O simbolismo astrológico lança luz sobre a paixão esportiva. Três mapas explicam a identidade única e a trajetória original do Botafogo, que liga sua história à Revolta da Armada, a um garoto de 14 anos e sua avó e a uma longa experiência de exílio.
O mapa de João do Rio, o mais carioca dos cariocas
João do Rio foi um dos maiores cronistas do Brasil. Fundou jornais e revistas; foi o primeiro a descrever os “candomblés” e o primeiro a tomar posse na Academia usando o fardão. Fez a primeira descrição de uma favela e inspirou o primeiro concurso carnavalesco. Mais carioca, impossível.
Jogos Olímpicos de todos os signos
Tudo tem regência astrológica, até os esportes dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Identificamos os significadores do atletismo, da natação, da ginástica olímpica e de mais uma dezena daqueles esportes que você só descobre que existem de quatro em quatro anos.
Os esportes coletivos na Olimpíada
Os esportes coletivos são um caso à parte nas Olimpíadas. Mesmo que não ofereçam muitas medalhas, são eles que atraem multidões enlouquecidas e fazem o mundo parar. Que regências estarão por trás do futebol, basquete e vôlei? E qual dos três tem mais afinidade astrológica com o Brasil?
Os mapas das escolas de samba mais queridas
As escolas de samba do Rio de Janeiro protagonizam um dos mais feéricos espetáculos coletivos do mundo. Aqui trazemos o mapa de cinco: Mangueira, Beija-Flor, Portela e Salgueiro, as quatro mais populares da cidade, e Imperatriz Leopoldinense, a campeã do último carnaval.
Plutão, o invisível, e a origem da Umbanda
Religião também pode ter mapa astrológico. É o caso da Umbanda, síntese religiosa tipicamente brasileira que nasceu às margens da Baía de Guanabara com Plutão no Ascendente e o Sol em conjunção com o próprio Sol da República.
Fluminense, a paixão tricolor
Mapas de agremiações esportivas também expressam arquétipos astrológicos. É o caso do Fluminense, que chega aos 120 anos como o mais carioca dos clubes de futebol. Entenda por quê.
A tragédia de Petrópolis nos eclipses e lunações
Grandes acontecimentos costumam ser antecedidos por configurações críticas nos eclipses e lunações. Foi o que ocorreu no caso da tragédia de Petrópolis.
Petrópolis, Saturno e o tributo do temporal
Em três horas choveu em Petrópolis mais do que se esperava para todo o mês. Mas os cento e muitos mortos não são culpa da natureza. Saturno veio cobrar o tributo de décadas de irresponsabilidade.
O Cristo Redentor e sua marca uraniana
A estátua do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, tem Urano no Ascendente envolvido numa quadratura T. Um mapa tão impressionante quanto o próprio monumento, cuja inauguração esconde uma pequena trapaça.