Miranda Cosgrove tinha quatro anos quando participava de um show para cantores-mirins num restaurante de Los Angeles e chamou a atenção de um descobridor de talentos. Aos cinco anos ganhou o papel de Lana Lang criança, no seriado Smallville. Começou no seriado Drake e Josh aos sete anos, no papel da sonsa e encapetada Megan Parker, irmã mais nova dos protagonistas. Aí estabeleceu uma estreita conexão profissional com Dan Schneider, produtor que já emplacou uma série de sucessos voltados para o público pré-adolescente no canal Nickelodeon.
Dan Schneider, que nasceu em 14.1.1966, no auge da forte configuração Urano-Saturno-Plutão dos anos 60, tem perfeita sintonia com as tendências coletivas e com as expectativas do público jovem. Por isso, conseguiu reunir em iCarly todos os ingredientes para construir um megassucesso: Carly é uma garota que produz um webshow (um programa de TV feito diretamente para a internet) com a ajuda de sua egocêntrica amiga Sam e do competente e compenetrado Freddie, o nerd que cuida de toda a parafernália técnica do programa. Carly vive com seu aloprado irmão mais velho Spencer, que faz as vezes de tutor da menina. O pai é um oficial da Marinha que vive embarcado (nunca aparece no programa) e não há qualquer notícia da mãe, supondo-se que morreu quando Carly era ainda criança.
O programa gira em torno de adolescentes que vivem longe do controle dos adultos e fazem sucesso na internet: com que mais o público mirim poderia sonhar? Rapidamente, iCarly virou uma referência mundial entre a audiência de 7 a 16 anos.
A série televisiva lança mão de todos os valores da geração que cresceu com Netuno em Aquário (1998-2011): a supervalorização do mundo virtual (todos estão plugados o tempo inteiro), a presença da tecnologia na vida cotidiana (celulares, GPS, iPods, sistemas de escuta), a frouxidão dos laços familiares (quem “cuida” de Carly é o irmão meio pirado, numa típica solução aquariana) e a prevalência da amizade sobre qualquer outro sentimento (estar com os amigos é mais importante do que namorar, por exemplo). A geração Netuno em Aquário (1998-2011) alcança, com iCarly, um de seus retratos mais bem acabados.
A grande força do programa é o carisma da jovem atriz Miranda Cosgrove, que alcançou com iCarly a condição de adolescente do sexo feminino mais bem paga do mundo: 180 mil dólares por episódio! Dentre as estrelas de menos de 18 anos, apenas Angus T. Jones, o garoto de Two and a Half Man, conseguiu ganhar mais do que ela (sem falar de Justin Bieber, é lógico).
Miranda nasceu em Los Angeles, em 14 de maio de 1993, horário não divulgado. Sua carta solar mostra Sol e Mercúrio em Touro, envolvidos em dois poderosos aspectos: a oposição com Plutão em Escorpião e o trígono com Urano-Netuno em Capricórnio. Este trígono dá a Miranda a possibilidade de identificar-se e conectar-se com as tendências coletivas de sua geração, enquanto a oposição no eixo Touro-Escorpião fala de concentração de recursos e da vontade, algo muito necessário numa pessoa acostumada a trabalhar duro desde muito cedo.
O rosto largo e os lábios grossos de Miranda expressam um padrão taurino de beleza, terráqueo e repousante – se bem que a intensidade de Plutão seja claramente visível no brilho do olhar. Essa configuração que reúne cinco planetas em signos femininos, ainda complementada pela Lua em Peixes, dá a Miranda um toque de humanidade. Ao contrário do brilho artificial de tantas estrelas contemporâneas, ela parece ser de carne e osso, como qualquer menina comum. É isso que permite a Miranda tornar plausíveis personagens tão difíceis de aceitar, como a pequena Megan de Drake e Josh, que vive planejando maldades contra seus irmãos, ou a estranha Carly, que nunca vê os pais e mora dentro de um estúdio de televisão. Nela, a “descolada” geração que cresceu sob Netuno em Aquário se mescla aos valores de Terra que emergiram fortemente a partir de 2000, quando sete planetas clássicos fizeram uma conjunção em Touro.
Com um mapa que se aproxima do tipo “Salpicado” (há planetas em oito diferentes signos e apenas duas conjunções), Miranda é uma atriz com recursos bastante variados, que podem ser utilizados num espectro muito amplo de atividades. Tudo isso, é claro, desde que não siga a trilha equivocada de tantas celebridades adolescentes, como Lindsay Lohan e Britney Spears. A facilidade de Miranda para transformar tudo o que faz em dinheiro vem provavelmente do aspecto Sol-Plutão num eixo de recursos (Touro-Escorpião), assim como do fluente trígono entre Vênus e Marte, regentes do mesmo eixo. É preciso considerar, contudo, as casas ativadas, o que só seria possível se tivéssemos o horário de nascimento da atriz.
Outro dado significativo é a impressionante sinastria do mapa de Miranda Cosgrove com o de seu produtor, Dan Schneider. Dan tem o Sol sobre Urano-Netuno de Miranda além de uma conjunção Urano-Plutão em Virgem, em trígono com o Sol de Miranda. O resultado é um fortíssimo Grande Trígono em Terra, que envolve seis planetas (três do produtor e três da atriz). Enquanto esses dois forem parceiros profissionais, o dedo de ouro do Rei Midas continuará funcionando.
O seriado iCarly veio ao mundo em 8 de setembro de 2007. A carta solar da estreia mostra o Sol em oposição a Urano. É uma indicação da importância da tecnologia no seriado, já que Carly produz um webshow. A outra configuração-chave para a compreensão do clima da sitcom é a oposição de Lua e Vênus em Leão a Netuno em Aquário. Enquanto a Lua em Leão fala da necessidade de reconhecimento pessoal (Carly quer ser reconhecida e amada, e por isso produz um programa na TV), Aquário é um símbolo de disseminação em todas as direções (iCarly é disseminado via internet, uma ferramenta “democrática”). A presença de Netuno na configuração dá o toque geracional: Carly e seus amigos não são exceções ou casos isolados. São, isso sim, típicos representantes de sua geração, que busca a exposição pública a qualquer custo e encara a hiperconectividade como um substitutivo das relações pessoais do mundo real. Neste sentido, iCarly é uma ilusão netuniana. Sob o glamour de um estúdio de TV improvisado, seus personagens são apenas os mesmos adolescentes de todas as épocas, em busca de identidade e de aceitação social.