Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 
 
UM ESTUDO DE IDENTIDADE ASTROLÓGICA

Brasília, a utopia aquariana

Maurice Jacoel

 

Fase das idéias

Marquês de Pombal

Marquês de Pombal

1761: o Marquês de Pombal propõe a criação da capital do Reino de Portugal no sertão do Brasil.

A primeira defesa da necessidade de mudança e interiorização da capital do reino é defendida pelo Marquês de Pombal dois anos antes da mudança da capital da cidade de Salvador para o Rio de Janeiro, em 1763.

Podemos considerar, como prenúncio das mudanças que iriam ocorrer, a grande conjunção de Urano, Júpiter e Saturno no signo de Áries, no ano de 1761.

Inconfidência Mineira

1789: A inconfidência mineira defende a mudança da capital do Rio de Janeiro para São João Del Rey, em Minas Gerais.

A Inconfidência Mineira presumia em seu ideário a transferência da capital para uma região interiorana do Estado: "Quando sonhavam com um país novo, liberto, independente e próspero, os inconfidentes imaginaram para esse Brasil uma capital no interior do país. O sonho perdurou durante dois séculos, entusiasmou José Bonifácio e Hipólito da Costa, e foi defendido por Floriano Peixoto". É o que conta a Revista Brasília 40 anos, Correio Braziliense, de abril de 2000.

Na data da Inconfidência, 1789, encontramos novamente a conjunção de Júpiter-Urano como sinalizador de uma nova época. (21/03/1789)

Os ideais de independência da América do Norte, da Revolução Francesa, a atividade intensa da maçonaria - depositária e herdeira dos ideais templários do passado - estavam presentes na Inconfidência.

José Bonifácio de Andrade e Silva

1821: José Bonifácio, em 9 de outubro, redige instruções aos deputados da província de São Paulo às cortes de Lisboa, sugerindo a criação de uma "...cidade central no interior do Brasil, para assento da Corte de Regência, que poderá ser na latitude, pouco mais ou menos de 15 graus...".

José Bonifácio sugere a construção de Brasília - 9.10.1821, São Paulo, sem horário conhecido. A carta foi levantada para as 12h.
José Bonifácio

Com a proclamação da Independência, cresce a presença política de José Bonifácio e o ideal de uma nova capital no centro do país ganha importância. Tanto é que o nome da nova capital, Brasília, foi proposto por ele.

. Essa data antecede aproximadamente de um ano a Proclamação da Independência e nos revela a aproximação da conjunção de Urano e Netuno no signo de Capricórnio, juntamente com a conjunção de Saturno e Júpiter no signo de Áries. Trata-se, portanto, de uma data na qual a cardinalidade do momento se apresenta como o impulso decisivo para que essa semente frutifique futuramente. É interessante notar que encontramos a mesma Lua em Peixes no dia da inauguração da Capital, em 21 de abril de 1960.

A visão de Dom Bosco

1883: Em 30 de agosto, Dom Bosco tem o sonho-visão que se tornou símbolo da epopéia para a construção de Brasília.

Sonho de Dom Bosco - 30.8.1883. Mapa calculado para Roma, no horário-padrão de 12h (o horário real é desconhecido).
Dom Bosco

Dom Bosco, salesiano, vivia na Itália, quando teve as visões reveladoras. O Sonho de Dom Bosco, como viria a ser conhecido, só se tornou realmente importante nas últimas decisões de Juscelino e Israel Pinheiro para manter o projeto da nova capital no paralelo 15º. A Israel Pinheiro, devoto de Dom Bosco, foi apresentada a profecia que ele desconhecia, por intermédio do prefeito de Goiânia, interessado juntamente com o Governador de Goiás, em preservar a proposta original da transferência da capital para Goiás.

Na sua visão, D. Bosco revela que foi arrebatado pelos anjos: "...entre os paralelos 15º e 20º graus, havia uma enseada bastante extensa e bastante larga, partindo de um ponto onde se formava um lago..."

A data do sonho revela astrologicamente a aproximação da conjunção dos planetas Netuno e Plutão no signo de Gêmeos, onde já se encontra, na data de sua visão, a conjunção de Saturno e Plutão.

Gêmeos será, sem duvida, o paradigma do século XX, com todo seu desenvolvimento intelectual, descobertas científicas, a Guerra Fria entre os dois grandes blocos políticos, as migrações em massa. Podemos entender o século XX com toda a gama de possibilidades arquetípicas encerrada na simbologia do signo de Gêmeos que, em 1892, abriga a Grande Conjunção dos planetas Plutão e Netuno.

O planeta Júpiter no signo de Câncer, onde se exalta, corresponde à visão profética de Dom Bosco: "Quando se vierem a escavar as minas escondidas em meio a estes montes, aparecerá aqui a terra prometida, de onde correrá leite e mel. Será uma riqueza inconcebível..."

Urano no signo de Virgem, na data da visão de Dom Bosco, está a 22º graus, exatamente onde encontraremos, na inauguração de Brasília, o Nodo Lunar Norte. E o planeta Vênus, no 1º grau de Virgem, estará exatamente em trígono com o Sol no signo de Touro, também na data da inauguração.

Fase das decisões e iniciativas

Atalhos de Constelar 71 - maio/2004

Brasília, a utopia aquariana, de Maurice Jacoel
Início do artigo | Ciclo de Urano e o nascimento do Brasil | Fase das idéias | Fase das decisões e iniciativas: da Missão Cruls a JK | Fase da construção e inauguração | A inauguração e conclusões

Princípios de Astrocartografia, de Raul V. Martinez
Conceitos Preliminares | Parans | A Astrogeografia e a rosa dos ventos

Astrocartografia aplicada: Senna, a morte anunciada, de Raul V. Martinez
Aplicando a Astrogeografia dos Pontos Cardeais | A morte por traumatismo craniano | Retorno Lunar anterior à morte | Ingresso do Sol em Áries construído para Brasília

Senna, para sempre Netuno, de Fernando Fernandes
Introdução | Duas técnicas de astrolocalização | Senna em Silverstone e Monte Carlo | Os títulos no Japão e a morte em Ímola


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2004 Terra do Juremá Comunicação Ltda.