Na tarde de sexta-feira, 11 de março de 2011, o Japão foi atingido por um terremoto de 8.9 graus na escala Richter, o mais violento já registrado na história do país. O tremor teve seu epicentro em região oceânica, a 24 quilômetros de profundidade e a 130 quilômetros a leste da cidade de Sendai (nordesde do país). A consequência do terremoto foi a formação de um tsunami com ondas de dez metros de altura que varreram toda a região de Sendai. A maioria das vítimas da catástrofe deveu-se à ação das ondas gigantes, e não diretamente ao abalo sísmico. O evento pode ser desdobrado em dois mapas distintos, sendo o das ondas gigantes o mais impressionante.
O grande abalo de magnitude 8.9 graus ocorreu precisamente às 14h56, hora do Japão (+09:00). Eis a carta calculada para Sendai:
O mapa do terremoto mostra uma concentração planetária na casa 8, significadora de morte e questões relacionadas à sobrevivência, de forma geral. Um dos planetas da 8 é o Sol, regente de Leão, signo presente no Ascendente da carta. O Sol está conjunto a Marte, um planeta associado a violência e calor: uma das consequências do terremoto foram incêndios em refinarias e usinas nucleares. Marte, como um dos regentes de Escorpião, rege a casa 4, do subsolo. Plutão, o outro regente de Escorpião e significador natural do subsolo (o reino do Hades), encontra-se envolvido em diversos aspectos tensos com Júpiter, Mercúrio e – por extensão – Urano.
De um ponto de vista mais amplo, o terremoto do Japão teve lugar num momento em que grandes abalos, sejam de natureza política ou geológica, eram possíveis em qualquer parte do mundo onde houvesse estruturas instáveis: Plutão entrava em órbita de quadratura com Urano (aspecto que se torna exato em diversos momentos entre 2012 e 2015), enquanto Júpiter avança para a oposição a Saturno. Urano, planeta de rompimentos e convulsões, é um significador natural de terremotos, enquanto Plutão tem a ver com as entranhas do planeta. Saturno, por sua vez, é um significador de estabilidade. Os aspectos mais tensos de seu ciclo com Júpiter sempre foram associados, na Astrologia Tradicional, a processos relevantes no plano coletivo, marcando momentos de mudança política, econômica ou social. O terremoto do Japão, assim como as revoltas populares contra as ditaduras do Norte da África, são duas facetas do mesmo momento de turbulência, com consequências bastante intensas no panorama geopolítico.
Entre o terremoto e o primeiro impacto das ondas gigantes houve um intervalo de uma hora e quatro minutos. Portanto, o mapa do tsunami, calculado também para Sendai, às 16h (+09:00), já apresenta Ascendente no início de Virgem.
A grande diferença entre o mapa do terremoto e o do tsunami é a mudança de Ascendente, que passa de Leão para Virgem. O regente da carta agora é Mercúrio na casa 8 (a da luta pela sobrevivência), envolvido em aspectos difíceis com Urano e Plutão (processos destrutivos de natureza repentina, inesperada e aniquiladora). Contudo, o que mais se destaca na carta é a quadratura entre Lua e Netuno, que naquele momento estava exatamente sobre os eixos do Descendente e do Meio do Céu. Essa angularidade dá sentido dramático ao aspecto, simbolizando o drama da população da região (representada pela Lua) diante da magnitude das ondas oceânicas (Netuno). Adicionalmente, a estrela Algol, considerada a mais violenta do zodíaco, encontra-se no mesmo grau do Meio do Céu, caracterizando um mapa indicador de processos difíceis.
Por outro lado, a comparação entre o mapa do tsunami e o da fundação mítica do Japão, em 11 de fevereiro de 660 a.C., apresenta algumas analogias dignas de nota:
- Lua e Netuno estão em conjunção no mapa da fundação e em quadratura nos mapas do terremoto e tsunami;
- Sol está em conjunção com Plutão na fundação do Japão e ocupa a casa 8 do mapa do terremoto (duas configurações com conotação de Escorpião);
- Tanto o mapa da fundação quanto o do terremoto/tsunami apresentam contatos Vênus-Saturno. O histórico senso de disciplina do povo japonês mais uma vez aparece como antídoto ao caos. Esse aspecto, que diz respeito ao fator humano, é a grande diferença entre as catástrofes que atingiram a Indonésia, em 2004, e o Japão, em 2011.
Redação Constelar diz
Comentários recuperados da versão anterior do site:
13.03.11 @ 08:16
Comentário de : Armanda A.M.C.S. Lima [Visitante]
Adorei este texto.
Para mim está muito esclarecedor.
Muito obrigada e parabéns pelo seu trabalho.
armanda
13.03.11 @ 13:03
Comentário de : Lygia Moreira Sobrosa [Visitante]
Eu também gostei muito , não só deste como de todos os artigos que tive a sorte de ler, do Fernando.
Agora eu lhe pergunto,Fernando: O que você está achando que poderá acontecer na superlua-nova de 19 de Março? Abraço, Lygia
13.03.11 @ 13:30
Comentário de : Barbara Abramo [Visitante]
Fernando,
mais uma vez parabens, pela agilidade e prontidão e tambem para toda equipe da revista eletronica que está na linha de frente das respostas e interpretações de fatos conforme eles acontecem.
Barbara
13.03.11 @ 14:15
Comentário de : Paulo Munhoz [Visitante]
Não gostei da análise. O grande problema de vocês da astrologia mundana é que ficam dando voltas falando dos fatos, fazendo previsões, mas não vão ao xis da questão, que é o desenvolvimento espiritual do homem. A astrologia tem que ser um instrumento da revelação, e não da especulação humana. Mas vocês não conseguem transcender o nivel do Samsara. Por isso que a astrologia védica é tão superior à ocidental. Namaste, Paulo Munhoz.
13.03.11 @ 14:19
Comentário de : Deise Costa [Visitante]
Primeiro fiquei chapada diante da tv vendo a cena das ondas gigantescas. Depois fiquei de novo, vendo o mapa do tsunami. Bem que vocês falaram no Presságios 2011, é Netuno voltando pra casa. Muito assustador, eu imaginava que essa virada de signo de Netuno fosse mais tranquila…
13.03.11 @ 22:11
Comentário de : Marcelo dos Santos [Visitante]
Parabéns pelo texto Fernando. Pergunto: tens algum presságio para o abril “vermelho”, com 5 ou mais planetas em Áries formando oposição com Saturno em Libra e Quadratura com Plutão em Capricórnio?
13.03.11 @ 23:03
Comentário de : Haroldo Mendonça [Visitante]
Muito bom Fernando.
E o estudo que fez comparando os mapas de fundação mítica do Japão e do tsunami me lembrou da tese que consta no livro “A Luz do Céu Profundo”, do Getúlio Bittencourt, quando ele analisa os mapas dos reis e grandes nomes da política pela história, inclusive no Brasil, sob reinados e vitórias. Não me lembro agora detalhes, da técnica em si.
Legal.. Interessante… Muito bom!
Saudações!!!
14.03.11 @ 01:13
Comentário de : Fernando Fernandse [Membro]
Respondendo a todos:
Lygia, boa lembrança. A Lua Cheia de 19 de março ativa Urano. Aliás, várias lunações e eclipses desse ano ativam Urano e Plutão.
Marcelo: durante o evento Presságios 2011, em novembro passado, quase todos os seis palestrantes destacaram a importância destes dois momentos do ano, o stellium em Áries, em abril, e o stellium em Libra, no segundo semestre. Um é o contraponto do outro. Esse clima ariano já está presente nas revoltas populares do norte da África, e tende a tornar-se ainda mais intenso. No segundo semestre podem vir as saídas institucionais, ou a imposição de uma “paz armada”.
Haroldo, o Getulio sempre destacava paralelismos (por analogia ou por contraste) entre mapas “fundadores de nacionalidades” e mapas de eleição ou posse. Também gosto e uso com frequência essa técnica que, mais do que trânsitos ou direções, leva em conta ressonâncias entre cartas.
Barbara, Armanda, Deise e o védico Paulo: obrigado pelo feedback e um abraço.
14.03.11 @ 10:14
Comentário de : José Dagostim [Visitante]
O realmente salta ao olhos é ver que numa região como o Japão que é constantemente abalado por terremotos ter 17 usinas atômicas.
Uma coisa os Japoneses não aprenderam é o respeitar a natureza…
Grato, José
14.03.11 @ 15:00
Comentário de : edineide [Visitante]
Estava no encontro da Nova consciência nesse carnaval em Campina Grande Pb, e na terça feira dia 08, vc falou da grande mudança deste dia, e ainda deixou claro “daqui a três dias…” do que iria acontecer. Quando me acordei nesse dia, 11 de Março, me deparei com toda essa tragédia no Japão, nossa fiquei toda arrepiada pq que me lembrei que foi exatamente do que vc falou nas previsões de 2011.
abraços
14.03.11 @ 19:09
Comentário de : Fernando Fernandse [Membro]
Olá Edineide, acho que você confundiu a autoria do artigo. Não estive no Encontro da Nova Consciência. Quem esteve lá e provavelmente fez essas previsões foi o grande Waldemar Falcão! Abraço.
16.03.11 @ 15:32
Comentário de : mauricio [Visitante]
Boa a análise, é um bom começo para quem quiser ir ainda mais fundo no entendimento astrológico da tragédia que atingiu o Japão.
18.03.11 @ 13:30
Comentário de : Teresa Chaves Terra [Visitante]
Excelente artigo Fernando, mas dois ou tres dias atras vc tinha colocado os mapas da fundaçao de Japon Imperio ano 660(?) antes de Cristo e o mais recente de 1947 e neles vc fazia uma comparação tambem sem desperdicio sobre o Sol conjunto ao Plutao que descreve um pais que se levanta das cinzas… Hoje nao achei esses mapas e gostaria de ve-los de novo ou pelo menos as datas exatas para eu calcular no pc.E possivel? Mais um pedido: gostaria de saber como vc ve os dias depois do equinoxio especificamente entre 28 de março e 2 de abril quando teremos Marte conjunto Urano e Sol cuadrado con Plutao?
01.04.11 @ 21:22
Comentário de : joao carlos gralha [Visitante]
Parabens Fernando.Muito bem explanado e fico feliz pela clareza de suas observações.