Temos vários eventos astrológicos importantes em novembro de 2018, mas dois em especial merecem nossa atenção:
Júpiter deixa o signo de escorpião, signo onde permaneceu no último ano, e ingressa em Sagitário. Além disso, os Nodos Lunares deixam os signos de Leão e Aquário, onde estiveram por um ano e meio, e ingressam em Câncer e Capricórnio, respectivamente.
Júpiter permanecerá no signo de Sagitário de 8 de novembro de 2018 até 1º de dezembro de 2019. O ingresso dos nodos no eixo Câncer-Capricórnio, por sua vez, se dá em 6/11/2018, com o Nodo Norte entrando em Câncer e o Nodo Sul em Capricórnio, e ficarão nestes signos até 3/6/2020.
Nodos
O eixo Leão-Aquário, onde os nodos permaneceram por um ano e meio (2017/2018), é um eixo que nos fala de questões mais ligadas a individualismos. Com o Nodo Norte em Leão por 18 meses, estivemos, na esfera pessoal e coletiva, mais voltados a posições centralizadoras e de forte colocação egóica, com preocupações em se poder colocar uma marca única e de brilho pessoal no mundo, mesmo que o discurso tenha sido de cunho coletivo.
A partir de novembro de 2018, com o Nodo Norte ingressando no signo de Câncer, estamos prestes a sentir uma mudança de paradigmas, onde deveremos fluir na direção do lado afetivo, de acolhimento, de uma possibilidade maternal que reside em todos nós, das origens familiares, da pátria, honrando todo o nosso background e nosso passado, assim como aponta esse ingresso do Nodo Norte em Câncer. Não deveremos nos prender somente à obtenção de posições na sociedade, ao status quo, ao desempenho profissional e de carreira, não nos deixando fixar portanto no Nodo Sul em Capricórnio, mas sim devemos nos voltar para esse maior acolhimento.
Poderia ser essa uma sinalização na direção de um maior entendimento das populações migratórias e à compreensão de toda a problemática dos refugiados, em nível coletivo? Precisaríamos ter em mente que todos os karmas coletivos que os Nodos assinalam, principalmente nestes momentos de mudanças de paradigmas e de signos, nos atingem também pessoalmente.
Verifique em que setores (casas) do seu mapa se encontra o eixo Câncer/Capricórnio, pois será o setor onde você sentirá esse impacto e onde deverá encontrar um equilíbrio nesta dualidade familiar/profissional ou entrega x austeridade afetiva, deixando pender a balança para o lado de cunho familiar e afetivo.
Júpiter em Sagitário
Presenciamos neste último ano, quando da passagem de Júpiter por Escorpião, o movimento que aflorou nos bastidores dos estúdios de Hollywood, atingindo as mulheres do mundo todo através do #metoo. Denúncias de abuso sexual de todas as formas proliferaram, desde os abusos infantis até os ocorridos nos ambientes profissionais e eclesiásticos, dando coragem e voz, principalmente às mulheres, que viviam suas dores em silêncio. Alcançou a profundidade e intensidade escorpianas, cavando as problemáticas inconscientes e expondo toda a sujeira até então escondida.
O que parece é que todo esse trabalho de integração desta Sombra coletiva já tenha sido realizado, o qual foi absolutamente necessário e essencial, e é como se neste momento pudéssemos começar a nos encaminhar para outras questões, já enriquecidos após essa profunda experiência.
A profundidade emocional pela passagem em Escorpião foi uma etapa do caminho, o qual agora se mostra de uma nova forma. Sem maniqueísmos de uma compreensão simplória e binária do tipo “Escorpião é ruim e Sagitário é bom”, mas sim podendo ampliar nosso pensamento neste momento em outra mudança de paradigmas.
Podemos esperar agora um movimento tanto no nível coletivo quanto individual na direção de uma maior expansão de horizontes, espiritual e intelectual, algo que ocorre uma vez a cada 12 anos. Neste momento, Júpiter retorna ao seu domicílio, Sagitário, signo do qual é regente, potencializando toda a natureza expansiva, de crescimento, de benefícios e de busca de uma compreensão elevada sobre as leis divinas e dos homens, que ambos, signo e planeta, simbolizam.
Na esfera pessoal, poderemos sentir toda essa expansão nos conhecimentos superiores, seja nos voltando mais para querer realizar cursos universitários, de pós-graduação, mestrado, doutorado, carreira universitária ou ainda nos voltando para exercitar um sistema de crenças ou religiões, agora de forma mais ativa. Poderemos sentir um impulso maior no sentido de desejar contatar novas culturas, conhecer outras terras, outros lugares ou países mais distantes, talvez desejando até realizar a experiência de viver em um país estrangeiro, por exemplo. Busca por religiões, filosofias ou novos conhecimentos superiores poderão ser o foco também.
Na esfera coletiva, assuntos ligados às diferentes seitas e igrejas (escândalos?) poderão ocupar o palco central, assim como as esferas governamentais, judiciárias e ainda as da publicidade. No Brasil, já nas vésperas deste ingresso, tivemos uma notícia que ocupou amplamente e por vários dias a mídia e que já simbolizou de forma marcante o ingresso de Júpiter em Sagitário, quando um famoso juiz foi nomeado ao cargo de ministro da Justiça!
Para finalizar, observe em que setor (casa) Sagitário se encontra em seu mapa natal, pois essa área da sua vida irá passar por uma expansão significativa e importante no final de 2018 e boa parte de 2019. Portanto, procuremos nos alinhar a essa tendência benéfica e favorável para todos, cuidando apenas para não cairmos em exageros de toda espécie ou em dogmatismos derivados por apegos extremados a crenças de ordem política ou religiosa, pois este seria o lado negativo do trânsito, de que não podemos esquecer.
Para podermos aproveitar da melhor forma esta passagem única no espaço de 12 anos, cuidemos dos excessos e da hybris, mas contemos com a sorte e proteção jupiterianas!
José A. Baptista diz
Corrigindo:
Júpiter não permanecerá, e sim, ingressará e ficará no signo de Sagitário de 8 de novembro de 2018 até 2º de dezembro de 2019.
No mais, parabéns ela matéria. Aguardamos outras.
José A. Batista diz
Corrigindo:
Júpiter ingressará no signo de Sagitário de 8 de novembro (por volta das 10 horas) de 2018 até 3 de dezembro (0 hora) de 2019.
No mais, parabéns pela matéria. Aguardamos outras.
José A. Batista diz
Corrigindo:
Júpiter ingressará no signo de Sagitário de 8 de novembro de 2018 até 1º de dezembro de 2019.
No mais, quem sou eu – sou astrólogo – para não elogiar a ótima matéria acima. Aguardamos outras!
Lívia diz
Parabéns pelo texto! E que Jupiter nos proteja, porque 2019, parece que será um ano tenso.
Mauro diz
Texto muito bem escrito e conteúdo bastante relevante! Obrigado!
Lenice diz
Adorei seu comentário, José. Muito pertinente. Vamos ficar de olho!
José diz
Estamos mais para os exageros. Lembrando que o tal juiz é leonino e egocêntrico e agora o rei está nu, ou seja, fora de seu território, no caso o judiciário. Agora vamos tirar a prova da “sombra” do tal ex-juizinho.