Subúrbio carioca de Realengo, 7 de abril de 2011. Parece mais um dia de rotina na Escola Municipal Tasso da Silveira, quando Wellington Menezes de Oliveira, um ex-aluno de 23 anos, apresenta-se na secretaria e informa que veio para “dar uma palestra”. Ato contínuo, invade uma sala de aula, saca dois revólveres e inicia um massacre contra os estudantes, que só termina quando o assassino é atingido por um policial. Doze adolescentes entre 13 e 16 anos são mortos a tiros, outros tantos são feridos, alguns com sequelas físicas permanentes.
No momento em que o atirador Wellington entrou em sala os relógios da escola marcavam 8 horas e 11 minutos. O mapa daí resultante tem o Ascendente em Touro, num grau cuja descrição na Volosfera apresenta o seguinte significado:
Touro 16. Uma mata à borda da qual se aventuram duas vacas brancas, sem perceberem que um tigre está prestes a saltar sobre elas; e, atrás de uma moita florida, uma mulher inclina duas rosas, uma sobre a outra, uma clara e outra escura, que acaba de colher.
Vacas brancas podem simbolizar seres pacíficos e inocentes – como as meninas que entraram em suas respectivas salas sem a menor ideia do ataque prestes a acontecer. Já a cena da mulher que inclina duas rosas, uma sobre a outra, lembra de forma quase literal as mães e avós a derramar flores sobre o túmulo das vítimas e junto ao muro da escola. Uma das rosas é escura, lembrando o sofrimento e o sangue derramado.
O que mais se destaca no mapa do atentado é o forte stellium em Áries nas casas 11 (dos grupos e dos amigos) e 12 (do sacrifício e das vítimas), sendo que três planetas estão em órbita de oposição a Saturno na casa 5. Áries, signo primaveral, guarda relação com o ambiente alegre e inquieto de uma escola pública cheia de crianças e adolescentes. Já Saturno desempenha aqui, literalmente, o papel do ceifador solitário, que vem cortar os fios da esperança (Júpiter) e da energia vital (Sol). Saturno, o maduro senhor do tempo, é, aliás, o único planeta a ocupar a alegre casa 5, dos filhos e das crianças em geral. Não é preciso dizer que, neste mapa, o regente da casa é Mercúrio, cujo posicionamento na casa 12 (a oitava a partir da 5) fala do sacrifício e morte de jovens.
O planeta mais elevado da carta é Netuno, regente moderno de Peixes e significador de vitimização e sacrifício. Netuno recebe uma quadratura da Lua, na casa 1, o que associa mais uma vez as questões do feminino e do martírio. Como um reforço adicional, Vênus, regente do Ascendente, também está em Peixes.
Trata-se, portanto, de uma carta que reitera sob as mais diversas roupagens os valores associados a Peixes, à casa 12 e a Netuno: sacrifício, martírio, vitimização. Aos adolescentes assassinados em Realengo está destinado um papel de grande importância simbólica. Perdurarão no imaginário popular por longos anos e contribuirão para inspirar mudanças positivas nos cuidados com a segurança no ambiente escolar.
O assassino Wellington Menezes de Oliveira nasceu no Rio de Janeiro, no dia 13 de julho de 1987, segundo ficha escolar publicada no jornal O Dia. O horário não é conhecido. Quando adolescente, era vítima frequente de bullying. Era um jovem reservado, morava só e utilizava a internet para pesquisar sobre grupos terroristas e religiões fundamentalistas. Sua carta solar mostra um ênfase em Câncer (três planetas pessoais), destacando, assim, a temática da família e do aprisionamento emocional ao passado. Netuno em oposição a Mercúrio pode ser uma pista para as motivações do assassino, mas o que chama a atenção é algo muito mais assustador. Se compararmos com atenção as cartas de Wellington e do evento, vamos descobrir uma repetição da quadratura Marte-Plutão, em signos diferentes mas exatamente nos mesmos graus! Em ambos os casos, Marte ocupa o grau 4º de signos de Fogo, enquanto Plutão se encontra no grau 7º de Escorpião na carta natal e de Capricórnio na carta do massacre. Trata-se de um poderoso efeito de ressonância, destacando o que há de mais poderoso nessa configuração intensa e compulsiva. Contatos Marte-Plutão não são necessariamente negativos. Representam, em essência, uma energia bruta e concentrada, que precisa encontrar alguma forma de canalização construtiva sob pena de escapar ao controle. No caso do confuso e conflitado Wellington, o aspecto manifestou-se em sua mais inexplicável crueza.
Lais Crush diz
Ele não se matou: Foi morto pelo sargento Márcio Alves.
Redação Constelar diz
Comentários importados da versão anterior
Comentário de: Nelam Guerra [Visitante]
Será que a LUA já não estaria em Peixes….zero grau com Netuno em cima? Aí o horário seria mais ou menos 18h e minutos…Plutão no MC…..
13.04.11 @ 09:40
Comentário de: Fernando Fernandes [Membro]
Pode ser, Nelma, é uma boa hipótese. A carta inserida no artigo foi calculada para o meio-dia e não fiz nenhuma tentativa de retificação.
13.04.11 @ 11:19
Comentário de: luciane [Visitante]
É impressão minha ou ele tem um saturno que não faz aspecto com nenhum outro?
Isso o faria meio “perdido”?
13.04.11 @ 12:21
Comentário de: Dayse Marques [Visitante]
Nossa! É de arrepiar a ressonância Marte-Plutão.
Achei excelente a sua pesquisa sobre o assunto.
13.04.11 @ 15:24
Comentário de: Dudu [Visitante]
Luciane, saturno pode ser considerado em conjunção com urano, mesmo com orbe de oito graus. Além disso, como a hora é desconhecida, pode ser que saturno esteja em algum dos ângulos. Um ponto que o fernando não abordou é que marte em leo dá uma necessidade de fazer coisas grandes, que se destacam.
13.04.11 @ 17:26
Comentário de: Marciel [Visitante]
Escorpião não seria ÁGUA?
13.04.11 @ 21:11
Comentário de: Jaqueline – terapeuta floral [Visitante] · http://www.floraisonline.net
Casa 11 representa os grupos ( a escola)e a grande repercursão que teve,o massacre repercutiu mundialmente,ficou conhecido por todos (casa 11= grande abrangencia) em oposição à 5 (crianças).
http://www.floraisonline.net
15.04.11 @ 22:22
Comentário de: Jaqueline [Visitante] · http://www.floraisonline.net
Fernando Plutão dele é em escorpião (água) e não em terra (como vc disse acima)”em ambos os mapas”.
http://www.floraisonline.net
15.04.11 @ 22:38
Comentário de: Redação [Membro]
Jaqueline e Marciel, vocês estão com toda a razão, Plutão está em Escorpião na carta natal de Wellington, um signo de Água. Já corrigi o texto original, onde havia dito que Plutão estava em signo de Terra. Eu estava vendo Escorpião e pensando em Virgem, sabe-se lá por quê. De qualquer forma, o paralelismo entre as configurações continua existindo e é impressionante. Esse tipo de paralelismo, aliás, tende a funcionar muito mais do que aspectos sinástricos (intermapas).
15.04.11 @ 23:31