta (De acordo com Bonatti e AbuMahar)
Tabela para determinação do Significador da Morte – determina o Planeta com mais dignidades nas seguintes posições (vide bibliografia, item 3):
– Ascendente – Regente do Ascendente – Parte da morte – Regente da Parte da morte – Quarta Casa – Regente da quarta Casa – Regente da triplicidade da quarta Casa (Diurno ou Noturno) – Oitavo Signo a partir do Sol – Regente do oitavo Signo a partir do Sol
Tem-se como Significador da Morte ou Anareta = Saturno
4 – Direções Primárias
5- Profecção anual sobreposta à Natal
6 – Profecção diária sobreposta à natal
7 – Progressão Secundária sobreposta à Natal (26 anos)
8 – Técnica dos Quartos da Lua
Usa-se a lunação precedente ao nascimento (Lua pré-natal em 19 Libra 27) para estabelecer cada um dos períodos planetários que irão reger a vida da pessoa. Cada governante do tempo assume a cronocracia pelo tempo de um quarto de sua idade menor.
Assim, com um quarto de sua idade menor:
- Saturno – 7 anos e ½ (30 /4);
- Júpiter – 3 anos (12/4);
- Marte – 3 anos e 9 meses (15/4);
- Sol – 4 anos e 9 meses (19/4);
- Vênus – 2 anos (8/4);
- Mercúrio – 5 anos (20/4);
- Lua – 6 anos e 3 meses (25/4)
e com Planetas após grau da Lua pré-natal no Mapa Natal (19 Libra 27):
Sol – Mercúrio – Lua – Saturno —- > 23,5 anos ====> Saturno após os 23,5 anos
9 – Revolução Solar do ano da morte
(de acordo com Rodolfo Veronese [4] )
Anareta (Saturno) da CIV natal (términos), vai para a CI da RS (Poeta) a qual cai sobre a CIII natal (discussão) o que indica morte do Poeta (CI), devido a uma discussão (CIII).
10 – Sumário de Indicadores
Análise
O quadro acima comprova todos os fatos que levaram à morte do poeta:
1 – Saturno (morte) como Anareta, na CIV (términos) predomina em quase todas as técnicas usadas, indicando morte.
2 – Mercúrio, (parte do planeta que mata, em exílio e regido por Marte), progredido, na CIII natal (provocar verbalmente) indica discussão mortal (desafio para duelo).
3 – Ascendente (poeta) e Marte (violência, arma de fogo) da Profecção diária ingressam na CIV natal (términos).
4 – Pela Direção Primária, Saturno (o Anareta) está em quadratura com Marte que está em detrimento no Ascendente, regendo a CVII (parceiros, inimigos declarados) sendo regido por Vênus, regente da CVIII (morte) e da CI (poeta).
5 – Marte (violência, arma de fogo) da Progressão Secundária na CI natal (poeta).
6 – Satuno (Anareta) na CI (poeta) da Revolução Solar cai sobre a CIII (discussão) da natal.
Conclusão
Concatenando os seis pontos acima, pode-se dizer que Lermontov morreu por um ato violento (Marte – arma de fogo), pelas mãos de um parceiro (Regente da CVII) e inimigo declarado (inveja) devido a uma discussão acalorada (Mercúrio, discussão, e Saturno da RS sobre a CIII natal).
Bibliografia
1. https://en.wikipedia.org/wiki/Mikhail_Lermontov
2. LERMONTOV, Mihail. Horóscopo Natal – Métodos de Interpretação. Editora Artera, 2016 (Anexo)
3. https://internationsocietyofclassicalastrologers.wordpress.com/2013/04/08/killing-planet-case-study-2/
4. http://astrosphera.blogspot.com.br/2017/07/como-interpretar-uma-revolucao-solar.html