Do Almanaque Abril 2000:
Líder político e sindical pernambucano (6/10/1945-). (…) Trabalha ainda criança como vendedor ambulante para ajudar a família. Torna-se torneiro mecânico aos 15 anos e chega à presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema no final da década de 70. Projeta-se politicamente ao liderar a primeira greve de operários do ABC paulista em pleno Regime Militar, em 1978. Em 1979 alia-se a outras lideranças (…) para fundar o Partido dos Trabalhadores (PT), do qual se torna presidente. No ano seguinte (…) é preso e tem seu mandato sindical cassado. Em 1982 promove a criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Candidato à Câmara dos Deputados (…) de 1986 elege-se como o deputado mais votado do país. É candidato à Presidência da República em 1989 e 1994 (…). Em 1995 deixa a presidência do PT e torna-se presidente de honra do partido. Em 1998 disputa e perde novamente as eleições à sucessão de Fernando Henrique. Em agosto de 1999, é um dos líderes da Marcha dos 100 Mil, a maior manifestação política contra o atual governo.
- Data do nascimento que consta do Registro Civil: 6 de outubro de 1945.
- A mãe afirmava que ele teria nascido em 27 de outubro de 1945; alguns acreditam ser esta a data do batismo.
- Local do nascimento: sítio distante seis léguas de Garanhuns, Pernambuco.
- O nome Lula foi acrescentado em cartório em 1982.
Fontes de pesquisa
O capítulo seguinte é uma compilação de artigos publicados nos seguintes jornais:
- O Estado de S.Paulo, dos dias 13.05.80, 22.11.81, 07.10.89 e 13.06.01;
- Folha de S.Paulo, dos dias 29.04.88, 08.05.89, 18.06.89, 10.12.89 e 14.12.89;
- A Gazeta do Ipiranga, de 27.10.89.
Complementarmente, foram utilizadas datas fornecidas pelo próprio Lula, por ocasião de programa na antiga TV Tupi de São Paulo, ao astrólogo Zeferino Pina Costa, então engenheiro da emissora.
De 1945 a 1981: uma síntese dos primeiros anos
O pai, Aristides Inácio da Silva (1914-1977) teve 25 filhos em dois casamentos. Abandonou a mãe duas semanas antes de Lula nascer. Mudou-se para Santos em companhia de uma prima em segundo grau da mulher, com quem teve 11 filhos. Lula só foi conhecê-lo em 1950, no Nordeste. A mãe e os filhos saíram de Pernambuco em dezembro de 1952, viajando 13 dias até Santos, quando souberam da existência da outra família. Em 1977, o pai, já com o segundo casamento desfeito, em crises de alcoolismo, morreu de cirrose hepática.
Em Santos Lula recebeu sua certidão de nascimento. A mãe o matriculou, quando já tinha 10 anos de idade, no grupo escolar de Vicente de Carvalho, no Guarujá. Apenas concluiu o primeiro ano, voltando às aulas aos 14 anos, em São Paulo, como aprendiz de torneiro-mecânico no Senai do Brás. O último semestre desse curso foi concluído com nota 5,5. Retornou aos bancos escolares no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, com aulas sobre sistema previdenciário e legislação social.
Foi admitido como aprendiz de torneiro mecânico, em 23 de agosto de 1960, na Fábrica de Parafusos Marte, na Vila Carioca, em São Paulo, de onde saiu em 9 de fevereiro de 1964. Perdeu o dedo mínimo da mão esquerda aos 19 anos, trabalhando no turno da noite; aparentemente cochilando, um colega teria deixado cair a prensa sobre sua mão. A indenização que recebeu era suficiente para que comprasse um terreno.
Queria ser jogador de futebol. Além do futebol, Lula tinha como passatempo os bailinhos de fim-de-semana, que freqüentava com um vizinho, irmão de Maria de Lourdes, que seria sua primeira mulher. O casamento foi realizado na igreja Nossa Senhora das Mercês, em São Paulo, no dia 24 de maio de 1969. Durou pouco, apenas dois anos, em razão de um erro médico. A esposa, grávida de oito meses, foi diagnosticada como anêmica, mas estava com hepatite. Morreu três dias depois de dar entrada no hospital, junto com o bebê de sexo masculino, que não chegou a nascer.
Ao superar a crise, Lula, aos 27 anos, freqüentava muitas festas e teve várias namoradas. “Eu queria sair com mulher de segunda a domingo”, disse ele sobre aquele período, em entrevista à Playboy em julho de 1979. Em 1973 engravidou Miriam Cordeiro, com quem teve uma relação amorosa. Miriam afirma que Lula queria que ela abortasse. Nessa época ele já estava envolvido com Marisa, sua atual esposa – viúva de um motorista de táxi, degolado por um assaltante. A criança nasceu em 8 de março de 1974, uma menina chamada Luriam, que o pai registrou e a quem passou a pagar pensão alimentar. O primeiro encontro entre pai e filha ocorreu quando Luriam tinha quatro anos. O casamento com Marisa foi realizado em 25 de maio de 1974.
Outro episódio delicado entre Lula e Miriam se deu quando Miriam teria se enganado na medicação que aplicou em Marcos, filho do primeiro casamento de Marisa, internado no hospital onde ela trabalhava. Meses antes das eleições presidenciais de 89, Miriam deixou claro o que sentia por Lula, ao declarar que seu candidato era Collor.
Foi só em 1971, aos 26 anos, que Lula folheou a primeira brochura de conteúdo político. Seu último emprego foi o de contramestre júnior da empresa Equipamentos Villares, onde trabalhou de 21 de janeiro de 1966 a 30 de abril de 1981.
Outras datas de fatos importantes:
- 20.04.75 – eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC;
- Maio de 78 e abril de 79 – comandou greves de metalúrgicos;
- 19.04.80 – detido pelo DOPS;
- 12.05.80, 11h30 – morre a mãe em hospital de São Caetano do Sul; estando preso, lhe é permitido comparecer ao velório e à missa de corpo presente;
- 20.05.80 – libertado pelo DOPS;
- 25.02.81 – condenado pela Justiça Militar;
- 02.09.81 – STM, em Brasília, anula a pena;
- 19.11.81 – novamente condenado, com direito a aguardar o recurso em liberdade;
- 15.11.82 – concorre ao governo do Estado de São Paulo;
- 15.11.86 – eleito deputado federal, com o maior número de votos;
- 28.04.88, final da noite – cirurgia para retirada do apêndice;
- 15.11.89 – vai para o segundo turno das eleições presidenciais;
- 03.12.89, à noite – 1° debate em rede nacional de TV, onde é considerado com melhor desempenho do que Fernando Collor;
- 14.12.89, à noite – 2° debate pela TV, onde teve pior desempenho;
- 17.12.89 – derrotado no 2° turno das eleições presidenciais;
- Final de maio de 98 – pesquisa do Datafolha indica “intenção de voto” para eleição Presidencial de outubro, próxima à de FHC.
Estudo Astrológico
Tipo físico – Possivelmente com Escorpião no Ascendente. Fotografias suas, quando criança e depois sem barba, reforçam essa possibilidade.
A perda de um dedo – A perda de dedos ou a ocorrência de sérios acidentes nas mãos são comuns em pessoas que nasceram com Mercúrio em agrupamento planetário e aflito por Marte – estando um desses dois planetas envolvidos com o Ascendente ou com a casa XII (hospitalização, restrição permanente).
No dia 6 de outubro de 1945 Mercúrio participou de agrupamento planetário em Libra e esteve em quadratura exata com Marte, em queda, em Câncer. Já no dia 27 desse mês, Mercúrio estava em trígono com Marte. Essas configurações indicam, como hipótese preliminar, que o nascimento deve ter ocorrido na primeira data, a do registro de nascimento. Hipótese que, para ser válida, precisa apresentar outras concordâncias astrológicas com fatos importantes de sua vida. Para isso, nesta fase do estudo, pela facilidade de observação, serão consideradas direções simbólicas e, quando possível, também trânsitos de significadores dos fatos. Se essas concordâncias ocorrerem, teremos uma carta básica para o nascimento, ou seja, uma figura astrológica que responde bem a eventos importantes da existência.
Voltando à hipótese de ser 6 de outubro de 1945 a data do nascimento: nesse dia, Mercúrio em conjunção com a Lua e o Sol, próximo de Júpiter e Netuno, esteve em quadratura exata com Marte, em Câncer. A direção simbólica correspondente à perda do dedo mínimo da mão esquerda (mão, Mercúrio; esquerda, Lua) é, portanto, de 19° (1°/ano de vida). Isso faz com que Mercúrio dirigido passe para 4°44′ de Escorpião, e Marte, para 4°39′ de Leão. Se essa for a data de seu nascimento, tendo em vista o tipo físico e o comportamento de Lula, por essas direções, o Ascendente deve estar próximo de 4°44′ de Escorpião, signo co-regido por Marte.
Imagens simbólicas relativas a esse grau de Escorpião
Da Volosfera:
Escorpião 05. Um campo de espigas maduras quebradas por um vento de tempestade; um prado igualmente varrido pela tempestade e cujas árvores se inclinam, enquanto um gnomo sem pernas, de ar radiante, agita um machado, como que para se associar aos malefícios do temporal.
Do Calendário Tebaico:
Um homem sem pernas.
Concordando de certa forma com essas imagens – Do editorial Mais velho, mas não mais maduro, de O Estado de S.Paulo de 13 de junho de 2001:
Quando parecia que o Partido dos Trabalhadores (PT) havia amadurecido a ponto de apresentar um programa mínimo aos outros partidos de oposição, como uma alternativa (…) que não espantasse os investidores (…), vem o eterno candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e mostra que nada mudou. O ministro Pedro Malan (…) tornou-se o alvo da virulência radical de Lula. ‘O Malan gostaria que sua política econômica fosse perpetuada. Ele gostaria que o FMI indicasse o próximo presidente da República e o próximo ministro da Fazenda. Não tem na história do Brasil um ministro da Fazenda mais subserviente aos interesses da agiotagem internacional do que o Malan.’
Com esse radicalismo primário e primitivo ele quer demonstrar, mais uma vez, que quem fala pelo PT é ele e mais ninguém. E demonstra também que continua tão despreparado como sempre esteve para ocupar a Presidência da República. (…)
A carta com Sol em Libra e Ascendente em Escorpião
Carta Astrológica Especulativa, com Ascendente próximo a 4°44′ de Escorpião:
Outras concordâncias astrológicas observadas nessa figura:
Nessa carta astrológica se destaca o agrupamento planetário na casa XII, em quadratura com Marte (co-regente do Ascendente) na casa IX (política) e em sextil com Plutão, planeta da casa X (poder) e regente do Ascendente (o próprio Lula). A casa XII é associada a restrições, inclusive com as que existiram quando foi candidato, em diferentes ocasiões, à Presidência da República e uma vez ao Governo do Estado de São Paulo. A essa casa também se vinculam elementos ocultos, que contribuem para aumentar a falta de confiabilidade.
Estão na casa XII, interferindo em seus significados básicos:
- Netuno, associado à esquerda em termos políticos – único planeta do agrupamento em Libra que não participa diretamente da quadratura com Marte na casa IX;
- Logo após Netuno está Júpiter, regente da casa II, casa dos ganhos, do ganhar mais das reivindicações e de motivos de greves de trabalhadores;
- Depois vem o Sol (elemento central), regente de grande parte da casa X (poder) e da cúspide da casa XI (projetos);
- Após o Sol, na carta de Lula, vem a Lua (povo), regente do Meio-Céu (exteriorização) e da casa IX (política, apoio de setores importantes do clero católico);
- Finalmente, na casa XII, está Mercúrio (meios de comunicação, transportes), regente da casa VIII (transformação) e de grande parte da casa XI (projetos) – projetos de transformação.
Concordando com as restrições que são feitas ao poder político de Lula, está Saturno, planeta mais alto da figura, em queda na casa IX, próximo à cúspide da casa X.
Continue lendo:
Lucas Cantino diz
Adorei ! Muito legal esse site
José A. Baptista diz
Sou astrólogo e realmente está difícil definir um signo ASC para o Lula. Porém, com base nas informações contidas no livro “Astrologia Revelada” de Jefferson T. Alvares, desenvolvi um método astral, o CAL (Código Astral Lunar) muito eficiente para encontrar o signo Ascendente e, consequentemente, encontrar a hora do nascimento ou retificar a mesma – isto quando temos certeza da data do nascimento, é claro. No caso do Lula, por exemplo, além da “hora” do nascimento dele ser questionável, a “data” do seu nascimento dele é mais questionável ainda.
Primeiramente cada pessoa tem o seu “signo solar” da “Concepção”, no caso do Lula, por exemplo, caso ele tenha nascido nesta data: 06/10/1945, data que considero a mais correta, é “Capricórnio” (Libra>Escorpião>Sagitário>”Capricórnio”), por ter sido “concebido” no período que pertence ao signo de Capricórnio, de 21/12/44/05h.10m. até 20/01/45/05h.25m.). Agora, caso ele tenha nascido nesta data: 27/10/1945, é “Aquário” (Escorpião>Sagitário>Capricórnio>”Aquário”). Portanto, fisiologicamente pode ser capricorniano ou aquariano – acho que está mais para “Capricórnio”.
Já com relação ao signo “Ascendente Solar” (Ascendente>conjunto Sol à 12º 42’ de Libra) para Lula, para a data “06/10/1945 as 05h.11m.37s.”, é muito forte, pois conta com 5 elementos astrológicos na Cúspide da 1ª Casa astral. Em 06/10/1945, por volta das 02h.23m. iniciava a fase da Lua Nova, portanto, Lula nasceu nesta fase. Mais forte ainda quando comparamos as duas piores datas para Lula, 19/04/1980 (primeira prisão) e 07/04/2018 (segunda prisão). Um libriano que preza pela justiça sendo injustiçado – demais para Lula. Quanto a Lula ter Sagitário no Ascendente só porque lhe falta um dedo, não condiz com a realidade, eu também não tenho o dedo mínimo da mão esquerda e meu Ascendente é Peixes. Outro detalhe: Acidentes e acontecimentos inesperado na grande maioria das vezes tem relação com a Carta atual, e não com a Carta natal.
Luciana diz
E aí qual o signo afinal ? O mapa verdadeiro….
Redação Constelar diz
A hipótese que hoje tem mais adeptos é a de Sol em Escorpião (27/10/45) e Ascendente em Escorpião, seguida por Sol em Escorpião com Ascendente no início de Sagitário. Sol em Libra (6/10/1945) é uma hipótese defendida hoje por poucos astrólogos e pode ser considerada descartada.
José A. Baptista diz
Não concordo em descartar 06/10/45, se mesmo 27/10/45 também é hipótese devido não ser uma data definitivamente verdadeira, como foi colocado na resposta acima “… hoje tem mais adeptos…”, ou seja, astrólogos que “acham” que é 27/10/40 – entre “achar” e “ser” a verdadeira, tem muita diferença aí. Eu continuo com data 06/10/1945, até que provem o contrário – e isto vai ser difícil.