Previsões Astrológicas 2023 – Parte 1: o agravamento da crise ambiental
A crise ambiental de nosso tempo: a compreensão da maior crise de nosso tempo a partir das duas grandes doriforias dos últimos sessenta anos: a de 1962, quando os sete planetas visíveis se encontraram em Aquário, e a de 2000, quando outro stellium dos sete planetas clássicos tem lugar em Touro. Consideram-se também as conjunções e ingressos de geracionais – especialmente o ciclo Urano-Plutão, exatamente o mais importante para o meio ambiente – os megaciclos (ciclos de conjunções tríplices) e as variações do Índice Cíclico de Gouchon-Barbault.
Previsões Astrológicas 2023 – Parte 2: A repolarização dos geracionais e Saturno em Peixes
O período 2023-2025 marca a transição dos planetas geracionais, de Saturno a Plutão, de signos femininos para masculinos. O processo começa com Plutão, em 2023, e se completa com a conjunção Saturno-Netuno em Áries, em 2026. Estes movimentos definem uma completa repolarização da atmosfera política, econômica, cultural e comportamental, semelhante às que ocorreram na virada dos anos 1960 para 1970 e no final dos anos 1980, quando tremendas transformações varreram o planeta. E agora, o que virá?
Previsões Astrológicas 2023 – Parte 3: Saturno em Peixes no mundo e no comportamento
O ingresso de Saturno em Peixes, ocorrido em março de 2023, inicia um ciclo de pouco mais de dois anos em que alguns temas dos dois trânsitos anteriores de Saturno pelo mesmo signo devem voltar à tona, entre eles a forma de lidar com as minorias, as conquistas do feminismo e prováveis dificuldades para o comércio marítimo. No caso brasileiro, com Saturno cruzando as casas 1 e 2 da Independência do Brasil, é hora de estruturação administrativa e de rigor no trato das questões econômicas. Se bem que a repetição de um trânsito não signifique a repetição dos mesmo processos históricos, o risco de um endurecimento político não está totalmente descartado: basta lembrar que o golpe militar de 1964 ocorreu apenas uma semana após o penúltimo ingresso de Saturno em Peixes.
Previsões Astrológicas 2023 – Parte 4: Plutão em Aquário
Uma análise do que nos espera com Plutão em Aquário (2023-2044), com base nas experiências dos dois últimos trânsitos neste signo: o do século XVI e o do século XVIII, que, entre pilhas de cadáveres e rios de sangue, testemunharam avanços dramáticos na liberdade de expressão, na construção do estado laico e na formulação das bases das democracias modernas. Sob Plutão em Aquário já tivemos o fim do império Inca, a revolução científica que colocou o Sol no centro do Sistema Solar, a Constituição dos Estados Unidos da América, a Revolução Francesa e sua guilhotina… e agora, o que virá?
Previsões Astrológicas 2023 – Parte 5: O Ingresso do Sol em Áries 2023-2024
Na última live, realizada em 20 de março — o próprio dia do ano novo astrológico — Fernando Fernandse e Maria Eunice Sousa destrincham o mapa do ingresso do Sol em Áries, considerando as tendências gerais para o Brasil e o mundo. Maria Eunice analisa o ingresso do sol pela Astrocartografia, agregando mais detalhes à interpretação. São apresentadas também as imagens dos graus simbólicos para os Ascendentes dos mapas de ingresso de seis países, com base em pesquisa de Rê March.