Sexta-feira, 9 de agosto de 2024, 13h25: um avião da Voepass, antiga Passaredo, rodopia nos céus de Vinhedo, São Paulo, e despenca em queda livre, espatifando-se no chão e fazendo 62 vítimas, entre passageiros e tripulantes. A decolagem ocorrera meia hora antes, no aeroporto de Cascavel, oeste do Paraná. A causa do acidente ainda não está esclarecida, havendo suspeitas de que tenha relação com a formação de gelo nas asas da aeronave. Este é o mapa da decolagem da aeronave da Voepass, ocorrido às 11h58 no aeroporto de Cascavel:
Júpiter, planeta ligado à aviação, longas viagens, atualmente está em sesquiquadratura a Plutão, desdobramento do ciclo iniciado com a conjunção de 2020, ainda em Capricórnio. Júpiter recebe conjunção de Marte, que também participa da sesquiquadratura com Plutão. Entre as atribuições negativas de Júpiter-Plutão estão o infortúnio (Júpiter) de perda (Plutão) de fé ou de tudo (Júpiter).
Ocorre que atualmente o Nodo Norte está no exato Ponto Médio entre Júpiter e Plutão e entre Marte e Plutão, planetas que estão em relação tensa, o que pode indicar desfecho fatídico da interação entre esses planetas.
No mapa astrológico vemos a conjunção de Marte (ação, impulso, energia, agressão) e Júpiter (expansão, crescimento, espiritualidade, aviação) em Gêmeos (movimento) na casa 7 (relações).
A análise astrocartográfica
Embora no mapa astrocartográfico não apareçam linhas planetárias na região de Cascavel, há dois importantes Pontos Médios (técnica usada para microrregiões) envolvendo justamente Marte e Júpiter, dois dos significadores do acidente.
Júpiter, na astrologia, é um significador de aviação, por ser o planeta das longas viagens, aquele que cruza as fronteiras. Marte adiciona “pilha” e energia, enquanto Júpiter amplifica os significados de Marte – ou seja, ambos se retroalimentam.
Aqui nesses Pontos Médios ambos estão envolvidos com pontos carregados: o Nodo Sul, ponto relacionado com tensões do passado, mas também de liberação e o que precisa ser abandonado; e Lilith, a face sombria da Lua, a Lua Negra, que, entre seus muitos significados simbólicos, representa aspectos destrutivos e de decadência, regressão.
→ Nota – Poseidon, Vesta e Volcano são planetas hipotéticos utilizados na Astrologia Uraniana. Para saber mais, leia O que é Astrologia Uraniana, de Hanna Opitz.
Já na região do destino, a Grande São Paulo, vemos a linha de ocaso de Urano (choques, ocorrências inesperadas, rupturas bruscas, disrupção), que estava prestes a se pôr. Urano, junto com Plutão, é um dos dominantes do mapa, estando a sete graus de distância do ângulo do Descendente do mapa para Cascavel – já sabemos que Urano está atualmente em conjunção à estrela fixa Algol. Plutão, por sua vez, está no ponto de anticulminação, próximo ao Fundo do Céu do mapa para Cascavel – este ponto está associado ao fim dos assuntos em questão. Plutão é outro planeta associado às transformações profundas, crises e mudanças drásticas, geralmente mediante grandes perdas.
Mais ao Sul, a meio grau de distância, mas ainda bastante forte, temos um paran entre Mercúrio (movimento, viagens) e Urano (sustos, mudanças bruscas), sugerindo região sujeita a imprevistos e guinadas abruptas.
→ Nota – Parans são cruzamentos entre duas linhas planetárias que reverberam ao redor de todo o globo terrestre, ao longo da latitude em que ocorrem.
É claro que outros voos podem ter saído de Cascavel ou regiões próximas com destino à Grande São Paulo e obviamente não sofreram acidentes – felizmente! Aqui convém lembrar que, para termos um quadro de informações mais completo, seria necessário analisar os mapas da aeronave, da companhia aérea, e até dos pilotos – mapas que não temos e não analisamos aqui.
Então, nem sempre as linhas comentadas aqui indicam acidentes fatais ou tragédias – é necessário indicação de vários fatores em conjunto para que tais eventos sejam indicados e confirmados. Astrologia não responde tudo sempre, nem a Astrocartografia.
Que a comoção provocada pela tragédia contribua para o aperfeiçoamento das medidas de segurança de voo no Brasil e, quem sabe, para um futuro uso da Astrocartografia para a prospecção de eventuais riscos.
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