Mercúrio ficou retrógrado no dia 13 de dezembro e assim permanecerá até às 00:27:19 do dia 2 de janeiro de 2024 (hora de Brasília). Até 22 de dezembro estará em Capricórnio e, a daí em diante, em Sagitário. Vamos por etapas:
De 13 a 22 de dezembro, as questões sujeitas a revisão, reavaliação, retificação, reajuste e outras ações análogas são capricornianas, ou seja, de natureza terráquea e cardinal. Vejamos algumas possibilidades:
Vai viajar em janeiro? Hora de rever seu planejamento de despesas. Quanto é possível gastar sem provocar um rombo no cartão de crédito? O mesmo cuidado se aplica às despesas com as festas natalinas, que podem ser reavaliadas e sofrer alguns cortes. Capricórnio é um signo de hierarquias. Portanto, é recomendável organizar seu planejamento financeiro em níveis: no topo, o que é mais essencial ou a que você atribui maior importância; no último nível, as despesas que podem ser postergadas ou simplesmente eliminadas, como aquela lembrancinha de natal para o primo que não aparece há três anos.
Vai dirigir? Atenção com tudo que tenha relação com segurança, especialmente de itens com conotação saturnina: revisão dos freios, pneus, baterias (que contêm chumbo, metal saturnino) e assim por diante.
Pequenas reformas em casa: com Mercúrio retrógrado em Capricórnio, é sempre uma boa ideia dar mais atenção a aspectos estruturais. E também uma avaliação dos encanamentos de chumbo, se existirem. Capricórnio também tem relação com pilastras, escadas, quartos ocupados por pessoas muito idosas e tudo mais que tenha analogia com o signo ou seu regente, Saturno. Mas não é hora de começar grandes obras, apenas de resolver pequenas emergências e listar prioridades para outro momento.
A partir do dia 23, com a retrogradação em Sagitário, Mercúrio estará agindo em assuntos ligados a movimento, atividades ao ar livre, festas e esportes, assim como tudo que tenha relação com instituições religiosas ou Justiça. Alguns pontos que merecem atenção:
Chegue com mais antecedência em aeroportos e rodoviárias. Se estiver dirigindo, reserve para sua viagem um período mais longo do que o habitual. E pise no acelerador com suavidade, pois o risco de acidentes está redobrado.
Refreie seu impulso de conversar sobre assuntos muito polêmicos na festa de natal ou na balada do réveillon. As chances de mal-entendidos ou brigas desnecessárias por discussões políticas, esportivas ou de natureza moral crescem exponencialmente com a retrogradação em Sagitário. Não tire sarro com a cara de torcedores do Santos ou do Botafogo. Evite comentar sobre aquele parlamentar que você considera corrupto, pois sempre haverá quem tome as dores dele. Piadas politicamente incorretas? Nem pensar!
Nunca andou de patins, bicicleta motorizada ou tirolesa? Não é hora de praticar, espere a retrogradação terminar!
Não assine declarações de apoio, contratos ou outros papeis sem ter lido cuidadosamente o conteúdo.
Na hora de fazer doações para instituições religiosas, certifique-se de que elas realmente existem. Falsos padres e falsos pastores são personagens que podem aparecer em épocas de Mercúrio retrógrado em Sagitário.
Estas são apenas algumas possibilidades. De uma forma geral, problemas de natureza sagitariana, ou jupiteriana, tem a ver com excessos: beber demais, falar demais, gastar demais, confiar demais. Se achar muito difícil conter os exageros nas comemorações do ano novo, lembre-se de que Mercúrio volta ao movimento direto logo no dia seguinte. Não será tão penoso assim esperar por mais um dia.