A proposta de Constelar é a difusão da Astrologia brasileira de boa qualidade, sem concessões para o fast-food. Editada por Fernando Fernandse e contando com os textos de mais de uma centena de autores convidados, Constelar firmou a reputação de espaço de resistência para a publicação de pesquisas, trabalhos experimentais, artigos com enfoque didático e discussões sobre as interfaces entre as técnicas de leitura simbólica e o saber acadêmico.
Criada em 1998 na forma de revista eletrônica em PDF, Constelar logo ganhou uma versão online num espaço emprestado por Eduardo Loureiro Junior, editor do site Pátio. O domínio constelar.com.br foi registrado em 1999 e já no ano seguinte a publicação migrava para seu site próprio.
A conquista do público foi lenta e gradativa. O primeiro grande salto aconteceu apenas no atentado às torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, que motivou a produção de uma edição especial em tempo recorde. Com o passar dos anos, construiu-se um acervo de mais de 1000 artigos. Contudo, a concepção permanecia antiga: era um design ainda dos anos noventa, anterior a toda a revolução tecnológica de períodos mais recentes. A renovação fazia-se urgente. Ao completar 16 anos, em junho de 2014, o site entrou em recesso para ressurgir três meses depois, de cara nova, com melhor arquitetura da informação, maior integração com mecanismos de busca e layout responsivo (adaptável a tablets e smartphones).
Devido ao tamanho do site, uma parte do acervo não pôde ainda ser migrada para o novo padrão. Aos poucos, todos os artigos estão sendo revisados e atualizados. A migração completa do acervo para o novo formato só se completará em 2020.