Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 
 
ASTROCARTOGRAFIA APLICADA

Senna, a morte anunciada

Raul V. Martinez

 

O mapa natal de Ayrton Senna já tinha algumas fortes indicações de risco de acidente fatal. Mas havia algo que indicasse onde este acidente deveria ocorrer? Raul V. Martinez defende que sim, mostrando como as linhas astrocartográficas e de espaço local (local space) convergem para o autódromo de Ímola tanto no mapa de nascimento quanto nos trânsitos, direções, lunações e cartas de ingresso.

Um exemplo de aplicação de Astrogeografia dos Pontos Cardeais

A figura a seguir é a carta de nascimento de Ayrton Senna. O horário utilizado foi publicado pelo jornal Folha de S. Paulo de 2 de maio de 1994 - conforme pesquisa feita na maternidade Pro-Matre, onde Senna nasceu.

Ayrton Senna da Silva - 21.3.1960, 2h35 - São Paulo, SP - 23s32, 46w37 - Domificação Regiomontanus.

Em 1981 Senna começou a correr na F-Ford 1600, na Inglaterra, onde conquistou o titulo da temporada. Em 1982 foi saltando de categorias, sempre com o titulo de campeão. Venceu os campeonatos inglês e europeu de F-Ford 2000 nesse ano e o inglês de F-3 em 1983, quando foi o vencedor em seis das oito provas disputadas em Silverstone. Na Fórmula-1 estreou na Toleman/Hart, depois foi para a Lotus, mas foi na McLaren-Honda que conquistou seus três títulos mundiais, em 1988, 1990 e 1991. Senna amava (casa V) o que fazia como piloto de Fórmula-1.

No artigo Princípios de Astrocartografia, nesta mesma edição, explicamos que

A busca de lugares que melhor se harmonizem com pessoas, atividades ou coisas, a partir de figuras astrológicas, essa astrogeografia, muito próxima da astrocartografia como um todo, é praticada há muito tempo, como se depreende de estudos e narrativas.

A Astrologia Clássica (...) associa casas e signos às direções dos Pontos Cardeais. Associa o Ascendente e Áries ao Leste (E) - lado onde o Sol nasce, ou ascende, no horizonte; associa o Descendente e Libra ao Oeste (W); associa o Meio do Céu e Capricórnio ao Sul (S), e associa o Fundo do Céu e Câncer ao Norte (N).

A Europa (local das sedes dessas equipes automobilísticas), com relação a São Paulo (onde Senna nasceu) fica entre as direções NNE e NE (Nor-Nordeste e Nordeste). Essas direções, na "rosa dos ventos, astrológica", correspondem aos signos de Gêmeos e de Touro, cujos regentes Mercúrio e Vênus estão na casa II da carta de nascimento de Senna.

Essas posições concordam com os grandes ganhos e vitórias de Senna, sempre acompanhadas de forte apoio popular, pois:

1 - Mercúrio está em Peixes (grande, oceânico), na casa II, regendo a casa V (competições, casa de quem e do que se gosta), com Netuno, seu dispositor, no MC.

2 - Vênus, regente natural da segunda casa, na cúspide dessa casa - também em Peixes. Vênus, por reger a casa IV, pode ser associado ao apoio popular e ao nacionalismo, manifestado por Senna, inclusive quando exibia a bandeira do Brasil, nas voltas posteriores às suas vitórias nas corridas de Fórmula-1, transmitidas pelas TVs de todo mundo.

Exemplo de aplicação de linhas astrocartográficas

- Alunos de um dos cursos de extensão universitária sobre Astrologia, ministrado pelo autor no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, em São Paulo, escolheram estudar a carta astrológica de Ayrton Senna, que havia falecido pouco antes do início do curso. Agora, complementando o que foi visto naquele curso e no exemplo de aplicação de Astrogeografia dos Pontos Cardeais, será feita verificação de posições de linhas ACG e de espaço local, geradas a partir de cartas correlacionadas com essa morte.

Verificações e constatações de validade de Linhas ACG e de Espaço Local
na carta astrológica de Ayrton Senna

Na figura de nascimento de Senna, Plutão retrógrado está atuando na cúspide da casa VIII e regendo o Meio do Céu. Isso faz com que Plutão seja o principal significador da morte do piloto e da repercussão desse triste fato.

Programas para computador, como o Solar Maps e o WinStar, mostram que a linha dos descendentes de Plutão, gerada a partir dos dados de nascimento de Senna, passa sobre Ímola, onde o piloto viria a falecer em 01.05.1994, às 14:13 (-2:00). Ou seja, quando Senna nasceu, Plutão estava se pondo (morrendo) no horizonte de Ímola.

Há outro elemento importante: uma das linhas de paran, a de Mercúrio e de Vênus, passa a cerca de meio grau (da superfície terrestre) de Ímola - sendo Mercúrio o regente da casa VIII (morte) e Vênus o regente da casa IV (o fim) da carta do nascimento.

Linhas astrocartográficas do nascimento de Senna, atuando em Ímola.

- Nota: os mapas astrocartográficos deste texto são partes de figuras geradas pelo Solar Maps, da Esoteric Technologies.

Carta do acidente que causou a morte por traumatismo craniano

Atalhos de Constelar 71 - maio/2004

Brasília, a utopia aquariana, de Maurice Jacoel
Início do artigo | Ciclo de Urano e o nascimento do Brasil | Fase das idéias | Fase das decisões e iniciativas: da Missão Cruls a JK | Fase da construção e inauguração | A inauguração e conclusões

Princípios de Astrocartografia, de Raul V. Martinez
Conceitos Preliminares | Parans | A Astrogeografia e a rosa dos ventos

Astrocartografia aplicada: Senna, a morte anunciada, de Raul V. Martinez
Aplicando a Astrogeografia dos Pontos Cardeais | A morte por traumatismo craniano | Retorno Lunar anterior à morte | Ingresso do Sol em Áries construído para Brasília

Senna, para sempre Netuno, de Fernando Fernandes
Introdução | Duas técnicas de astrolocalização | Senna em Silverstone e Monte Carlo | Os títulos no Japão e a morte em Ímola

 


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2004 Terra do Juremá Comunicação Ltda.