O mito que se relaciona à constelação de Touro é o do rapto de Europa. Conta o mito que Europa, filha de Agenor e Telefassa, estava em uma praia se divertindo com um grupo de companheiras. Zeus, que ficara encantado com a beleza de Europa, pensa em um plano para seduzir a jovem. Ele se transforma em um reluzente touro branco, com lindos chifres, e se apresenta ao grupo de jovens.
Ao perceber-lhe a chegada, Europa fica encantada com a beleza e a mansidão do animal e resolve se aproximar dele. Ela acaricia o deus transformado em touro, brinca com o mesmo e o enfeita com guirlandas de flores, rapidamente fazendo amizade com o animal. Zeus então se abaixa, permitindo que ela monte nele, e Europa passa a andar nas costas do lindo touro branco.
Ele passeia com ela pela areia e se aproxima do mar, quando subitamente começa a correr em direção à água, levando Europa em suas costas. A jovem se apavora, se segura nos chifres do touro para não cair na água e pede ajuda às suas companheiras, mas, quando se dá conta, já estava longe demais para ser resgatada.
Ele a leva até a ilha de Creta, onde a seduz e a possui debaixo de um bosque de plátanos que nunca mais perderam suas folhas por terem testemunhado este caso de amor. Com Zeus, Europa tem três filhos: Minos, Sarpédon e Radamanto, que mais tarde foram adotados por Astério, rei de Creta, com quem Europa veio a se casar posteriormente. Zeus também a homenageou, elevando aos céus o touro no qual havia se transformado e criando assim a constelação de Touro.
Neste mito podem-se observar algumas das características do signo. A beleza e carisma de Europa, que encantaram Zeus, são características que estão ligadas a Vênus, que rege este signo e tem em sua contraparte grega a deusa Afrodite, deusa da beleza. De alguma maneira sempre se enxerga esta beleza venusiana em quem possui este posicionamento taurino no mapa, seja na beleza física seja em um carisma inexplicável.
O touro também é uma representação de força e fertilidade no mundo antigo, mostradas por Zeus ao raptar a bela jovem, satisfazendo seus prazeres carnais e gerando seus vários filhos. O signo de Touro está ligado também às questões sensoriais, e os indivíduos que possuem fortes características taurinas sentem a necessidade de satisfazê-los, seja através de boa comida, conforto e bem-estar físico, ou através da sensualidade.