O site Constelar está hospedado em novo provedor, bem mais seguro e com maior capacidade de tráfego. Era algo já planejado há algum tempo e que finalmente aconteceu. Contudo, foi um parto a fórceps: como o novo ambiente de hospedagem é muito diferente do anterior, a migração demorou mais do que o previsto, incluindo a necessidade de recodificação manual de grande número de páginas. Algumas seções antigas ainda apresentam problemas de compatibilidade, o que será sanado aos poucos.
Os próximos passos incluem a migração dos demais domínios: Astroletiva, Aldeia Planetária e Tambores de América.
Acrescento que não tenho tido condições de atualizar o site da forma habitual em função de uma série de contratempos pessoais que vêm-se estendendo desde 2014.
Acredito que muitos de vocês já passaram pela situação de cuidar de pessoas idosas ou internadas. É um processo que consome tempo e drena energia, especialmente quando envolve hospitalizações ou necessidade de cuidados intensivos. No ano passado, suspendi diversas atividades para acompanhar os últimos meses de vida de minha mãe. Nos últimos tempos, foi a vez de meu pai, hoje fazendo hemodiálise ambulatorial após um longo período em CTI. Em vista das circunstâncias, entendi que o melhor a fazer era adiar os projetos profissionais que exigissem atenção prioritária, como o relançamento dos cursos da Escola Astroletiva. Pela mesma razão, reduzi também ao mínimo as atualizações de Constelar.
Apesar das muitas solicitações de análises astrológicas tenho resistido à tentação de escrever sobre as grandes questões do momento por três razões, sendo duas bem objetivas e outra um pouco mais difícil de explicar. As razões objetivas chamam-se cansaço e desatualização factual. Não dá pra entender direito as motivações do Estado Islâmico, ou as trapalhadas de Eduardo Cunha, quando temos de passar dias inteiros correndo atrás de doadores de sangue, ou lidando com a burocracia de planos de saúde. Contudo, esta é uma circunstância de momento, e vai passar.
A terceira razão relaciona-se com a percepção de que nós, astrólogos interessados em questões sociais, às vezes não temos muita clareza acerca de nossa postura. De algum tempo para cá multiplicam-se textos em que a argumentação astrológica subordina-se a uma lógica político-partidária, ou a uma defesa emocional de pressupostos ideológicos. Ora, uma das grandes qualidades da Astrologia é fornecer-nos instrumentos de reflexão capazes de permitir um certo distanciamento das polarizações imediatistas. Se o único resultado de uma análise astrológica é jogar mais lenha na fogueira do radicalismo agressivo, é porque alguma coisa está profundamente errada, e precisamos repensar nossa inserção no debate coletivo. Prometo voltar ao assunto mais adiante.
Em resumo: assim que possível para este editor, Constelar retomará o ritmo de sempre e a Escola Astroletiva fará, enfim, sua reestreia duas vezes adiada. Paralelamente, vamos abrir espaço para uma discussão do papel da Astrologia em tempos de crise.
Neste ínterim, recomendo as Crônicas da Torre de Babel, do excelente Rui Sá Silva Barros. Sugiro atenção também a eventuais textos de outros astrólogos voltados para a análise de tendências coletivas, como Celisa Beranger, Elias Mendes, Barbara Abramo, Dimitri Camiloto, Maurício Bernis e nossos argentinos preferidos: Adolfo Gerez e Silvia Ceres.
Cabe também um agradecimento especial à competente Vanessa Tuleski, que manteve o site Constelar em atividade nas semanas em que estive por conta de outras exigências.
Desejo a todos um novo ano melhor do que aquele que nossa preocupada imaginação consegue antever. Sobreviveremos!
Luis Reyes Gil diz
Parabéns, Fernando.
Cuidar de pai e mãe é prioridade máxima.
O resto é o resto.
Grande Abraço
GiL
José A. Baptista diz
Eu não diria que é “O resto é o resto”, e sim, que cuidar do pai – aconteceu comigo no final de 1999 para início de 2000 – e da mãe (estou ajudando a cuidar dela que está com quase 90 anos, completa 89 no dia 18/06), está acima de qualquer coisa. E nem por isso tudo que tudo nós fazemos – e astrólogos não perdem tempo com as futilidades da vida – deixam ser importantes, não tão importante como cuidar dos nossos pais (e dos nosso avós, também). Com paciência, dedicação e a experiência de vida, nós tiramos de letras, melhor dizendo, ainda sobra tempo para colocarmos muitas letras no papel e satisfação à nossa vida. Meu pai internado no hospital ainda sobrava para tempo para ler livros – e algumas outras coisas, como, por exemplo: Paquerar as enfermeiras, eu posso sou solteiro.
Flávia diz
Parabéns pelo site! Muito bom.
Flávia Gonzalez.
ANDREA NARRIMAN CEZNE diz
Apesar de não lhe conhecer pessoalmente, aprecio a forma como sempre conduziu o site, com artigos interessantes e sérios na área da astrologia. Se posso dar um conselho, baseada em experiência pessoal da perda de minha mãe de câncer com 49 anos, é que você aproveite todo o tempo para cuidar da melhor forma possível dos teus. Tenho certeza de que toda a bagagem espiritual e compreensão que a astrologia nos trazem diz que o tempo não volta, e que devemos fazer e dizer o que é necessário agora. Espero que seu pai possa se recuperar. Se não, que receba o tratamento para sofrer menos pela doença. Um grande abraço e muita força.
Vanessa Tuleski diz
Obrigada, Fernando, e parabéns pelos dois ótimos artigos sobre Saturno-Netuno!
Grata também, André Alcântara, pelo elogio às previsões semanais! 😉
Tadeu Bandoni diz
Fernando, melhoras em todos os sentidos com sua família e você. Parabéns pelo seu trabalho em Constelar, assim como todos os colaboradores. e se a vida lhe chama, é melhor escuta-la pois tudo está integrado mesmo.
Abraços!
Regina diz
Força Fernando, vivi isso desde 1990 até 2013. Fazendo a sua parte e devolvendo ao Universo as criaturas que lhe colocaram aqui. Agradeça e tenha certeza que tudo passa e fica a lembrança.
Renata Brunelli diz
desejo de coração que toda essa tsunami na sua vida possa se aplacar e que venham dias melhores, mais serenos. Todos nós sabemos o quanto é difícil – quase impossível – querer viver dois setores de vida tão díspares. Que 2016 lhe seja mais amigo. Abraços.
Murilo diz
Força e cabeça no lugar. Cuide primeiro dos seus, depois da migração do site, ois sei o quanto pode ser complicada.
Feliz Ano Novo!!!!
Débora diz
Parabéns pelo profissionalismo, mesmo vivendo toda essa intempérie você não esquece os leitores.
Que as coisas melhorem para você, força.
E que todos nós tenhamos um bom ano.
Cristina diz
Gosto muito das análises e artigos da Constelar e sinto muita falta delas. Melhoras em todos os sentidos a você e seus familiares.
Erulos Ferrari Filho diz
Fernando, todas as coisas tem seu tempo, já nos alertava o Eclesiastes.. te cuida rapaz! Um Feliz 2016 a você e toda essa equipe Constelar..
Ana Lucia diz
Que tudo corra bem. Saúde, Paz e Sucesso!
Abçs
Lia Domingues diz
Fernando, torço para que seu pai fique bem de saúde e que a normalidade seja uma constante em 2016…
Abraços e obrigada pelo esforço!
Sempre fico pensativa quando leio a Constelar…
André Alcântara diz
Um bom ano para toda a equipe Constelar ! Sigo semanalmente três sites astrológicos: o do Merriman, que embora seja específico para astrologia financeira traz informações uteis, o “This week” do Cafe Astrology, ambos em inglês e agora a previsão semanal nesse site que se encontra no mesmo nível de qualidade, Parabéns amigos astrólogos.