Este vídeo foi gravado em novembro de 2017 e programado para exibição a partir de 28 janeiro de 2018, no canal Viva Melhor do Youtube. Nele, o editor de Constelar, Fernando Fernandse, comenta a então iminente entrada de Saturno em Capricórnio e levanta algumas características no comportamento coletivo que tenderiam a afirmar-se a partir daquele momento. Saturno entrou em Capricórnio em 19 de dezembro de 2017 e deixará definitivamente este signo em 17 de dezembro de 2020.
O que foi dito no vídeo de 2017 e o que realmente ocorreu (2018-2020)
A partir da entrada de Saturno em Capricórnio haveria um período de maior valorização da maturidade, ou de jovens com comportamento mais maduro. Não haverá tanta condescendência para com os comportamentos jovens e nem glamurização excessiva da juventude.
Nos ambientes corporativos e na vida pública, pessoas jovens terão mais chance de sucesso ao adotar um perfil mas sério, mais responsável, ou decididamente mauricinho ou patricinha. É a volta dos yuppies dos anos oitenta e noventa.
- Comentário – Na prática, estamos vendo esta tendência se materializar em políticos como João Doria e Ricardo Salles, dois típicos yuppies, assim como em Kim Kataguiri ou Tábata Amaral, políticos jovens que tentam passar uma imagem de maturidade. Já nos Estados Unidos, vemos a corrida eleitoral de 2020 polarizada em torno de três candidatos septuagenários: Donald Trump (73 anos), John Biden (77) e Bernie Sanders (78). Mais Capricórnio, impossível.
Conservadorismo na política e aumento do poder da plutocracia.
- Comentário – Esta previsão confirmou-se já nas eleições brasileiras de 2018, com a acachapante derrota do PT e ascensão de políticos ligados ao agronegócio, ao setor financeiro ou aos grupos religiosos mais conservadores. A mesma tendência parece varrer o mundo (com a rara exceção da Argentina) e deverá levar Donald Trump a uma provável reeleição, assim como tem trabalhado a favor de governos autoritários, como os da Rússia, Hungria, Polônia e Turquia.
Pragmatismo no plano da política: no caso da Lava Jato, menos ênfase em punir corruptos e mais enfoque em recuperar o dinheiro. Isto porque a ideia de fazer justiça com rigor é típica de Saturno em Sagitário (dezembro/2014 a junho/2015 e setembro/2015 a dezembro/2017), enquanto em Capricórnio existe uma preocupação maior com os resultados práticos: minimizar prejuízos, recuperar recursos, cessar efeitos considerados perniciosos etc.
- Comentário – A última prisão de grande repercussão foi a do ex-presidente Lula, em 2018. A partir daí, a Lava Jato perdeu força e muitas decisões foram, inclusive, revertidas. O número de presos por corrupção no Brasil de 2020 é significativamente menor do que em 2016 ou 2017.
Evitar a vitimização – Em tempos de Saturno em Capricórnio não há muito espaço para a vitimização. Quem se lamenta, ou chama a atenção para a própria fragilidade, tende a não encontrar acolhimento de seus interlocutores e ser relegado ao segundo plano. No caso de ONGs, entidades de defesa de direitos humanos, indígenas, refugiados etc. é necessário modificar sua estratégia de ação.
- Comentário – Os fatos estão aí para confirmar: há uma nova onda de refugiados sírios que tentam chegar à Grécia para salvar as próprias vidas e são recebidas com gás lacrimogêneo, balas de borracha e choques elétricos. A maioria dos governos da Europa faz vista grossa para o problema. Nos Estados Unidos, após a entrada de Saturno em Capricórnio o tratamento dado aos imigrantes ilegais tornou-se cada vez mais desumano: crianças que mal aprenderam a falar são separados à força de seus pais e isoladas em centros de confinamento. Já no Brasil, registrou-se um aumento recente nos ataques a indígenas e no índice de feminicídios. Os vulneráveis tornaram-se mais vulneráveis em todo o mundo.
Empreendedorismo – Ao longo de 2018 Saturno fez um longo trígono com Urano em signos de Terra, favorecendo novos empreendimentos (inclusive em áreas inovadoras) desde que lastreados em planejamento a longo prazo, domínio de ferramentas técnicas e pé no chão. Não seria um período para ganhar dinheiro fácil com ideias geniais.
- Comentário – Efetivamente, não tivemos, nos últimos dois anos, muitos casos de crescimento abrupto de empresas surgidas a partir do insight de adolescentes geniais (como a Apple e o Facebook no passado). Por outro lado, assistimos ao crescimento consistente de diversas startups que investiram pesadamente em planejamento e tecnologia em nichos bastante prosaicos, voltados para o atendimento de um mercado ávido por praticidade. Em matéria recente (dezembro/2019), o site Estadão enumera quais são os novos unicórnios brasileiros, termo utilizado para identificar startups que alcançaram nos últimos dois anos valor de mercado avaliado acima de um bilhão de dólares. A lista não impressiona muito, pois reúne empresas atuantes em áreas que definitivamente não exalam muito glamour. É o caso do 99 (aplicativo de transporte), do Nubank (cartão de crédito e serviços financeiros), do Pagseguro e da Stone (meios de pagamento eletrônico), do iFood (delivery de comida) e do Quinto Andar (intermediação eletrônica do aluguel de residências). Como? Aplicativo de entrega de comida valendo um bilhão de dólares? Sim, eis aí um negócio com a cara de Saturno em Capricórnio combinado com Urano em Touro!
Não peitar autoridades: Saturno em Capricórnio indica figuras de autoridade muito ciosas de seu próprio poder (por menor que seja). Tende a ocorrer uma valorização do respeito à hierarquia e aos detentores de poder – sejam magistrados, empresários, gestores públicos, o síndico do prédio ou o guarda de trânsito do sinal da esquina. Tratá-los de forma desrespeitosa pode gerar tempos difíceis para quem o fizer.
- Comentário – Aqui, os exemplos são tão numerosos que seria tedioso enumerá-los. Apenas dois, retirados dos noticiários dos jornais: em fevereiro/2020 o secretário de Regularização Fundiária do Ministério da Agricultura mandou abrir processo contra uma geógrafa, servidora de carreira do órgão. Motivo: durante uma audiência pública, ela solicitou a palavra e questionou o secretário sobre a paralisação de processos de regularização fundiária na região de Marabá, no Pará. Já nos Estados Unidos, a ex-embaixadora do país na Ucrânia foi destituída, duramente atacada pelo presidente, caluniada e intimidada por ter prestado um depoimento ao Senado que confirmava a participação de Donald Trump na geração de fake news contra o candidato opositor Joe Biden. Para quem é do contra, os tempos são realmente duros.
Este quadro de forte exacerbação de valores capricornianos tende a manter-se ao longo de todo o ano de 2020 e iniciar um lento declínio a partir de 2021, quando Júpiter e Saturno estiverem já em Aquário.
Redação Constelar diz
Sim, Paula, você tem toda a razão. Deveríamos ter dito que em dezembro ocorre a saída DEFINITIVA de Saturno em Capricórnio, já que, no momento, ele faz sua primeira entrada em Aquário. em breve revertida pela retrogradação. O artigo já foi corrigido, assim como a data do ingresso definitivo, que é 16 de dezembro de acordo com a hora universal (Greenwich) mas já 17 de dezembro de madrugada, pela hora brasileira. Obrigado por avisar!
Paula Gonçalves da Cruz diz
Bom dia! As comparações são ótimas, realmente estamos vivendo essas energias previstas.
Só fazendo uma ressalva, no início do texto diz que Saturno entra em Aquário em 16 de dezembro de 2020, na verdade ele já está em aquário, acredito ser um equívoco.
Gratidão