O mapa do descobrimento de Santa Catarina é também o mapa da integração do Sul do Brasil à história da civilização ocidental. Tudo começa perto de Joinville… e são os descendentes de piratas vikings que dão a partida.
Fluminense, a paixão tricolor
Mapas de agremiações esportivas também expressam arquétipos astrológicos. É o caso do Fluminense, que chega aos 120 anos como o mais carioca dos clubes de futebol. Entenda por quê.
O segredo dos seus olhos e as muitas faces da lua
O filme argentino O segredo dos seus olhos, estrelado por Ricardo Darín, suscita uma discussão sobre o passado que permanece como um fantasma e nos faz recordar do tempo pelo exercício da memória. E desenvolve, em torno da investigação de um crime, a metáfora da transição de uma vivência lunar para uma atitude solar.
Hebe Camargo, a Lua de São Paulo
Qual a relação astrológica entre Hebe Camargo e as moças do teleatendimento do banco que informam o saldo de nossa conta com voz de robô?
Judy Garland, o difícil caminho por trás do arco-íris
Judy Garland e seu difícil caminho, revivido por Renée Zellweger em filme candidato ao Oscar: os desafios de um mapa astrológico com fortes tensões cancerianas em uma vida na indústria do cinema.
São Jorge, Ogum e a Lua como campo de batalha
Por que a cultura popular atribui o domínio da Lua a São Jorge, o santo guerreiro? E por que um santo tão vinculado a Marte e ao princípio masculino combateria o dragão exatamente sobre a superfície lunar?
Lua, emoção e adoecimento
Configurações difíceis envolvendo a Lua podem sinalizar dificuldades no nível da emoção, que repercutem no plano somático e provocam adoecimento. Na visão de Jung, sintomas são manifestações dos complexos, como na rigidez corporal associada às tensões Lua-Saturno.
Papel arquetípico da Lua na relação mãe e filho
A Lua é o símbolo arquetípico do grande registro primitivo e inconsciente das primeiras experiências vividas pela criança em relação ao ambiente, em especial com a mãe. Em termos mitológicos, é a representação da Grande Deusa.
Jorge Amado de luas e quadraturas
O mapa de Jorge Amado explica a opção do escritor por uma literatura de cunho social e sua lenta evolução para o romance que celebra o amor, a exuberância dos trópicos e a gente comum das ruas.