Descoberta no início do século passado em Hamburgo, Alemanha, por Alfred Witte, a Astrologia Uraniana recebe cada vez mais adeptos na Europa, Austrália e nos Estados Unidos, sendo que nos últimos Congressos Mundiais nos EUA o congressista podia optar por assistir palestras pelo sistema uraniano ou tradicional. No Brasil, 160 astrólogos e estudantes de astrologia estudaram os princípios do sistema (estatística de maio de 2003). Procure na internet por “uranian astrology” ou “astrologia uraniana” e você encontrará mais de 1000 sites!
Na Astrologia Uraniana, além do Sol, da Lua e dos planetas conhecidos, são utilizados oito planetas a mais. Eles já foram previstos por diversos astrônomos por exercerem influência sobre a órbita de alguns planetas conhecidos, mas nunca chegaram a ser vistos, talvez por estarem muito afastados da eclíptica ou serem de energia sutil.
Seus nomes são: Cupido, Hades, Zeus, Kronos, Apollo, Admetos, Vulcano e Poseidon.
Alguns significados dos planetas uranianos
- Cupido tem como princípio a integração e está ligado a casamentos, corporações, família, fatores hereditários, doenças em família, panelinhas etc.
- Hades tem como princípio a desintegração e está ligado a outras encarnações, segredos, sujeira, favelas, excrementos, bactérias benéficas, esgoto e sofrimento.
- O princípio de Zeus é a realização e o cumprimento; está ligado a concepção, criação, liderança, energia direcionada, planos a longo prazo, armas de fogo, queimaduras etc.
- Kronos tem como princípio governo e domínio e manifesta-se através de autoridade, superioridade, autossuficiência e burocracia.
- As palavras-chave para Apollo são compreensão, extensão e espaço. Ele seria algo parecido como a oitava superior de Júpiter. Relaciona-se com ampliação da visão de mundo, educação superior, ciência, comércio e fama.
- Admetos rege a forma, a massa inerte e está ligado ao fim das coisas, processos cíclicos, condensação, concentração, durabilidade, obstruções e estabilidade.
- Já Vulcano tem como princípio o equilíbrio dinâmico e, como o próprio nome já diz, relaciona-se com reserva de energia, grande esforço, energia potencial, violência, força máxima e destino.
- E finalmente Poseidon é a luz; entendimento, iluminação, espírito, sabedoria e verdade resumem a plenitude deste astro.
Além dos planetas hipotéticos, na Uraniana usam-se pontos médios e figuras planetárias (parecidas com partes arábicas). O Meio do Céu é o ponto mais importante de todo o mapa e para facilitar a visualização trabalha-se com o mapa de 90 graus. Reinhold Ebertin, o criador da Cosmobiologia, baseou seus estudos na técnica da Astrologia Uraniana.
Usos do método uraniano
É um método para quem gosta de precisão – tanto nas previsões como na Sinastria e Astrologia Vocacional – e é excelente para retificar o horário de nascimento (até no segundo!), inclusive para mapas com hora desconhecida. E que ninguém pense que toda essa precisão requer cálculos e cálculos, pois não há nenhum cálculo. A técnica é puramente visual.
Um dos melhores livros de Astrologia Médica (The American Book of Nutrition and Medical Astrology – Eileen Nauman) já está traduzido para o português. Nele há um capítulo que ensina e dá fórmulas de Astrologia Uraniana para fazer diagnóstico médico através do mapa natal. O livro básico de uraniana já está traduzido para o português mas ainda não publicado.
Isso em relação à precisão. Quanto à interpretação, podem ser utilizados seis mapas distintos (de 360 graus), como por exemplo, o mapa do seu emocional. Para detectar problemas emocionais de uma pessoa pela Astrologia tradicional temos basicamente a Lua e algumas poucas informações. Já na Uraniana temos doze casas relacionadas somente com o emocional. Além desse mapa podem ser feitos ainda o seu mapa de sua vida concreta e das várias partes do corpo, o mapa da alma e dos planos internos, o mapa das aparências e condições externas, o mapa dos seus arredores e o do seu meio ambiente. Você vai gostar!
edmundo cesar alvim puraca diz
Tem efemerides destes o novos planetas?
Silvia diz
tem aqui, Edmundo……..
https://www.astro.com/swisseph/ae50/afihh__50_2000.pdf
José A. Baptista diz
Edmundo, na maioria dos softwares astrológicos você encontra as posição – em trânsito – desses supostos planetas. Na lista acima não foi citado o Selena que também pode explorá-lo em suas pesquisas. Os softwares que mais uso e abuso – pela ordem de preferência por mim, são: Planetdance, Zet 9.2.63. Lite, Juno 5 e Solar Fire. Neste momento, 29/07/2019/21h.25, por exemplo: pelo Planetdance o Selena está à 19º 02’ de Virgem e o Cúpido à 29º 31’ de Sagitário.
Redação Constelar diz
Sim, Edmundo, o Solar Fire é um dos programas que tem a opção de exibir os planetas uranianos em cartas e gerar efemérides. Você pode tentar também o Riyal for Windows, versão 3.99, desenvolvido pelo astrólogo da Costa Rica Juan Antonio Revilla. Dê uma busca no Google por Riyal e/ou Astrology of the Centaurs e você o encontra facilmente. É grátis.