Marte fica retrógrado aproximadamente a cada dois anos, durante cerca de dois meses. Observe abaixo:
– 23 de janeiro a 14 de abril de 2012
– 1 de março a 19 de maio de 2014
– 17 de abril a 29 de junho de 2016
– 27 de junho a 28 de agosto de 2018
– 9 de setembro a 13 de novembro de 2020
– 1 de março a 19 de maio de 2014
– 30 de outubro de 2022 a 12 de janeiro de 2023
Fase que requer certos cuidados, como mostrará este artigo. Se possível, evite marcar eventos que possam conter potencial para conflitos durante a retrogradação de Marte
A retrogradação de Marte exige atenção porque:
- Marte demora para ficar retrógrado. O intervalo entre uma retrogradação a outra é de dois anos, um tempo longo, considerando-se que todos os outros planetas ficam retrógrados em intervalos menores do que este. Trata-se, portanto, um evento especial, um período de exceção, e neste caso é melhor sabermos como agir nesta fase.
- Uma vez retrógrado, Marte demora a ficar direto. A retrogradação pode durar até dois meses e meio, o que, dependendo do que queremos fazer, poderá parecer uma eternidade.
- A retrogradação não combina com o que Marte significa. É o planeta das partidas, dos começos, da iniciativa e da agilidade que está desacelerado e pedindo contenção.
Marte retrógrado tem um quê de frustrante, porque durante cerca de dois meses atuar de impulso e às pressas não trará bons resultados. Começos feitos desta forma terão um custo, com a pessoa, mais tarde, vindo a lamentar a sua imprudência. É melhor atuar com planejamento.
O que é melhor não fazer com Marte retrógrado
- Mudar-se para uma nova residência. Algum fator poderá provocar desarmonia. Marte rege o princípio de autodefesa e delimitação. Quando distorcido (o que é passível de acontecer na retrogradação), este princípio se converte em belicosidade e irritabilidade.
- Inícios importantes em relacionamentos. Começar a morar com alguém, noivar, casar, pelos mesmos motivos anteriormente citados.
- Dar partida em projetos que não estejam plenamente amadurecidos, testados, completados. A retrogradação sempre indica a necessidade de muito trabalho interno antes de qualquer lançamento. Muitos projetos lançados durante a retrogradação de Marte não terão continuidade ou apresentarão complicações futuramente. Para evitar isto, tudo o que for feito terá de ser lançado somente se já estiver completo e finalizado.
- Executar trabalhos de maior porte sem meticuloso planejamento, e sem checagens posteriores. Exemplo: a reformulação em um setor ou empresa, ou uma obra de reforma. Com Marte retrógrado é preciso saber exatamente o que fazer e em que ordem O planejamento deve incluir providenciar antecipadamente todos os recursos necessários à execução, justamente para evitar surpresas e imprevistos. Como raramente as pessoas alcançam este grau de excelência em seus planejamentos, muita coisa iniciada (e até apenas continuada) com Marte retrógrado terá de ser refeita, com erros surgindo no meio do caminho. Outra condição da retrogradação são os procedimentos de checagem. Com planetas retrógrados, não dá para fazer e esquecer: é preciso conferir, e, não raro, mais de uma vez. Ou seja, se o encanamento da casa foi refeito, deve ser feita uma conferência minuciosa se está tudo certo. Por outro lado, se no passado um trabalho foi mal executado, a retrogradação favorece para que o mesmo, desta vez, seja corrigido e concluído com sucesso.
- Atropelar seu passo. Tudo tem um ritmo mais lento durante a retrogradação. Não se exija mais do que pode dar ou fazer. Exemplo: se é autônomo e está abarrotado de trabalho, não pegue mais um para fazer correndo, pois alguma coisa vai acabar dando errado por causa desta sobrecarga. Calcule o que você pode fazer e até onde pode ir em tudo. Fique atento aos seus limites.
A retrogradação também sempre permite retornos. Uma proposta que foi feita no passado talvez retorne. Os frutos de alguma coisa que fez há muito tempo também podem aparecer.
Ações mais lentas
Marte rege celeridade. Durante a retrogradação, espere algum atraso, porque justamente a ação está lenta (retrógrado). Isto irá acontecer com os projetos já alavancados, com o mercado, etc. Nada estará girando rápido ou produzindo novidades seguidas. Para cada ação, haverá uma espera. Por isto, muna-se de cautela e paciência, contando que as coisas irão demorar mais.
Exemplo: você tem de fazer uma cirurgia. Evite pensar que irá ficar bom rapidinho. A pressa em retomar as atividades antes de o organismo ter se refeito poderá ser a causa de a cura demorar mais. Aliás, não faça cirurgias em Marte retrógrado sem saber exatamente no que está entrando: conheça a fundo o procedimento, o pós-operatório, escolha a dedo o cirurgião. Marte rege as cirurgias, e elas requerem o dobro de cautela quando ele está retrógrado. Claro que as emergenciais estão fora deste crivo. Inclusive, não será surpresa se quadros que já deveriam ter sido resolvidos com uma operação agravarem-se, justamente como que pedindo, finalmente, por uma intervenção.
Devido à lentidão nos acontecimentos, não é incomum que algumas coisas, durante a retrogradação, pareçam estar dando para trás. Persistência, estratégia e frieza para lidar com as situações que se apresentarem farão toda a diferença. Quem conseguir se manter firme será compensado quando Marte voltar a ficar direto.
Hora de refletir sobre como você age
Marte tem a ver com a forma global como agimos: como impomos limites, como organizamos as coisas, como investimos no que queremos, a direção e o grau de energia que colocamos nos nosso empreendimentos. A retrogradação irá trazer reflexões sobre a nossa forma de agir. De alguma forma, teremos de pensar sobre como as coisas estão e como gostaríamos que elas estivessem, enfim, com os rumos que elas estão tomando. Isto poderá fazer com que venhamos a modificar a nossa forma de atuar em alguns setores de nossa vida. Exemplo: se a pessoa andou pouco empenhada por um objetivo, talvez, durante a retrogradação, ela chegue à conclusão de que precisa fazer mais pelo que ela quer. Será a hora de saber o que se deve corrigir, e isto requer humildade e esforços.
Outra coisa relacionada a Marte é a assertividade, um atributo marciano que, se distorcido, torna-se belicosidade. Brigas feias podem acontecer durante a retrogradação, e elas poderão não ser tão simples de serem resolvidas. Por isto, o melhor, se fosse possível, seria evitar confrontos nesta fase, buscando-se soluções alternativas. No plano coletivo, quando dois países resolvem se desentender durante a retrogradação parece haver um gasto enorme de energia e tempo com algo que não teria toda esta importância. Há, também, tendência a emergirem conflitos e problemas antigos.
Estas são algumas reflexões sobre Marte retrógrado. Procure você mesmo tornar-se um observador desta fase, porque a Astrologia é feita de observação, e isto não precisa ser realizado somente por astrólogos. Este artigo está sendo divulgado com antecedência para ajudar a você se planejar antes de Marte ficar retrógrado. Se tem, por exemplo, algo grande para fazer, como uma reforma ou dar início a um empreendimento, antecipe-se na medida do possível antes de Marte ficar retrógrado. No caso da obra, se ela tiver de ser continuada com Marte retrógrado, ao menos comece a parte mais difícil dela antes da retrogradação. No mais, tenha em mente que a retrogradação, embora tenha alguns efeitos desagradáveis no plano externo, é sempre um período de aprendizado e reflexão.
=> Siga a astróloga Vanessa Tuleski no Instagram