Marte na berlinda
Sem dúvida alguma, o principal aspecto que simbolizou o blecaute foi a longa quadratura de Netuno em trânsito ao Marte natal do Brasil (mapa da Independência), que já se encontrava exata, e na passagem de março para abril (de 1999), receberia o “reforço” de Saturno, que iria formar oposição ao mesmo Marte.
No início do blecaute no Rio de Janeiro (22h16), tínhamos Netuno em trânsito em 3º32’ de Aquário, e Marte natal em 3º40’ de Escorpião.
Bem dentro do simbolismo Netuno-Marte, tivemos uma queda completa (falta) de energia (Marte), cujos motivos provavelmente devem apresentar traços da ação netuniana: falhas, confusões, atos secretos (sabotagem), esquecimentos etc.
A água, os líquidos e gases frequentemente se encontram também por trás de tais “ações netunianas”, que no final sempre deixam um traço de mistério.
Estas aflições ao Marte natal podem apresentar diversas possibilidades:
- Marte lida com a energia. Pode ser a energia elétrica, a energia nuclear, a energia liberada em explosões, em rebeliões, em revoltas; a energia liberada por armas, pela velocidade, pelo fogo etc. Enfim, há uma miríade de possibilidades envolvendo aspectos da vida nacional que podem nestes momentos ficar mais evidentes, seja pela falta da mesma (como no caso do blecaute), seja pelo excesso (como, por exemplo, no caso de acidentes, crimes, explosões ou rebeliões). De um modo geral, é de se esperar que a mídia comente um “aumento de casos” desta natureza.
- Marte encontra-se na Casa 9 do mapa nacional, indicando situações relacionadas ao exterior, ao estrangeiro, setores culturais, universitários e religiosos. Isto pode envolver recursos externos (signo de Escorpião), e seguramente é um dos fatores que esteve por trás da fuga de capital do país nos meses passados, já que a quadratura de Netuno já vinha atuando desde janeiro, se bem que não tão intensamente quanto em março. [1]
O eixo nodal no Ascendente do Brasil
Neste mapa, o Ascendente do Brasil está por volta de 22º de Aquário – Em março de 1999, o Nodo Lunar Descendente em trânsito encontra-se em 21º48’ de Aquário, ou seja, o eixo nodal alinha-se com o eixo Ascendente-Descendente do Brasil. [2]
Sendo os Nodos Lunares um eixo de transmissão e conexão, sua passagem sobre o Ascendente (que é lenta e dura algum tempo) marcada pela ocorrência do blecaute, a julgar pela presença de Aquário envolvido (o signo relacionado à eletricidade), poderia corroborar o Ascendente neste grau, para o mapa em torno das 16h11. A transmissão elétrica (ou qualquer outra) é uma analogia válida para o eixo nodal.
Notas do Editor:
[1] Em janeiro e fevereiro de 1999 a conjuntura econômica internacional levou os investidores estrangeiros a abandonar em massa o mercado brasileiro. O resultado foi a disparada do dólar a níveis elevadíssimos, o que chegou a colocar em risco a estabilidade do plano real. Nos meses seguintes, porém, a situação se normalizou. Otávio Azevedo atribui o mesmo significador astrológico à alta do dólar, em janeiro, e ao blecaute, em março de 1999.
[2] Dentre os astrólogos brasileiros, a maioria concorda que o Ascendente do país é Aquário, mas há divergências em torno do grau, em função da hora exata em que teria ocorrido o Grito do Ipiranga: Danton de Souza situava o Ascendente nos primeiros graus de Aquário (uma exceção). A maioria dos astrólogos defende a tese de um Ascendente entre 21° e 28° de Aquário, havendo também os que trabalham com horários mais tardios, que já situam o Ascendente nos três primeiros graus de Peixes. Veja-se, a respeito, matérias publicadas em outros números de Constelar.