Catarina foi a precursora de todas as feministas. Peitou um imperador romano e pagou caro pelo atrevimento. Incorporando o arquétipo sagitariano, tornou-se a padroeira do estado de Santa Catarina e virou prédio de luxo no Balneário Camboriú.
O que vale a pena ler sobre mitologia
Barbara Abramo dá o fio de Ariadne para quem pretende enfrentar os labirintos da mitologia grega, um tema essencial para astrólogos. Kerenyi, Menard e Homero estão no cardápio.
Jesus e a pesquisa astrológica
O mapa natal de Jesus sempre foi um dos maiores desafios astrológicos. Marcello Borges lança novas luzes sobre a questão levantando dados pouco conhecidos sobre o local, o calendário em uso e o ano provável do nascimento do Nazareno.
Os Reis Magos e o Ascendente de Jesus Cristo
Um trabalho de detetive: identificando o que representava a Estrela de Belém seguida pelos Reis Magos, é possível entender por que Jesus nasceu em março e por que a data de 25 de dezembro foi escolhida para lembrá-lo.
Mitos arcaicos e dramas contemporâneos
Para comemorar o equinócio de primavera, o Sinarj – Sindicato dos Astrólogos do Estado do Rio de Janeiro – reúne quatro palestrantes que exploram o simbolismo astrológico presente nos mitos gregos, mesopotâmicos e astecas e em algumas importantes questões contemporâneas. Em 24 de setembro, no Rio.
Unidades sexagesimais na Astrologia, Geometria e Natureza
Desde os sumérios, nada é por acaso em Astrologia. Por trás da divisão do zodíaco em doze signos e do uso das unidades sexagesimais (contagem de base 60, como nos minutos e segundos de arco) encontramos uma rigorosa lógica geométrica, assim como analogias com fenômenos da natureza.
Era de Touro, faraós e hidrelétricas
Tal como no Egito dos faraós, o desenvolvimento do Brasil depende do aproveitamento dos grandes rios. O controle das águas é regido pelo eixo Touro-Escorpião, que fala de hidrelétricas, abastecimento hídrico – e também de secas e apagões.
Roteiro da Astrologia Clássica em Portugal
Um roteiro sobre o que há de sério nas pesquisas sobre Astrologia Clássica ou Tradicional em Portugal, produzido por uma doutoranda brasileira que vasculhou Lisboa, Évora e Coimbra em busca de dados para a sua tese sobre a obra astrológica de Ptolomeu.
Estações do ano e padrões arquetípicos: signos do outono
Os signos de Libra, Escorpião e Sagitário são padrões arquetípicos que guardam a memória ancestral da relação das comunidades agrárias do hemisfério norte com as necessidades impostas pelo outono.
Estações do ano e padrões arquetípicos: signos de verão
Os signos podem ser vistos como padrões arquetípicos resultantes de milênios de relacionamento das comunidades agrárias com as estações do ano. Câncer, Leão e Virgem expressam, respectivamente, a entrada, o apogeu e o fecho do verão.