Ivanka Marie Trump é a filha mais velha do, recentemente eleito, presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Dos cinco filhos (duas mulheres e três homens), ela é considerada pela mídia a preferida de Trump. Desde pequena a imprensa norte-americana dá destaque a imagens e notícias nas quais ambos aparecem juntos.
Nosso desafio aqui é, sem que tenhamos o seu horário de nascimento, falar sobre ela e sua possível influência na eleição e no futuro mandato do pai.
Mesmo sem a informação sobre o ascendente, este é um mapa instigante, pois traz um Stellium formado por 4 planetas em Libra: Plutão (dispositor do Sol) no mesmo grau de Júpiter, mais Mercúrio e Saturno. A conjunção Júpiter/Plutão em Libra está em sextil com a conjunção partil de Vênus/Netuno em Sagitário. Vênus e Júpiter estão em mútua recepção, um no signo regido pelo outro.
O mundo da beleza, prazer, sedução e do encantamento (Vênus/Netuno) está fortemente ligado à forte capacidade de regeneração, autoconfiança, obstinação em momentos de dificuldades (Júpiter/Plutão).
Este sextil composto por duas conjunções representa, ainda, a ambição e a abundância, palavras que podem ser usadas aqui, no caso de Ivanka, de forma ampla e irrestrita. Ela tem enorme capacidade de buscar poder e dinheiro, obter controle das situações e, se considerarmos o padrão atual de beleza e sucesso para os norte-americanos, este é um campo onde ela parece estar bastante à vontade.
Na adolescência foi modelo por alguns anos, trabalhando para marcas mundialmente famosas e, mesmo depois de sair das passarelas, ainda fotografa, eventualmente, para algumas revistas de moda.
Ao longo dos anos já fez algumas plásticas para mudar o rosto e seios, sempre buscando um ideal de beleza que ela reforça e, ao mesmo tempo, ajuda a criar. Ela tem hoje, apenas 35 anos, o que sugere que as plásticas que realizou não estão associadas à passagem do tempo, mas à busca de uma harmonia e ideal de beleza. E, obviamente, poder pessoal.
Também, desde cedo aproveitou as oportunidades para lançar-se nos mercados que lhe interessavam (moda e negócios).
Em seu mapa, os planetas estão distribuídos dentro de 118 graus ao longo do zodíaco, formando um mapa cujo modelo é o “feixe”, dentro da classificação proposta por Marc Edmund Jones. Neste formato de mapa, os planetas se encontram concentrados em uma área de até 120°, o que pode simbolizar que o potencial será direcionado para a concentração de interesses que irão atender, de forma geral, às necessidades internas do indivíduo. No caso dela, o “planeta guia”, ou seja, o que está à frente dos demais planetas, no sentido horário, é Marte, dispositor do Sol pela regência antiga.
Marte em Virgem nesta posição expressa eficiência, precisão, discernimento na forma de agir e conquistar seus objetivos. Por ser, também, o único planeta em um signo de terra no mapa, torna-se ainda mais relevante.
Ivanka formou-se em economia e é conhecida pela inteligência, perspicácia na ação e competência. Tem aparência delicada e elegante, discurso conciliador (muitas vezes vai em defesa do pai, nas diversas ocasiões em que suas atitudes rudes e grotescas o colocam em destaque e em apuros), mas também é conhecida por ser bastante ácida e firme em suas convicções, principalmente no mundo dos negócios, no qual atua de forma muito ativa.
Ivanka é vice-presidente de Desenvolvimento e Aquisições das Organizações Trump, empresas de Trump pai e, apesar de alguns dos irmãos também trabalharem na organização, ela é considerada por muitos como a principal sucessora dele nos negócios da família.
Além disto, há alguns anos, lançou uma marca de joias, roupas e acessórios femininos que leva seu nome. Também criou um site, womenwhowork.com (mulheres que trabalham), o qual tem como público-alvo mulheres de classe média que trabalham, tem filhos e exercem diversos outros papéis. Além de vender através de suas roupas e acessórios um estilo de eficiência e beleza, neste site ela, junto com parceiros, dá conselhos sobre negócios, comportamento na vida profissional e pessoal e, também, sobre filhos e vida familiar.
Há aí a necessidade real de passar ideias, criar estilo e, por fim, fidelizar seu público feminino. Há a constante buscar harmonia entre a vida profissional e a vida privada. Ela vende e transparece a imagem de mulher que é dona de sua vontade e, ao mesmo tempo, que age em função da família, do grupo familiar. Tem três filhos com Jared Kushner, magnata do ramo imobiliário, e ambos fazem questão de aparecer em fotos e reportagens junto aos filhos, em cenas dignas de comerciais que vendem seus produtos através do ideal de família unida, saudável e feliz. A obstinação escorpiana do Sol, a busca de harmonia do Stellium em Libra e capacidade de disposição para o trabalho dedicado e criterioso (Marte em Virgem) estão fortemente presentes.
Ivanka certamente acredita na imagem que foi criada ao seu redor e que ela alimenta com desenvoltura. Talvez, por isto, a considerem a arma secreta de Trump, tanto nos negócios, quanto na política. Ela tem força suficiente para enfrentar as situações adversas, graça e controle na medida para completar seu quadro de sucesso.
Trump pai, Trump filha
Ele, o pai, já declarou diversas vezes sua admiração pela inteligência, competência, beleza e muitos outros predicados da filha. Chocou muita gente dizendo que, se Ivanka não fosse sua filha, se casaria com ela.
Ela, a filha, por sua vez, também fez várias declarações de amor e, principalmente, de apoio ao pai, tanto em situações favoráveis, quanto difíceis. Foi ela quem fez o discurso inicial na convenção republicana na qual Trump aceitou ser candidato pelo partido e, ainda, o defendeu em diversos episódios nos quais ele faz seus discursos demonstrando truculência com as mulheres ou atacando diferentes raças, nacionalidades, opção sexual e religiões.
O mapa de Ivanka tem a Lua em algum grau dos primeiros 15 graus de Sagitário (mesmo signo da Lua de Trump pai). Embora, devido à falta do horário de nascimento, não possamos precisar o grau da Lua natal dela, certamente ela tem Marte em aspecto com Sol e Lua (assim como Trump pai).
Em uma declaração recente, ela disse que “Os Trump jogam para ganhar”. Essa frase poderia, facilmente, ter sido dita por ele.
Após a eleição, a imprensa tem intensificado as perguntas a ela sobre sua possível participação na administração do país neste mandato. Numa destas ocasiões, respondeu: “Não, eu serei a filha. Mas eu disse ao longo da campanha que eu sou muito apaixonada por certas questões e quero lutar por elas. Igualdade salarial, assistência às crianças. Essas são coisas muito importantes para mim. Sou muito apaixonada pela educação. Promover realmente mais oportunidades para as mulheres. Então, há um monte de coisas que eu sinto profundamente, fortemente. Mas não em uma função administrativa formal”.
A resposta inicia com um explícito “não” e termina com um “sim” velado.
Estas ideias refletem o potencial do mapa de agir a serviço (Marte em Virgem) de alguma causa, trabalhar em prol de algum ideal mais elevado e justo (Stellium em Libra e Vênus/Netuno em Sagitário). No entanto, durante sua vida, este ideal mais elevado esteve a serviço da sua imagem pessoal e de sua família, com uma tênue (levando em conta os talentos dela) expressão de servir a ideais coletivos.
Plutão do trânsito atual está em quadratura partil ao Saturno natal de Ivanka sinalizando que ela está passando por uma fase de fortes pressões que apontam para a forma como sua vida está estruturada.
Há uma dinâmica interna (que pode estar aparecendo como fatos ou pessoas relacionados ao poder, externos a ela) pedindo que velhas estruturas de relacionamento se modifiquem. O modo como ela assume responsabilidades e quais responsabilidades assume estão em sintonia com a força interna de Ivanka? Que “poderes externos” trarão conflitos ou explicitarão os já existentes? Qual a lama ou diamante Plutão por trânsito pode trazer à tona?
Uma das questões já está na pauta do dia, enquanto Donald monta seu time de governo: há pressão da sociedade para saber como a família Trump lidará com as suas empresas durante o período da administração pública, evitando que misturem negócios familiares e interesses do país.
Enquanto isto, em uma entrevista que o pai, esposa e filhos deram dias após a eleição, Ivanka apareceu usando (e fez ser notado) um bracelete de ouro. No dia seguinte, um representante da sua linha de joias mandou informativo à imprensa dizendo que aquele é o bracelete preferido dela e está à venda no site por $10.800.
Este incidente gerou, obviamente, grande mobilização por parte dos adversários dos Trump.
Plutão, o planeta que simboliza o poder, algo tão caro a esta família, começou seu trânsito de quadraturas pelo Stellium do mapa dela através de Saturno natal, planeta que pede estruturação, esforço e comprometimento, e está apontando para estruturas que precisarão ser revistas. Plutão passará os próximos quatro anos do mandato do pai ativando intensamente esse ponto libriano do mapa, abalando as estruturas que espelham superficialidade, capricho, dificuldade de lidar com a diferença e medo de que o real comprometimento deixe-a vulnerável ao outro.
Na sinastria dos mapas deles, o Sol do mapa de Ivanka quadra Plutão do mapa do pai e a conjunção Júpiter/Plutão está em trígono com o Sol do mapa dele. Autoridade e poder, invariavelmente, permeiam a relação entre eles e são assuntos que estão em sintonia com o posto que Donald Trump irá assumir em janeiro de 2017.
Porém ela, muito menos truculenta e muito mais perspicaz do que ele, pode fazer a diferença neste jogo.
Já há quem diga (e Donald já insinuou) que Ivanka se tornará candidata à vaga nas próximas eleições presidenciais. Uma nova dinastia presidencial pode estar surgindo nos EUA.
Este artigo faz parte do Presságios 2017, o painel anual de previsões de Constelar, com apoio das escolas Astroletiva e Espaço do Céu. Clique na imagem para navegar pelas previsões, em texto e vídeo, de mais de uma dezena de diferentes astrólogos.