Na teoria dos Modelos Planetários, a carta da recém-falecida Glória Maria, uma das jornalistas mais conhecidas do país, é um Balde quase perfeito: nove planetas concentram-se em metade da mandala (o corpo do balde) e um único planeta ocupa o outro lado, desempenhando a função de alça. Na dinâmica do modelo, o planeta-alça tem um papel dominante, dando uma chave imediata para a compreensão de como a pessoa se relaciona com o mundo. É este Júpiter que dá os meios para a exteriorização da tremenda energia de Sol-Plutão em Leão e para a capacidade de comunicação empática indicada pelo trígono da Lua em Touro com Mercúrio em Virgem.
Júpiter é relacionado à expansão, às oportunidades e ao crescimento social. Em Capricórnio, signo de estruturas e hierarquias, Júpiter está em seu lugar de queda (e ainda retrógrado), o que costuma ser interpretado como limitação à expressão natural do planeta. Tudo a ver com a trajetória desta jornalista duplamente pioneira, mulher e negra num tempo em que as bancadas dos telejornais ainda eram quase monopólio de homens brancos em ternos bem engomados.
O mapa de Glória Maria mostra como é necessário cuidado na compreensão de alguns termos da tradição astrológica. Debilidades planetárias, como exílio ou queda, não significam necessariamente impedimento ou restrição absoluta. No caso da apresentadora, a expansão profissional e a conquista do reconhecimento se deram num meio inóspito, preconceituoso e tremendamente exigente. Contudo, em vez de simbolizar fraqueza, Júpiter em Capricórnio representou para ela um estímulo e um roteiro de superação.
Aliás, o mapa tem ainda outros dois planetas em queda, que estão ali para sinalizar dois desafios adicionais: o da perseverança e resiliência (Marte em Câncer) e o de ter de lidar com um elevadíssimo nível de exigência (Vênus em Virgem).
Três planetas em queda no mapa de uma das jornalistas mais bem-sucedidas do país? Que o exemplo de Glória inspire os jornalistas hoje em formação: três limões azedos podem virar uma limonada no horário nobre, em rede nacional!