Marte fica retrógrado a cada 25 meses, aproximadamente, e permanece nesta condição por quase dois meses e dez dias — um período que pode parecer insuportavelmente longo. Para quem vive mobilizado para a ação e acredita que tempo é dinheiro, irritação e frustração são sentimentos bastante comuns. Contudo, retrogradações são ocorrências cíclicas e normais, representando oportunidades para reavaliação dos padrões de atuação associados a cada planeta. Com Marte não é diferente.
No sistema solar, Marte é um planeta superior, ou seja, além da órbita da Terra. A retrogradação é uma condição aparente que ocorre quando a Terra está entre Marte e o Sol, ou, dito de outra forma, quando Marte e Sol estão em regiões opostas do zodíaco. A oposição Sol-Marte, que ocorre em 15 e 16 de janeiro de 2025, é exatamente o ponto alto, o momento mais intenso do período retrógrado.
O Sol é símbolo da consciência, da individualidade e da vontade, enquanto Marte é o princípio da ação. Marte é o guerreiro a serviço do rei, aquele que executa a vontade solar. Contudo, na fase retrógrada esta relação nem sempre acontece de forma fluente. Você sabe o que deseja realizar e seu foco está voltado para a ação, mas não consegue tocar as coisas com a fluência desejada. Tente lembrar como estava seu nível de irritação nas três últimas vezes em que Marte ficou retrógrado:
- 27 de junho a 28 de agosto de 2018
- 9 de setembro a 13 de novembro de 2020
- 30 de outubro de 2022 a 12 de janeiro de 2023
O período atual se iniciou em 6 de dezembro de 2024 e se estenderá até 23 de fevereiro de 2025. Sim, vai pegar em cheio o período do Natal, do Ano Novo e das férias das crianças. Respire fundo e tente entender o que vem pela frente.
Onde você está dando murro em ponta de faca?
A oposição entre o ego (Sol) e a energia realizadora (Marte) pode ser sentida como obstáculos externos, privação de meios, oposição vinda de terceiros, pouco reconhecimento da parte do pai ou de figuras de referência. Em parte isso é verdade, mas é preciso evitar a tentação de botar a culpa sempre em algo que esteja fora de nós. O mundo não é responsável por nosso descuido ou falta de planejamento. O período de retrogradação serve exatamente para isso: reconhecer onde estamos dando murros em ponta de faca e reorientar os esforços de forma que sejam mais produtivos.
Marte retrógrado mostra uma energia passional mas introvertida, que só encontra saída quando explode. Quanto mais exata a oposição Sol-Marte, mais intensa pode ser a raiva e a pressão interna.
De forma bem sintética, Marte retrógrado em trânsito traz os seguintes riscos:
- A intransigência pode levar a crises de raiva, assim como a conflitos pesados, transtornos e muito estresse.
- Competividade exacerbada. Problemas sérios em relacionamentos por discussões sobre quem tem razão e quem invadiu o espaço do outro. Ninguém arreda pé de sua posição.
- Reflexos em tudo que é feito em dupla, ou em grupo, pois reduz a disposição para ceder e negociar. É importante evitar invasões desnecessárias no território alheio.
- Dificuldades, atrasos e obstáculos inesperados em negócios, viagens, obras domésticas e qualquer assunto de natureza marciana.
O mais recomendável é evitar novos empreendimentos e ser cuidadoso nas relações interpessoais. É possível sobreviver ao trânsito sem sofrer um ataque de nervos, desde que você tenha paciência, maturidade e agenda flexível.
consuelo diz
Fugir pra onde?
Maria diz
ola! este seu artigo esta excelente(os outros tb são). tenho leão no ascendente com um urano natal tb bem instalado na area! Nunca tive tanta confusão, muros em faca ,faca com varias pontas! estou exausta de tanta briga!
Posso dizer que a sua “Forma bem sintética” esta sendo vivida passo a passo bem detalhadamente.
Obrigada!