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ASTROLOGIA, COMPORTAMENTO E CULTURA

Consciência inclusiva, amor e preconceito

Carlos Hollanda

 

Exemplos de pensamento inclusivo em ação

Definições dicionarizadas:

Gestaltismo - Doutrina relativa a fenômenos psicológicos e biológicos, que veio a alcançar domínio filosófico. Consiste em considerar esses fenômenos não mais como soma de elementos por isolar, analisar e dissecar, mas como conjuntos que constituem unidades autônomas, manifestando uma solidariedade interna e possuindo leis próprias. Disso resulta que o modo de ser de cada elemento depende da estrutura do conjunto e das leis que o regem, não podendo nenhum dos elementos preexistir ao conjunto; teoria da forma.

Holismo - Tendência filosófica, que se supõe seja própria do Universo, a sintetizar unidades em totalidades organizadas. Teoria segundo a qual o homem é um todo indivisível, e que não pode ser explicado pelos seus distintos componentes (físico, psicológico ou psíquico), considerados separadamente; holística.

Outra concepção: o Relativismo Cultural - As percepções geradas pelo método científico da Antropologia moderna podem levar a uma consciência de inclusividade moderada e a uma consideração respeitosa das diferenças.

É o relativismo cultural que nos permite enxergar nas gigantescas estátuas da Ilha da Páscoa algo que vale a pena preservar - mesmo que não tenhamos a menor idéia do que significam.

Existem pessoas que agem em função de conhecimentos budistas que os levam a se esforçar por aquilo que sabem que podem mudar, rogando às suas Consciências Superiores que as façam compreender e aceitar aquilo que não podem. No mundo dos Recursos Humanos vários profissionais de vanguarda têm aprendido que é preciso haver consideração pelas culturas e um esforço de adaptação para que um objetivo seja alcançado. Quem deseja ter um bom relacionamento com as outras pessoas e deseja expandir a consciência percebe que é necessário incluir outros pontos de vista, por mais diversos que sejam.

Agora uma curiosidade: entre os antigos romanos, a religião era inclusiva. A cada povo dominado os romanos assimilavam seus deuses e cultos. Eles tinham, em templos ou em locais santos nas casas, um local reservado ao culto do "deus desconhecido". Era uma forma de evitar a falta de respeito para com uma divindade à qual o romano ainda não tivesse sido apresentado. Tal tipo de desrespeito, para o romano, era um pecado grave. O surgimento do cristianismo foi, para tal cultura, uma forma de crime, não porque os romanos fossem maus ou porque houvesse uma exclusão apenas do culto cristão. É que a religião cristã era exclusivista e isso, em Roma, era um crime: a não admissão ou não inclusão de outras divindades no sistema de adoração. Sob aquele ponto de vista, o "novo" sistema de crenças era pernicioso ao "universo" ou "cosmo ordenado" dentro daquele padrão cultural. Tal diferença era uma ameaça à existência do "mundo tal como ele era". Não podemos dizer que era melhor ou pior, pois se falássemos de violências e atos sangrentos, o período da Idade Média seria tão "maléfico" quanto o do apogeu romano.

Conclusões

Um pouco esotéricas, estas conclusões, mas em vista da necessidade de liberdade de pensamento, permito-me chegar a alturas um pouco altas demais. Talvez nós jamais cheguemos a ser absolutamente inclusivos, mas sempre podemos deixar uma brecha em nossa seletividade. É esta brecha que faz com que deixemos o Amor penetrar em nossas vidas. Admitimos o fato de não sermos ilimitados e, por isso, o infinito age em nós.

O mínimo esforço de cada membro da sociedade no sentido da inclusão, isto é, do Amor, por menor que fosse, provavelmente criaria condições para a existência de um círculo virtuoso.

Algumas considerações a respeito do Amor e de suas manifestações:

· É preciso perceber que toda a natureza e toda a humanidade estáo infundidas em nós mesmos e até na pessoa amada. O relacionamento pessoal é uma réplica em miniatura do relacionamento com a humanidade.

· O universo tem como essência o Amor, energia coesiva, onipresente e infinita, difícil ou impossível de conceituar. Como o ser humano é um universo em miniatura, um microcosmo, então sua essência também é amorosa.

· O Amor, segundo esta ótica, seria uma expressão do Todo, uma Ação da Totalidade.

· O ser humano não percebe a realidade como um todo e sim em partes separadas. Por isso tende a perder a noção de totalidade e criar a noção de certo e errado, de bom e mau.

· A função da Astrologia é dar uma noção da totalidade, é fazer percebê-la e servir como uma ferramenta de retorno a esta unidade interior, o que, em última análise, permite maior qualidade de vida e harmonia em circunstâncias exteriores.

· Todos os signos e todos os fatores contidos no mapa astrológico seriam condizentes com a expressão maior do Amor, que transcende as partes que cada um desses fatores representa.

· Aliando a visão astrológica com a da Psicologia junguiana, o indivíduo, ou seja, o ser "integrado" ou não dividido, é imbuído de consciência e prática do amor.

· Além da Psicologia junguiana e da Astrologia, filosofias holísticas e religiões, quando entendidas com bom senso, também funcionam como ferramentas de encontro desta integração.

Como este autor é humano e, portanto, limitado, ao falar de uma percepção da totalidade obviamente está sujeito a contradições. Não podemos esquecer que somos seres de percepção dual. Não percebemos tudo de uma só vez. Todavia o objetivo não é dar uma fórmula mágica para "definir a totalidade" e sim fornecer um material que nos ajude a lidar com as incoerências da vida. Se o leitor se depara com uma situação em que pode vir a odiar alguém e resolve, antes, olhar para dentro de si mesmo, então este trabalho atingiu seu objetivo.

Desenvolver Amor significa conciliar paradoxos como "é preciso ser seletivo para podermos ser inclusivos". Conceituar é o mesmo que limitar, mas é preciso conceituar para poder ter maior abrangência; é preciso focalizar para relativizar.

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Atalhos de Constelar 73 - julho/2004

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