A conjunção Saturno-Plutão, exata em 12 de janeiro, continua potencializada por outros aspectos e estende sua atuação por todo o ano de 2020. Basta lembrar que Júpiter-Plutão fazem nada menos que três conjunções ao longo do período, a última delas no mesmo grau do encontro de Saturno e Plutão em janeiro. Os três planetas permanecem na mesma estreita faixa de Capricórnio até meados de novembro, ativando fortemente os últimos dez graus deste signo. Como a tríplice conjunção afeta você num nível pessoal? Basta observar em que casa de seu mapa estão os últimos dez graus de Capricórnio, especialmente a faixa de 22º a 25º. É exatamente ali que você vivenciará de maneira mais intensa a atuação conjunta de Saturno e Plutão, cujo ciclo está associado a tensão, rigidez, medo, ansiedade, dificuldade de lidar com o diferente, demonização do outro, radicalismo e lutas de poder. O que se segue é uma visão geral, que pode manifestar nuances diferentes em cada carta dependendo dos planetas natais aspectados.
A tríplice conjunção nas casas 1 a 6
Quer ir direto para a tríplice conjunção da casa 7 à casa 12?
Saturno-Plutão na casa 1
Amigos, familiares e colegas de trabalho podem observar que você está apresentando mudanças de comportamento durante o período. Não, eles não eles errados. É provável que você esteja agindo de uma maneira mais seca, mais ríspida e mais armada. Ou que esteja curtindo roupas que parecem inspiradas num filme de gângsters. Com Saturno-Plutão na casa da aparência e da autoexpressão, a tendência é optar por um estilo dark, ou compensar as inseguranças mais profundas com um comportamento mais reservado ou, ao contrário, hiperdemonstrativo e/ou arrogante. O grande desafio aqui é exatamente evitar a rigidez.
Saturno-Plutão na casa 2
Em tempos de pandemia e recessão, não é hora para ninguém brincar com dinheiro, mas a questão é particularmente crítica para quem vive a tríplice conjunção na casa 2. Cuidado com alternativas de investimento que impliquem ilegalidade ou interface com organizações criminosas. Cuidado também com a sovinice excessiva (paralisia nos gastos) e com decisões tomadas com base em fake news e previsões alarmistas. Aproveite eventuais aspectos fluentes de Saturno e Plutão em trânsito com planetas pessoais para fazer escolhas financeiras mais seguras.
Pode aparecer uma forte ansiedade relacionada aos recursos pessoais (medo irracional de perder tudo, por exemplo). As motivações deste comportamento podem ser indicadas pelas casas regidas por Saturno e Plutão na carta natal, e os efeitos podem afetar também a casa ocupada pelo planeta regente da casa 2 em seu mapa.
Saturno-Plutão na casa 3
Pessimismo e pensamentos obsessivos, repetitivos e contaminados por antigas mágoas podem ser a tônica do período. Não confie de imediato em estranhos que se mudam para seu prédio ou passam a frequentar os mesmos ambientes virtuais. Dê tempo ao tempo.
Se você faz parte de alguma minoria sujeita a discriminação ou bullying, pode descobrir que o local mais provável de manifestação destas possibilidades é exatamente o ambiente mais próximo: a vizinhança, as ruas do seu bairro, os conhecidos com quem você interage em lives. Cuidado, especialmente, para não destilar sentimentos negativos no que escreve ou posta nas redes sociais.
Saturno-Plutão na casa 4
O ambiente doméstico pode se tornar um tanto penoso durante este trânsito, já que cada pessoa tende a parecer mais radical em suas manias ou na defesa de suas posições. Pode haver transformações súbitas na composição familiar e surgimento de novas responsabilidades em casa. Para quem enfrenta o período sozinho, será necessária muita atenção e uma rotina saudável para evitar os sentimentos depressivos.
É um bom momento para fazer uma verificação preventiva das estruturas de sua residência (fundações, pilares, sistemas elétrico e hidráulico e tudo mais que fica escondido atrás de paredes), assim como de providências de segurança (alarmes etc.). Contudo, evitar a preocupação paranoica.
A possibilidade de uma mudança rápida, ou da perda da residência, não deve ser descartada. Evitar o apego excessivo. Disputas fundiárias podem ser um problema durante o período.
Saturno-Plutão na casa 5
Você não gostava de filmes de espionagem ou de terror e passou a curti-los nos últimos meses? Trocou a leitura de Cora Coralina por Stephen King? Mudanças como estas podem acontecer quando a conjunção mais gótica ativa exatamente sua casa 5, do romance, do entretenimento.
Pode haver dificuldades com os filhos, que também são um assunto de casa 5. Se você tem filhos adolescentes, preste mais atenção no que eles andam fazendo na rua, ou com quem andam trocando informações pelas redes sociais. Evite apenas exagerar no controle, já que o trânsito estimula medos e preocupações exageradas nas casas onde atua. A radicalização nas relações pais-filhos é um risco a ser evitado: é importante não queimar suas pontes de comunicação com as crianças e adolescentes da casa.
As formas de entretenimento tendem a se tornar mais adultas, com alguma perda de espontaneidade. Novos romances iniciados sob o trânsito devem passar por um bom período de “quarentena” antes de evoluir para um estágio mais sério.
Saturno-Plutão na casa 6
O ambiente de trabalho tende a se transformar numa fonte de estresse, especialmente em função de lutas de poder entre membros da mesma equipe, ou pela atuação de um chefe excessivamente impessoal, opressivo e controlador. Com a tríplice conjunção nesta casa, a adaptação a esquemas de home office poderá parecer especialmente drenadora de energia.
É você quem escolhe entre uma atitude de vale-tudo ou a preservação de sua paz interior, abrindo mão da competição desenfreada. Se você precisa “engolir sapos” e preservar o emprego a qualquer custo, invista ao menos em atividades extralaborais, como yoga, meditação e algumas pausas para exercícios físicos (mesmo em casa). Considere também seriamente, mas sem pânico, quais são suas alternativas no caso de uma demissão, se for assalariado(a), ou da inviabilidade de manter a atual estrutura produtiva, se for autônomo(a).
Manter os check-ups em dia é altamente recomendável durante todo o trânsito: use e abuse de seu plano de saúde, inclusive das consultas por teleatendimento. Doenças autoimunes, especialmente do tipo eruptivo, com manifestações na pele, são sintomas a serem levados a sério, pois costumam eclodir quando não admitimos que estamos vivendo situações insuportáveis.
A tríplice conjunção nas casas de 7 a 12
Aline diz
No mapa natal tenho Urano + Netuno na casa 6 mas dai fiz um teste da revolução solar ta Saturno plutão em capricórnio na casa 6 🥺🤯😥 devo me preocupar .realmente ando muito estressada brigando com chefes tá complicado porque nois era amiga dai ainda minha chefe ,dai trabalho e amizade não tá dando certo ,eu rompi a amizade esta semana joguei 7 Anos fora de amizade de tão estressada que tou ,mas tou trabalhando de mal ca chefe . ,🤯 eu realmente tenho sentindo , dor nos ossos ,cólicas fortes espinhas demais ,renite , alergias , descontrole hormonal .gases e gastrite nervosa .mas eu tou começando a estudar meditação ,xamanismo ,reiki .pra relachar escuto todos os dias .eu detesto ir no medico muita gente 😤😷 tou apostando na homeopatia ,tentando melhora alimentação ,tomando chás medicinais .mas tá osso este ano pra mim que sou escorpiana de ferro tá sendo foda .kkkk
Arthur diz
Olá Fernando! Cai no site da Constelar procurando sobre Valdenir Benedetti, muito bacana o conteúdo que vocês tem aqui.
Infelizmente meu comentário é sobre algo negativo. Estava lendo sobre a recente tríplice conjunção na minha casa 10 e me deparo com a possibilidade de se tratar de “um pai na faixa dos setenta tendo de enfrentar um diagnóstico de câncer na próstata”. Fiquei chocado e infelizmente não consegui mais ler o artigo. Acho vital dar exemplos e jogar luz sobre o que os movimentos podem significar para os leitores, mas em um artigo tão aberto usar de um exemplo desse me parece trazer mais mal do que bem, mais desesperança e medo do que coragem e determinação para encarar o futuro.
Espero que meu comentário seja lido sem pessoalidade, e desejo sucesso para você e a Constelar. Abraços
Redação Constelar diz
Olá Arthur. Você tem razão, o exemplo é um pouco assustador, mas é apenas uma possibilidade entre muitas. O que quis destacar é a possível necessidade, para quem vive o trânsito no eixo 4-10, de dar maior atenção aos genitores e outros idosos da família. O texto é do final do ano passado e, infelizmente, muita gente vivendo este trânsito vem lidando, em função da pandemia, com idosos em situação de risco.
Carlos diz
Só faltou explicar a conjunção na casa 7 para quem é solteiro.
Redação Constelar diz
Boa ideia, Carlos.
Henry Feder diz
Fernando, achei ótimo o artigo sobre a conjunção Saturno/Plutão por ser portador dela no mapa natal também. Se acrescentar o eixo dos nodos em capricórnio/câncer no final de 2019 usando a mitologia Indiana nas estrelas fixas terá mais riqueza de detalhes. Parabéns pelo artigo. Abraço, Henry
Redação Constelar diz
Astrologia indiana é a sua praia, Henry. Se quiser escrever um artigo, o espaço está aberto!
Carmem Coutinho diz
Poxa, tá muito difícil aguentar essa turma toda de planetas no meu ascendente. Na casa 12 já amarguei um bocado, e estão fazendo oposição ao Urano na 6. Estão afetando muito a minha saúde. Músculos e coluna.
Redação Constelar diz
No caso da coluna, é bem compreensível, Carmen. Tanto Plutão quanto Saturno opostos a Urano na 6 aumentam a tendência à rigidez e ao ressecamento. Haja alongamento, reposição de colágeno etc.