Esta é a terceira parte. Você leu as duas partes iniciais?:
De líder sindical a fundador do PT
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – Eleito Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em 20 de abril de 1975. Estava com 29 anos, 6 meses e 14 dias de idade (direção simbólica: 29°32′). O Sol, regente da casa X, dispositor de Plutão, dirigido, continuava em quadratura com Plutão. Vênus, dirigido, estava sobre o Sol e a Lua, na casa XII. São direções muito fortes, que concordam com a alteração dos rumos da vida de Lula.
Plutão, retrógrado, transitava a 7°18′ de Libra; Júpiter transitava a 7°53′ de Áries. Ambos ativando a conjunção Netuno-Júpiter (regentes das casas V e II – alegria e ganho).
Comandou greves de metalúrgicos – Lula projeta-se politicamente ao liderar a primeira greve de operários do ABC paulista em pleno Regime Militar, em maio de 1978. Nessa época Plutão transitava sobre a Lua e Mercúrio da Fig.01, e Netuno transitava em oposição a Urano dessa figura (Netuno é associado a movimentos comunitários e Urano, com freqüência, a situações autoritárias).
Em abril de 1979 comandou outra greve de metalúrgicos. Plutão transitava em trígono com Urano natal.
Fundação do PT – Ainda em 1979, Lula alia-se a outras lideranças sindicais e a intelectuais da esquerda, para fundar no dia 10 de fevereiro de 1980, em São Paulo, o Partido dos Trabalhadores, do qual se torna presidente.
Em mensagem encaminhada no dia 21 de maio de 1998, à antiga Lista Astrológica Prometeu, com o título “Data de Fundação do PT”, Bárbara Abramo resume anotações de um primo, o jornalista Perseu Abramo, que fez parte da Executiva Nacional do PT. Informa também que essas anotações foram escritas entre os dias 18 e 24 de fevereiro de 1980:
A existência, o papel e a importância de grupos originados de organizações de esquerda dentro do Partido dos Trabalhadores passaram a ser, na última semana, um dos tópicos de discussão nos círculos políticos. O tema surgiu durante e após a reunião nacional de fundação do PT, realizada no dia 10, nas dependências do Colégio Sion, em São Paulo. Convocada para aprovar o manifesto de Lançamento – cuja primeira divulgação pública se havia dado a 10 de janeiro – e para eleger a Comissão Diretora Nacional Provisória, a reunião só chegou a tratar do primeiro dos dois itens; por consenso dos 1.200 presentes à sessão do final da tarde, adiou-se para o Encontro Nacional de 12 e 13 de abril a eleição da Comissão Nacional. A reunião do dia 10 ressentiu-se de falhas de organização consideradas normais pelos dirigentes, num partido que ainda está nos primeiros passos de sua formação e quase não conta com quaisquer recursos materiais. Por causa disso, e por causa das dificuldades em atender a todos os pedidos de credenciamento, a sessão da manhã começou somente as 11h30, duas horas e meia depois do horário de inicio previsto.
Início da sessão convocada para aprovar a criação do Partido dos Trabalhadores:
Pode-se considerar que o PT estava nascendo com o início dessa sessão, que foi convocada para satisfazer exigência legal, a de aprovar o manifesto de Lançamento do Partido. Touro é o signo da casa VII da figura de Lula. Essa casa é a das associações e dos confrontos. Regida por Vênus, planeta da casa XI do mapa de Lula (projetos), dispositor de Netuno, de Júpiter, do Sol, da Lua e de Mercúrio. Se o início da sessão tivesse ocorrido cerca de 8 minutos antes das 11h30, o Ascendente estaria no Descendente da Fig.01. Essa posição do Ascendente da Fig.02, em Touro, é um indicador do “casamento” do Partido que estava sendo criado com Lula. A Lua, regente da casa IX (política), estava ingressando na casa II do mapa de Lula (ganhos). Mercúrio, regente da casas VIII e XI de Lula, a 5°36′ de Peixes, na casa V, transitava em trígono com o Ascendente (Fig.01). Vênus, o importante planeta da Fig.01, ingressava na casa VI (do trabalho, ou dos trabalhadores). Marte transitava em semi-sextil com Plutão natal. Júpiter transitava em sextil com a Parte da Fortuna. Urano transitava em trígono com Saturno natal. Concordando com a importância do Partido que estava nascendo, na carta do PT o Sol e a Parte da Fortuna estão juntos, na casa X.
Tempos difíceis: a prisão e a perda da mãe
Detido pelo DOPS – Em 19 de abril de 1980 foi detido pelo Departamento de Ordem Política e Social e teve seu mandato sindical cassado. Lula estava com 44 anos, 6 meses e 12 dias de idade, o que corresponde ao arco de direção de 44°32′. Vênus, regente da casa XII (prisão), dispositor do agrupamento planetário dessa casa, dirigido, vai para 28°49′ de Libra, em quadratura com o Meio-Céu (o poder, a repercussão do fato). Mercúrio, último planeta da casa XII, regente da VIII (transformação), transitava em oposição a Netuno e a Júpiter da casa XII natal. Vênus transitava em quadratura com sua posição no nascimento. Urano, retrógrado, transitava em Escorpião, em trígono com Saturno.
Morte da mãe – No dia 12 de maio de 1980, em torno das 11h30, morre a mãe em hospital de São Caetano do Sul. Estando preso, lhe é permitido comparecer ao velório e à missa de corpo presente. Lula estava com 44 anos, 7 meses e 6 dias de idade, o que corresponde ao arco de direção muito próximo daquele considerado no caso anterior, detenção pelo DOPS. Agora, tratando-se da mãe, em termos astrológicos vinculada a casa IV, e sua morte, associada à casa VIII da casa IV – onde se encontra Vênus (a casa XI é a VIII da IV). Vênus dirigido fica em quadratura com a cúspide da casa IV, que é o Ascendente da figura que representa a mãe por casas derivadas. Nesse dia, Urano, regente da quase totalidade da casa IV, transitava em oposição ao Sol (regente da casa VIII da casa IV) e a Mercúrio (regente da casa VIII); Sol e Mercúrio transitavam juntos em Touro, o primeiro a 22°01′ e o segundo a 21°05′; lembrando que o Sol e Mercúrio são astros da casa XII (sofrimento) da Fig.01. Urano, retrógrado, estava a 23°38′ de Escorpião.
Libertado pelo DOPS – Em 20 de maio de 1980 é libertado pelo DOPS. Mercúrio, regente da casa VIII (transformação), planeta da casa XII (prisão), transitava em Gêmeos, na casa VIII, em trígono com Júpiter (a Justiça) na casa XII. Vênus estava na cúspide da casa IX e Marte em sextil com o Ascendente.
Condenado pela Justiça Militar – Em 25 de fevereiro de 1981 é condenado pela Justiça Militar. Na Fig.01, Marte, por estar na casa IX, é o significador da Justiça Militar. Marte, nesse dia, transitava a 14°44′ de Peixes, em oposição a Vênus natal, em trígono com Marte e em quincunce com a conjunção Lua-Mercúrio. Júpiter e Saturno transitavam juntos, retrógrados, em Libra. O primeiro a 8°50′ e o segundo a 8°34′, sobre Júpiter do mapa de Lula, na casa XII. Plutão, também retrógrado, estava a 24°05′ de Libra, na casa XII, em quadratura com Saturno no Meio-Céu.
STM anula a pena – Em 02 de setembro de 1981, o Superior Tribunal Militar, em Brasília, anula a pena. Lula estava com 35 anos, 10 meses e 26 dias de idade. Isso corresponde ao arco de direção de 35°54′. Plutão, planeta da casa X (o poder maior), dirigido, passa para 17°23′ de Virgem, em quadratura exata com Urano natal (17°23′ de Gêmeos), planeta da casa VIII (transformação). Júpiter, a Justiça, regente da casa II (ganho), dirigido, passa para 14°50′ de Escorpião, em trígono e em sextil com as posições de Marte (na casa IX) e de Vênus do mapa de Lula.
Vênus transitava em Libra, em trígono com Urano natal. Marte estava ingressando em Leão, no Meio-Céu. Júpiter estava sobre o Sol de Lula. Saturno sobre Júpiter. No Meio-Céu estava o Nodo Lunar Ascendente.
Novamente condenado – Em 19 de novembro de 1981 é novamente condenado, mas com direito a aguardar o recurso em liberdade. O Sol, em Escorpião, transitava em trígono com o Meio-Céu do mapa de Lula. Mercúrio transitava sobre a conjunção Lua-Mercúrio. Vênus, em Capricórnio estava em oposição a Marte, planeta da casa IX, em quadratura com a Lua de Lula, regente da casa IX. Marte transitava em Virgem, em quadratura com Urano natal. Júpiter transitava em quadratura com o Meio-Céu.
Da CUT à apendicite
Criação da CUT – Em 1982 promove a criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Estava com aproximadamente 37 anos de idade. Urano, regente da casa IV (base) e da cúspide da casa V (criação), dirigido (mais 37°) estava sobre Saturno, regente da cúspide da casa IV. O Meio-Céu (poder) dirigido estava em sextil com o Ascendente de Lula e se aproximava do sextil com a Parte da Fortuna. Netuno, regente da casa V, dirigido, estava em quadratura com Plutão.
Eleição para governador – Em 15 de novembro de 1982 concorre ao governo do Estado de São Paulo, não sendo eleito. As direções simbólicas anteriores são válidas também para a época dessa eleição. Quando começou o processo de votação, as 8 horas do dia 15 de novembro de 1982, estavam em Escorpião, na casa I da Fig.01: Mercúrio, a 20°14′; a Lua, a 20°46′; Júpiter, a 21°17′; o Sol, a 22°45′ e Vênus, a 25°36′. Ou seja, Plutão, regente do Ascendente de Lula e planeta da casa X, era o dispositor de todos eles. Mas, Saturno, planeta do Meio-Céu, regente da casa III (meios de comunicação), a 28°27′ de Libra, na XII, estava em quadratura fechada ao Meio-Céu de Lula.
Deputado federal – Em 15 de novembro de 1986 é eleito deputado federal, para a Assembléia Nacional Constituinte, com o maior número de votos do país. Quando começou o processo de votação, às 8 horas (HV) do dia 15 de novembro de 1986, a Lua, regente do Meio-Céu de Lula, estava exaltada em Touro, a 10°34′, na casa VII, em quadratura com Plutão, na casa X. Vênus, dispositor do “oceânico” agrupamento da casa XII, retrógrado, a 7°14′ de Escorpião, transitava junto com Plutão, a 7°55′ do mesmo signo. Ambos em semi-sextil com Netuno-Júpiter do mapa de Lula. Mercúrio transitava retrógrado, a 17°36′ de Escorpião, em quincunce com Urano, em Gêmeos, na casa VIII.
Cirurgia – No final da noite de 28 de abril de 1988 é submetido à cirurgia para retirada do apêndice. Plutão transitava retrógrado a 11°16′ de Escorpião, em quadratura com sua posição na Fig.01. Marte, a 14°48′ de Aquário estava em trígono com a Lua-Mercúrio na casa XII (Mercúrio rege a VIII de Lula); em quincunce com Vênus, dispositor do agrupamento da casa XII; em quincunce com Marte, regente da casa VI (doença). Júpiter (inflamação) transitava a 11°45′ de Touro, em quadratura com Plutão natal. Finalmente, o Sol, a 8°56′ de Touro, estava em quincunce com Júpiter do mapa de Lula, na casa XII.
Lucas Cantino diz
Adorei ! Muito legal esse site
José A. Baptista diz
Sou astrólogo e realmente está difícil definir um signo ASC para o Lula. Porém, com base nas informações contidas no livro “Astrologia Revelada” de Jefferson T. Alvares, desenvolvi um método astral, o CAL (Código Astral Lunar) muito eficiente para encontrar o signo Ascendente e, consequentemente, encontrar a hora do nascimento ou retificar a mesma – isto quando temos certeza da data do nascimento, é claro. No caso do Lula, por exemplo, além da “hora” do nascimento dele ser questionável, a “data” do seu nascimento dele é mais questionável ainda.
Primeiramente cada pessoa tem o seu “signo solar” da “Concepção”, no caso do Lula, por exemplo, caso ele tenha nascido nesta data: 06/10/1945, data que considero a mais correta, é “Capricórnio” (Libra>Escorpião>Sagitário>”Capricórnio”), por ter sido “concebido” no período que pertence ao signo de Capricórnio, de 21/12/44/05h.10m. até 20/01/45/05h.25m.). Agora, caso ele tenha nascido nesta data: 27/10/1945, é “Aquário” (Escorpião>Sagitário>Capricórnio>”Aquário”). Portanto, fisiologicamente pode ser capricorniano ou aquariano – acho que está mais para “Capricórnio”.
Já com relação ao signo “Ascendente Solar” (Ascendente>conjunto Sol à 12º 42’ de Libra) para Lula, para a data “06/10/1945 as 05h.11m.37s.”, é muito forte, pois conta com 5 elementos astrológicos na Cúspide da 1ª Casa astral. Em 06/10/1945, por volta das 02h.23m. iniciava a fase da Lua Nova, portanto, Lula nasceu nesta fase. Mais forte ainda quando comparamos as duas piores datas para Lula, 19/04/1980 (primeira prisão) e 07/04/2018 (segunda prisão). Um libriano que preza pela justiça sendo injustiçado – demais para Lula. Quanto a Lula ter Sagitário no Ascendente só porque lhe falta um dedo, não condiz com a realidade, eu também não tenho o dedo mínimo da mão esquerda e meu Ascendente é Peixes. Outro detalhe: Acidentes e acontecimentos inesperado na grande maioria das vezes tem relação com a Carta atual, e não com a Carta natal.
Luciana diz
E aí qual o signo afinal ? O mapa verdadeiro….
Redação Constelar diz
A hipótese que hoje tem mais adeptos é a de Sol em Escorpião (27/10/45) e Ascendente em Escorpião, seguida por Sol em Escorpião com Ascendente no início de Sagitário. Sol em Libra (6/10/1945) é uma hipótese defendida hoje por poucos astrólogos e pode ser considerada descartada.
José A. Baptista diz
Não concordo em descartar 06/10/45, se mesmo 27/10/45 também é hipótese devido não ser uma data definitivamente verdadeira, como foi colocado na resposta acima “… hoje tem mais adeptos…”, ou seja, astrólogos que “acham” que é 27/10/40 – entre “achar” e “ser” a verdadeira, tem muita diferença aí. Eu continuo com data 06/10/1945, até que provem o contrário – e isto vai ser difícil.