Quais as indicações do I Ching aos brasileiros em 2017? Foi essa a questão que colocamos ao tradicional oráculo chinês, em 22 de novembro de 2016, com o propósito de partilhar no painel oferecido por Constelar.
A resposta do Livro foi o hexagrama 13 – Comunidade, União – com uma linha móvel na sexta posição, o que levou à inclusão do hexagrama 49 – A Revolução.
O hexagrama 13 – Comunidade – traz uma indicação muito otimista: “União. Sucesso. É vantajoso atravessar as grandes águas. É favorável a persistência do homem nobre”. Isso significa que as condições do momento estimulam e favorecem a criação de novos cenários e providências, abandonando velhos padrões e panelinhas que limitam o desenvolvimento. Para que isso aconteça é indispensável que pessoas realmente preocupadas com o coletivo persistam em seus propósitos de correção do status quo e busquem harmonizar os diferentes interesses.
Esse ponto de partida, descrito pelo hexagrama União, tem o reparo da sexta linha que menciona um senão: “Comunidade com os homens no prado. Nenhum arrependimento”. Isso indica que não existe unanimidade e que o conflito de interesses permite apenas acertos periféricos que não corrigem os problemas a fundo. Ou seja, a preservação das regalias dos que exercem o poder, assim como as reivindicações de privilégios de pequenos grupos, trazem limitações. Mas não nos devemos abater se as correções não se completarem de imediato.
Correlações astrológicas: O texto da linha 6, ao citar aqueles que se encontram no prado, fala de pessoas ou grupos que estão fora dos limites da cidade, ou seja, à margem da grande comunhão para a busca do bem comum. Em Astrologia, aqueles que “estão de fora” podem ser associados à casa 12 (aqueles que são excluídos, ou que se excluem) ou à casa 7 (a dos outros, dos que são diferentes, ou que divergem). No mapa da Independência do Brasil, admitido o Ascendente Aquário, as casas 12 e 7 correspondem, respectivamente, a Capricórnio e a Leão, dois signos que, quando considerados em conjunto e sob seus piores aspectos, falam de hierarquias de poder econômico e de líderes personalistas, que colocam suas idiossincrasias acima do interesse comum. Cabem nesta descrição figuras como o empresário ganancioso, o “coronel”, os políticos demagogos e até os líderes de organizações criminosas. Nesse caso, podemos esperar que alguns poderosos grupos de interesse concordem com mudanças necessárias ao país, desde que não sofram com isso nenhum prejuízo direto. Isso quer dizer que podemos ter, por exemplo, uma legislação anticorrupção mais dura, mas cheia de exceções e “jabutis na árvore”.
O hexagrama de conclusão (49), no entanto, adiciona uma surpresa nesse cenário: “Revolução. Ela só terá crédito quando for completada. Sublime sucesso! A determinação no rumo correto traz recompensas. Os motivos para arrependimento desaparecem”. Por essa indicação podemos entender que, apesar dos obstáculos, mudanças radicais poderão ser levadas a efeito e que a persistência na direção correta trará bons frutos. É importante atender ao ritmo das coisas para que as iniciativas sejam tomadas no momento oportuno.
Trata-se de uma mensagem otimista, que promete importantes reformulações para os brasileiros no correr de 2017. Que assim seja!
O texto completo dos hexagramas
Transcrevemos abaixo os textos completos do hexagrama inicial sorteado (13), de sua linha móvel (6ª) e do hexagrama resultante da mutação da referida linha. Os textos foram transcritos das páginas http://iching.com.br/hexagrama-13-comunidade-uniao e http://iching.com.br/hexagrama-49-revolucao, que constituem parte de um site com a versão completa do I Ching, mantido por Constantino K. Riemma.
Hexagrama 13
Comunidade, União. Sucesso.
É vantajoso atravessar as grandes águas.
É favorável a persistência do homem nobre.
Interpretação
O hexagrama simboliza a comunhão universal, em todos os níveis, entre os namorados e os amigos, entre os grupos e as nações. Trata da união em paz e harmonia entre os seres. Indica que a receptividade ocupa o centro da manifestação e corresponde à força criadora. Nada há para ocultar. Os propósitos podem ser discutidos em campo aberto.
Quando as aspirações do sentimento ressoam num diapasão comum, torna-se possível “atravessar as grandes águas”, ou seja, empreender projetos que atendam os interesses comuns e reforcem a solidariedade. Para alcançar esse nível de comunhão é necessário superar as limitações de propósitos exclusivistas, das panelinhas.
Buscar os elementos comuns entre os diferentes participantes e respeitar as individualidades constitui o fundamento do êxito prometido pelo oráculo.
O homem correto pode persistir em seus ideais, porque se encontra amparado pelos princípios da retidão e da justiça. Só ele pode levar a cabo a vontade de todos os povos da terra, porque está animado pelos propósitos de um servir altruísta.
Conselho
O homem nobre distingue as coisas por seus gêneros e espécies.
Interpretação
Do mesmo modo que os corpos celestes se harmonizam no espaço sideral e permitem a articulação dos ciclos, nas comunidades humanas os diferentes tipos e classes de interesses podem ser estruturados organicamente. Um verdadeiro grupo é muito mais que um mero aglomerado de indivíduos. Para que um propósito vivo persista é necessário harmonizar os seres em sua diversidade.
Linha móvel (nove) na sexta posição significa:
Comunidade com os homens no prado.
Nenhum arrependimento.
Falta aqui a calorosa adesão que surge do coração. Em realidade aqui alguém já se encontra fora da comunidade com os homens, mas ainda assim se alia a eles. A comunidade não inclui a todos, mas só àqueles que estão próximos exteriormente. O prado é o pasto à entrada da cidade. Ainda não foi alcançada, por enquanto, a meta final da união da comunidade. Mas aquele que se encontra nessa situação não precisa se recriminar. Ele se reúne à comunidade sem propósitos egoístas.
Hexagrama 49 – O oráculo
Revolução. Ela só terá crédito quando for completada.
Sublime sucesso!
A determinação no rumo correto traz recompensas.
Os motivos para arrependimento desaparecem.
Interpretação
Os antigos sábios chineses explicavam esse hexagrama comparando-o a duas mulheres que vivem juntas, mas têm mentes e vontades diversas. Essa situação cria uma verdadeira revolução que propicia a mudança e a renovação.
O fato de que a renovação só alcançará crédito e confiança quando estiver completa significa que as iniciativas e as mudanças devem vir primeiro e que apenas mais tarde se obterá a confiança da maioria.
Para que o êxito seja consistente e alcance estabilidade, é indispensável manter a correção de conduta e a cautela, e permanecer atento para agir de modo adequado e no momento oportuno. A revolução é um recurso extremo que só deve ser utilizado quando não há outra saída. A precipitação e a ansiedade, nas épocas de grandes transformações, não só tornam mais inflamadas as forças em jogo, como também podem levar a guerras inúteis e intermináveis.
Uma vez vitoriosa a revolução, o arrependimento desaparece, os cuidados e as preocupações se acabam. Estar receptivo às atividades renovadoras das forças celestiais e terrestres permite que tudo se cumpra de modo adequado.
“Os tempos mudam e, com eles, as exigências.” Assim também mudam as disposições humanas, as estações do ano e os ciclos cósmicos em sua infindável renovação.
Conselho
O homem nobre regula o calendário e assinala com clareza o tempo das estações.
Interpretação
Para poder atuar e administrar seus afazeres em harmonia com as mudanças da natureza, o homem precisa compreender a regularidade dos ciclos e de suas fases. Quando descobre a ordem que se esconde por trás das mudanças aparentemente caóticas da existência, ele pode prever o rumo dos acontecimentos e se adaptar às circunstâncias e exigências dos tempos.
Este artigo faz parte do Presságios 2017, o painel anual de previsões de Constelar, com apoio das escolas Astroletiva e Espaço do Céu. Clique na imagem para navegar pelas previsões, em texto e vídeo, de mais de uma dezena de diferentes astrólogos.