O Sol avançava pelos últimos graus de Touro, na terceira semana de maio de 2011, quando um novo fenômeno tomou conta da Internet brasileira. “Oração”, interpretada pela Banda Mais Bonita da Cidade com a participação de um grupo de amigos, chegou em poucos dias a incrível marca de dois milhões de audições no YouTube. No final de maio, as visitas já passavam de cinco milhões e a banda começava a despertar a atenção dos meios de comunicação de massa.
Do underground curitibano ao Fantástico em apenas três semanas: este repentino sucesso se deu em sintonia com a entrada de Netuno em Peixes, que ocorrera apenas um mês antes. Netuno havia passado 14 anos em Aquário, período em que a música se voltou para os efeitos eletrônicos de estúdio e, em certa medida, deixou de lado sua alma. Aquário não é um signo de emoção, e foi a tônica racional que esteve por trás do que se ouviu entre 1998 e 2011. Exemplo disto foram o funk e o hip-hop, onde a música, relegada à função de pano de fundo para uma interminável verborragia, servia antes de tudo como suporte para a exposição de ideias.
Netuno é o próprio planeta regente da música, além de ser o significador das grandes tendências culturais coletivas que definem o gosto de cada geração. A cada 14 ou 15 anos, o ingresso de Netuno num novo signo sinaliza uma completa modificação no panorama artístico e nas tendências comportamentais. Subitamente – e sem que se saiba explicar exatamente como – uma tendência renovadora começa a se manifestar na música, na moda, na linguagem, nos padrões de conduta e de relacionamento, fazendo emergir um novo padrão que serve como divisor de águas: de um lado, aqueles que sintonizam as tendências recém-chegadas; do outro, os que se aferram aos valores consagrados do período anterior. Neste sentido, o choque de gerações é antes de tudo um fenômeno relacionado ao ciclo de Netuno pelos signos.
Quem mais rapidamente sintoniza com as mudanças da maré netuniana são os jovens entre 14 e 28/29 anos, ou seja, aqueles que ainda não passaram pelo primeiro retorno de Saturno. Sabe-se que Saturno é um fator de individualização e consolidação, e seu primeiro retorno à posição ocupada no mapa de nascimento caracteriza a conhecida “crise dos trinta anos” (que na verdade acontece aos 29), representando um momento de definição e cristalização da identidade individual. Um dos efeitos colaterais desse processo é tornar o indivíduo mais refratário a futuras mudanças de valores estéticos. O mais comum é que sejamos para sempre fiéis aos gostos e preferências desenvolvidos antes dos 29 anos, e que tenhamos uma forte identificação com o restante de nossa geração, que compartilha as mesmas experiências. Por isso, para muita gente com mais de sessenta anos, Elvis não morreu – e não morrerá jamais.
A “mudança de maré” anterior ocorreu em 1998, quando Netuno ingressou em Aquário. Foi o momento do surgimento do Google, da afirmação dos blogs, da explosão da internet. Logo surgem os personagens aquarianos para povoar o imaginário infantil, a começar por Pokemon e pelas Meninas Superpoderosas. Ao longo do trânsito de Netuno em Aquário, o panorama musical começa a dar lugar a figuras relacionadas a Aquário e Urano, como Amy Winehouse e Lady Gaga: excêntricas, independentes, “estilosas” e dispostas a deixar uma marca diferenciada.
A transição de Netuno de Aquário para Peixes deixou para trás o estilo “descolado” e trouxe de volta para o mundo da arte a afetividade e a noção de vínculo emocional. E a Banda Mais Bonita da Cidade parece ter sido o primeiro sinal da nova tendência junto ao público brasileiro.
O tom intimista e a estética cheia de referências afetivas dão ao trabalho do grupo paranaense uma carga emocional que remete aos valores de Peixes. No vídeo da música Oração o elemento mais presente é a ideia do cardume, um conceito tipicamente pisciano. O que encantou o público neste vídeo foi mais precisamente a atmosfera. Nele não encontramos mais os tipos “descolados” da primeira década do século XXI. A postura de toda a turma sugere cumplicidade e compromisso com o grupo. Pouco a pouco a ideia aquariana de “sou de todos e não sou de ninguém” começou a dar lugar a um novo sentimento de pertencimento. A própria casa que serve de cenário para a gravação também contribuiu para criar esta atmosfera: é uma velha mansão na cidade paranaense de Rio Negro, com algo de familiar, nostálgico e aconchegante. Um ambiente que, em resumo, lembra o elemento Água.
O vídeo de Oração está carregado de outras conotações significativas, a começar pela curtíssima letra de Leo Fressato:
Meu amor essa é a última oração
Pra salvar seu coração
Coração não é tão simples quanto pensa
Nele cabe o que não cabe na despensa
Cabe o meu amor!
Cabem três vidas inteiras
Cabe uma penteadeira
Cabe nós dois (…)
Inclusão é um conceito pisciano. E o que poderia ser mais inclusivo do que um coração onde cabem três vidas inteiras e uma penteadeira? É o primado da afetividade, sem qualquer concessão ao intelectualismo frio do elemento Ar. Essa letra despojada e visceral é cantada 29 vezes, numa repetição hipnótica que lembra o movimento das ondas ou o automatismo dos processos inconscientes. Uma visita, no YouTube, aos outros vídeos da banda revelará arranjos que fluem como água, além de uma cantora – Uyara Torrente – que consegue ser carismática sem ser performática.
O sucesso surpreendente da Banda Mais Bonita da Cidade reforça também a hipótese para a retificação da carta de Curitiba, que levantamos quase vinte anos atrás. Por coincidência, Peixes é um dos signos mais presentes na carta de fundação de Curitiba, pois ali estão Marte, Vênus e Netuno (o próprio regente do signo), além do Meio do Céu. No outono de 2011, quando a Banda Mais Bonita da Cidade apareceu para todo o país, Netuno em trânsito começava a entrar em órbita de conjunção com o Meio do Céu de Curitiba. Não deve causar estranheza, portanto, que tenha vindo exatamente da discreta capital do Paraná uma das primeiras manifestações, no âmbito da indústria cultural, da presença de Netuno em Peixes. Curitiba deverá estar em evidência no plano cultural nos próximos anos, até 2025, assim como o Rio de Janeiro (lembrar do sucesso do desenho animado Rio, das Olimpíadas e do Rock in Rio), Brasília e qualquer outra cidade com Peixes no Meio do Céu, no Ascendente ou apresentando um stellium planetário.
Peixes comporta sempre duas possibilidades antagônicas, a de navegar a favor da corrente ou a de enfrentar a resistência e subir o rio. No universo comportamental curitibano, os valores dominantes incluem um sólido pragmatismo, senso de hierarquia, respeito às convenções sociais e uma boa disposição para o consumo. Trata-se de uma cidade com um individualista Sol em Áries complementado por Ascendente e Lua em signos terráqueos – Touro e Capricórnio, respectivamente. Neste cenário, a Banda Mais Bonita da Cidade é uma nítida manifestação do peixe que nada contra a corrente. Desconhecida do grande público local até 2011, sua função foi dar voz a quem só podia usá-la, até então, nos redutos alternativos que se espalham para além dos restaurantes italianos sempre cheios e das lojas elegantes do Shopping Crystal. Que o peixe teimoso não perca o rumo e consiga subir a cachoeira sem fazer concessões.
Eliane Caldas diz
Lindo e perfeito o seu texto. Impossível não ficar hipnotizada. Parabéns mais uma vez .